domingo, 30 de maio de 2010
Avatar

Pequena Nota sobre Netlabels

1 comentários



Pessoal, usarei este post para explicar basicamente o que é uma netlabel e seu uso. Vamos lá então:

Netlabel é um selo digital de arte (no nosso caso, música especificamente), que disponibilizam material digital GRÁTIS, com certas restrições ao uso. É interessante não confundir com páginas de selos físicos na internet, pois a diferença entre eles está justamente aí: a netlabel NÃO PRIMA PELO MATERIAL FÍSICO. Mas porquê?

Pensadores do movimento 'Música 2.0' consideram o disco como passo que deve ser abolido na indústria músical (alguns mais extremistas pensam até no fim das grandes gravadoras e da indústria artística como um todo). Mas porquê? Primeiro, a arte é informação, logo ela precisa ser acessada de forma facilitada e sem custos (alguns ainda comentam o desperdício de matéria física, o cd, que depois de algumas audições acaba riscando ou é guardado e nunca mais usado). Segundo, os investimentos nesse processo industrial são dispendiosos e muitos artistas não tem como arcar com isto. Terceiro, a industria artística monopoliza a visão de criação da arte como um todo, pois não adianta apenas se fazer arte, mas sim vender cópias do trabalho de forma satisfatória.

Mas essa forma de disponibilizar música digital ainda tem pontos fracos: pessoas que não tem acesso à rede mundial de computadores não tem acesso ao material, alguns não tem equipamento para reproduzir de forma integral o material, tão como os artistas que ainda sofrem com compra de instrumentos e estúdio para a gravação. Mas isto está mudando: netlabels estão abrindo estúdios próprios e bandas e projetos que fazem parte do selo gravam e masterizam os sons lá mesmo, sem custos muito altos.

Com isso, os shows são a forma onde aparece algum dinheiro ao artista, talvez apenas o necessário para sua viagem e estadia no local do show.
É interessante apenas comentar que essa onda revolucionária na música começou com a Música Eletrônica (IDM, Experimental, Minimal Techno, entre outras), todas sem espaço na mídia para divulgar, e com o crescimento da Internet, foram desenvolvendo este projeto, que hoje é quase geral, abrangendo quase todos os gêneros musicais.

As restrições que comentei acima são relativas ao selo Commom Creative 2.0 e 3.0, que limitam o material cadastrado ao uso não-comercial, à reprodução ilimitada reservando os créditos, e no qual o artista afirma que não usou nenhum sample ou plagiou nada de outro artista.


Citarei alguns sites gerais para netlabels:

archive.org (Site onde se faz upload de materiais nessas condições, de forma grátis)


scene.org (Mesmo que o archive.org)

jamendo.com (Site onde juntam-se muitas netlabels, brasileiras e do exterior, como a Psicotropicodelia, a NSK International, a iDeology, a Plain Audio e muitas outras, acho que eles tem catalogados mais de 1500 projetos/bandas, de muitos gêneros diferentes. Necessita de cadastro simples)


phlow.de/netlabels (Site onde listam-se muitas das netlabels existentes, grande catálogo e atualizações diárias)


bandcamp.com (Um novo site onde se pode upar material e cobrar ou não por ele. Muitos artistas disponibilizaram materiais para download ou, no mínimo, para audição completa. Uma boa pedida.)


Pessoal, mas o porquê deste post? Simples, porque muitos posts meus não serão uploads, mas sim links para netlabels onde pode-se fazer o download direto do servidor da netlabel. Acho que é uma forma mais próxima de feedback com o artista, onde o download tem marcador (e o artista consegue saber se foi muito baixado), email para contato, alguns até shoutbox para comentar sobre o material.
Darei todas as dicas para cada netlabel, como se fazer para baixar o material, isso dentro de cada post, certo?

Viajei em várias coisas neste post, mas é como vejo esta forma de material, que talvez algumas pessoas ainda não conheçam.
Há alguns materiais sobre essa forma de divulgação de música (no qual foquei mais neste post) e arte em geral:

Lostchildren Netlabel's Philosophy (dois ótimos textos, em inglês)


Wikipedia (em inglês também)


É só isso galera, desculpem o tamanho do post.

(Texto escrito por mim em 12 de novembro de 2009)

One Response so far.

  1. MMX says:

    Boa Hique, muito bom o texto (:

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.