quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Avatar

Guru - Jazzmatazz Vol. 3: Streetsoul

1 comentários


Gênero: Hip Hop/Jazz/Soul/R'n'B
País: EUA
Ano: 2000

Comentários: Keith Edward Elam, mais conhecido como Guru, um acrônimo para Gifted Unlimited Rhymes Universal, uma referência à Nation Of Gods And Earths (um misto de gangue, estilo de vida e religião das periferias de Nova York), foi uma das maiores mentes do Hip Hop dos últimos 20 anos. Nascido em Roxbury, Massachusetts, foi um dos fundadores do grupo Gang Starr em 1985 (ao lado de DJ Premier) que foi ícone e pioneiro na fusão do Jazz novaiorquino com o Rap e o Hip Hop - mais que uma fusão musical, uma fusão cultural acima de tudo. Mais tarde, em carreira solo, lançou uma famosa série, chamada Jazzmatazz, uma sequencia de discos especificamente voltados a fusão do Jazz Rap, com 4 volumes, e cujo terceiro posto aqui.

A sonoridade do cara é um misto perfeito de Soul, Jazz e R'n'B com Hip Hop, por vezes soando mais evidentemente algum desses estilos citados, mas em geral uma combinação harmoniosa, com as melodias e improvisações do Jazz sempre presentes. Não que essa mistura seja novidade, o próprio mestre Miles Davis flertou com o Hip Hop pouco antes do fim de sua vida. Mas não só esta, como todos os volumes do Jazzmatazz são preciosas peças de originalidade. Apesar de algumas músicas terem uma 'cara' de Hip Hop bem forte, todas as músicas tem um baixo marcado, um refrão mais melódico (o álbum tem diversos convidados de peso, entre eles Erykah Baduh, Amel Lairreux, Angie Stone, Issac Hayes, e muitos outros), e uma atmosfera mais sofisticada. Acho um som perfeito pra um papo legal, um momento de relaxamento ou uma noite de estudo. Os vocais de Guru, rappeados, tem lá seu charme, mais até pelo contraste com as melodias não muito usuais para o Hip Hop. Uma combinação sem dúvida nenhuma harmônica, diria até que um completa o outro de uma forma tão natural que não sei como o Jazz clássico nunca teve MC's e como o Hip Hop comercial não explora mais essa vertente.

Infelizmente, a 28 de fevereiro desse ano, o rapper faleceu em decorrências de um câncer, que o levou a enfartar e posteriormente a um coma. Uma perda imensa ao mundo do Hip Hop e sobretudo ao mundo da música. Fica aqui o lamento pela morte de um cara tão visionário, e uma tentativa de fazer ainda mais visível o trabalho desse cara, ao público diversificado do blog.


Tracklist:

01 - "Intro" – 1:05
02 - "Keep Your Worries" (featuring Angie Stone) – 4:58
03 - "Hustlin' Daze" (featuring Donell Jones) (Produced by DJ Premier) – 4:46
04 - "All I Said" (featuring Macy Gray and Pharrell) – 4:07
05 - "Certified" (featuring Bilal and Jay Dee) – 4:40
06 - contains a sample of "Sugar Me" by Klaus Wunderlich
07 - "Plenty" (featuring Erykah Badu) – 4:38
08 - "Lift Your Fist" (featuring The Roots) – 3:48
09 - "Guidance" (featuring Amel Larrieux) – 4:06
10 - "Interlude (Brooklyn Skit)" – 0:51
11 - "Supa Love" (featuring Kelis) – 3:52
12 - "No More" (featuring Craig David) – 4:03
13 - "Where's My Ladies?" (featuring Big Shug) – 4:07
14 - "Night Vision" (featuring Isaac Hayes) – 3:33
15 - "Who's There?" (featuring Les Nubians) – 4:05
16 - "Mashin' up da World" (featuring Prodigal Son and Junior Reid) – 5:20
17 - "Timeless" (featuring Herbie Hancock) – 4:14

Download (mediafire)


MySpace

One Response so far.

  1. Anonymous says:

    legendary

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.