domingo, 4 de julho de 2010
Avatar

Wilhelm Richard Wagner - The Essential - Wagner

0 comentários
Gênero: Erudita/ Romantismo
País: Alemanha
Ano: ???

Comentário: Wagner, um de meus compositores favoritos, mas não tenho absolutamente nada para comentar desta magnífica coleção em seu nome. O que posso dizer é um pouco sobre sua biografia.
Popularmente conhecido apenas como Richard Wagner, e principalmente Wagner, era um compositor, maestro, teórico musical, ensaista e poeta alemão e se tornou uma das maiores lendas da música, ao "lado" de Beethoven.
Também é considerado um dos expoentes do ramantismo, detentor de algumas das mais belas e grandiosas óperas, mas não ficou para trás no quesito sinfonia. É também um dos maiores influenciadores, fazendo com que sua atmosfera sobreviva firme e forte até os tempos atuais, principalmente nas trilhas sonoras e no amado e odiado heavy metal.
Sobre o CD, não encontrei nenhuma informação, portanto as poucas existentes só estão aqui pois eu mesmo ripei o CD e editei o álbum ripado.
Abaixo deixo um trecho intitulado "Influência e legado" restirado da Wikipédia

Influência e legado: Wagner contribuiu significativamente para a arte e a cultura. Durante sua vida, o compositor inspirou devoção entre seus seguidores, gerando também um grupo de opositores. Entre os seguidores estão Anton Bruckner e Hugo Wolf, além de César Franck, Henri Duparc, Ernest Chausson, Jules Massenet, Alexander von Zemlinsky, Hans Pfitzner, entre outros. Gustav Mahler chegou a citar que "…existiu somente Beethoven e Wagner". A revolução harmônica do século XX de Claude Debussy e Arnold Schoenberg (Modernismo tonal e atonal, respectivamente) já foram associadas a Tristan.

O compositor também contribuiu para os princípios e a prática da regência. Seu ensaio Über Das Dirigiren (1869) evoluiu o trabalho de Hector Berlioz e propôs que a regência era uma forma de reinterpretação do trabalho musical, ao invés de um simples mecanismo de sincronia da orquestra. A tradição da regência que seguiu as idéias de Wagner incluiu artistas como Hans von Bulow, Arthur Nikisch, Wilhelm Furtwängler and Herbert von Karajan. Na área de óperas, Wagner realizou significativas mudanças nas condições de apresentação. Ele foi o primeiro a idealizar a diminuição das luzes do palco durante cenas dramáticas, e foi em seu teatro de ópera de Bayreuth onde se fez o uso da orquestra rebaixada pela primeira vez.


O compositor influenciou significativamente também a literatura e a filosofia. Friedrich Nietzsche faz parte do seu círculo de contatos durante a década de 1870, e seu primeiro trabalho publicado O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música propôs a música wagneriana como o renascimento intuição e intoxicação na cultura européia em oposição à decadência do racionalismo (usando como referência Dioniso e Apolo). No século XX, W. H. Auden considerou Wagner como talvez um dos maiores gênios, enquanto Thomas Mann e Marcel Proust receberam grande influência, e discutiam o autor em suas novelas. Entretanto, nem toda reação a Wagner foi positiva. Por um tempo, a música da Alemanha foi divida entre os admiradores de Wagner e os de Johannes Brahms; este, com o auxílio do crítico Eduard Hanslick, adotava formas tradicionais e liderava um movimento conservador, contra as inovações de Wagner.

O conceito wagneriano do Leitmotiv teve grande influência em diversas trilhas sonoras do século XX, incluindo exemplos célebres como a música de John Williams para a série de filmes Star Wars. Na música popular, o heavy metal é considerado como tendo influência em diversos compositores, incluindo Wagner. A banda estado-unidense de heavy metal Manowar dedicou a canção "The March" (sétima faixa de Warriors of the World) ao compositor. Já o alemão Klaus Schulze dedicou seu álbum Timewind (1975) à morte de Wagner. Ele também utilizou o apelido Richard Wahnfried em parte de sua discografia.

No cinema, versões adaptadas da Cavalgada das Valquírias foram usadas nos filmes Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, e Il mio nome è Nessuno, de Ennio Morricone. Esse trecho de Die Walküre é frequentemente usado como estereótipo da Grand Ópera. Foi lançado em 1983 um filme sobre a vida do compositor, Wagner.

Tracklist:
01 - Rienzi- Overture
02 - Tannhäuser- Entry Of The Guests - Freudig Begrüssen Wir
03 - Tannhäuser- Pilgrim's Chorus - Belglückt Darf Nun
04 - Lohengrin- Prelude Act 3
05 - Lohengrin- Bridal Chorus - Treulich Geführt
06 - Der Fliegende Holländer- Overture
07 - Tristan Und Isolde- Brangänes Warning - Einsam Wachend
08 - Die Meistersinger Von Nünberg- Prelude Act 1
09 - Die Walküre- Aria Of Frika - Wo In Bergen Du Dich Birgst
Megaupload

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.