domingo, 22 de agosto de 2010
Avatar

Brasileirinho - Grandes Encontros do Choro Contemporâneo

0 comentários
Gênero: Choro, chorinho e chorão/ OST
País: Há! Só pode ser Brasil!
Ano: 2004

Comentário: Hoje trago uma maravilhosa e empolgante criação brasileira. Sem passear por histórias {deixo isso para quem entende}, sigo comentando sobre o disco mesmo.

"Brasileirinho - Grandes Encontros do Choro Contemporâneo" é na verdade um Documentário de Mika Kaurismäki, que conta a história desta brasilidade sonora. Infelizmente ainda não tive o prazer de poder "estudar" tal regionalismo em formato som e vídeo, mas o que posso dizer das músicas é que esbanjam uma simplicidade rica, uma complexidade clara, um clima de descontração sem cair no vulgar, um instante de paz sem se desfazer em momento algum do traje de guerra.

As faixas são por vezes bem distintas. Algumas nos remetem ao samba de esquina, tocado nos bares mais movimentados das grandes cidades. Outros são elegantes e ponderados, parentes próximos da Bossa e destaque de bares ao ar livre e restaurantes com música. Mais à frente temos uma semelhança nordestina e mais além espanhola, ainda dando carona ao partido-alto e ao samba-de-terreiro, mas também buscando em algumas, soar samba-jazz... Os metais, pandeiros, violões, flautas... só ajudam a torná-lo imperador.

As pessoas costumam degradar o Samba, a Bossa-Nova e até mesmo o Chorinho, mas se dizem apreciadoras das mais diversas formas de Jazz... hipócritas, tudo isso é Jazz, Jazz à brasileira meus caros amigos, meus caros colegas e reconhecido internacionalmente. E aliás, desafio aos depreciadores, a executarem algum choro com precisão, swing e com maestria ;}

O que lhes trago aqui é na verdade somente a trilha sonora deste DVD. É alegre, só nos "tropicões" e "cambaleões". Mas também é altamente rico, senhorio, cult. Consegue viajar pelo melancólico saudosista, que de um salto já está pronto para a festa malandra. Música de calça social, camisa de mangas arregaçadas, sapatos polidos e batuque de pé e de mão.

Virtuosismo, improvisação e "swingueira"!

Como vão notar mais abaixo na tracklist, temos os nomes dos músicos, mas não todos, então fica aqui outros dos nomes envolvidos: Trio Madeira Brasil {Marcello Gonçalves (violão 7 cordas), Zé Paulo Becker (violão), Ronaldo Souza (bandolim)}, Paulo Moura, Yamandu Costa, Zé da Velha e Silvério Pontes, Joel Nascimento, Jorginho do Pandeiro, Marcos Suzano, Maurício Carrilho, Luciana Rabello.

É isso, provavelmente poucos irão se interessar, mas meu objetivo está sendo concluído. Aceitamos comentários.

PS: Um documento se encontra dentro da pasta com mais informações.

Tracklist:
01- Machucando - (Adalberto de Souza)
02- Santa Morena - (Jacob do Bandolim)
03- Um Chorinho Pra Você (Severino Araújo)
04- Um Calo De Estimação - (Zé Da Zilda / José Thadeu)
05- Assanhado (Jacob do Bandolim)
06- Brejeiro (Ernesto Nazareth)
07- Degenerado (W. Rocha Ferro)
08- Chorinho de Gafieira (Astor Silva)
09- Papo de Anjo (Radamés Gnattali)
10- Foi Uma Pedra Que Rolou (Pedro Caetano)
11- Formosa (Baden Powell / Vinícius de Moraes)
12- Agüenta Seu Fulgêncio (Lourenço Lamartine / Jacob Do Bandolim)
13- Bole Bole (Jacob Do Bandolim)
14- O Bom Filho à Casa Torna (Bonfiglio de Oliveira)
15- Barracão (Luiz Antônio / Oldemar Magalhães)
16- Cochichando (Pixinguinha / João de Barro / A. Ribeiro)

Download

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.