sábado, 15 de janeiro de 2011
Avatar

Anathema - We're Here Because We're Here

7 comentários

Gênero: Atmospheric/Alternative Rock
País: Reino Unido
Ano: 2010

Comentários: Voltando a postar em grande estilo, eis o novo álbum de uma das melhores bandas do cenário Doom do Reino Unido nos anos 90, em sua mais atual e bem sucedida fase. É fato que o Anathema só se tornou Anathema quando passou a tocar o rock quase inrotulável que pratica hoje em dia, um misto de progressivo, atmosférico e melancólico. Os irmãos Cavanaugh e sua banda conseguiram se marcar com álbuns como Judgment de 1999 e A Fine Day To Exit de 2001. O último álbum de inéditas da banda foi A Natural Disaster de 2003, sucedido apenas pelo acústico (e incrível) Hindsight de 2008. Dois anos de ansiosa espera se passaram, e com um título extraído da canção dos soldados americanos nas trincheiras da primeira guerra, We're Here Because We're Here é tão marcante quanto Judgment e A Fine Day To Exit foram, mas perde um pouco da 'profundidade' desse álbuns e do A Natural Disaster, inegávelmente.

Pode-se dizer, de cara, que "Angels Walk Among Us" - que tem a participação de Ville Valo do HIM - e "Presence" são imediatamente as músicas mais marcantes do disco. E no geral, duas coisas tem de ser ditas: Uma é que em tudo que o Steven Wilson mete o dedo (o frontman do Porcupine Tree participa na mixagem do disco) se torna um pouco que seja progressivo. E se uma das influências do Anathema sempre foi o Pink Floyd, nesse disco isso se torna bastante evidente. É claro que é um 'pinkfloydismo' bastante melancólico e reflexivo, aos moldes do Anathema, mas ele está presente. E a segunda coisa a ser dita é que nesse disco não há nada exatamente novo, nem surpreendente; é simplesmente o Anathema como deveria ser: leve, acústico na maior parte do tempo e intimista.

Excelente, excelente mesmo, lançamento desse ano e extremamente recomendável a qualquer fã de uma melancolia leve, daquelas que são quase reconfortantes.

Tracklist:

1.Thin Air05:59
2.Summernight Horizon04:12
3.Dreaming Light05:19
4.Everything05:06
5.Angels Walk Among Us05:17
6.Presence02:58
7.A Simple Mistake08:14
8.Get Off, Get Out05:01
9.Universal07:19
10.Hindsight08:10


7 Responses so far.

  1. 100money says:

    Muito bom cara, tá até com uma pegada mais pesada em algumas músicas, gostei pacas

  2. Matheus says:

    Forba de volta e em tão gande estilo, amo o Anathema, mto foda! *-*

  3. Jael says:

    A Simple Mistake e a melhor musica dessa PORRA!

  4. eu says:

    em primeiro lugar devo pedir desculpa pelo que se segue, mas é inevitável!! esse comentário é das maiores merdas que já li no que refere à critica de um album!!! independentemente das preferencias por determinada faixa deste disco, ou de outro disco de Anathema relativamente a este, a verdade é esta: a critica é uma merda, não por não dizer nada, mas por dizer merda!!!
    não é verdade que "É fato que o Anathema só se tornou Anathema quando passou a tocar o rock quase inrotulável que pratica hoje em dia"... basta compreeender a temática das letras de anathema desde os primeiros albuns, nos quais Darren White ainda era o vocalista, e a sua progressão para as composições criadas ainda em tempos de Silent Enigma... já para não falar no eternity!,,, no entanto parece-me que há uma grande falta de compreensão do conceito "anathema" quando associado a toda a tenática inerente às letras da banda! mas também pode apenas ter sido distracção da tua parte, certo? porque caso contrario esta "besteira" não teria sido posta por escrito!
    No que refere às musicas mais emblemáticas do disco, é extremamente relativo, uma vez que depende de gostos pessoais, mas continuo a achar que a simple mistake é a melhor musica do album! No entanto, e, por falar desta musica "E no geral, duas coisas tem de ser ditas: Uma é que em tudo que o Steven Wilson mete o dedo"... até aqui tudo bem, a verdade é que neste album o "dedo" do steven wilson foi muito bom, mas poderá até ter sido em demasia, a simple mistake demo culminava com peso, cuja masterização do steven wilson conseguiu abafar por completo... intencional ou não, interpreto como falha, no entanto (parece contraditório) mas continua a ser (na minha opinião) a a melhor musica do album! Novamente a pior musica do album, Get off, get out, demonstra uma sonoridade perto de 100% porcupine tree não fossem os vocais. ou seja uma musica completamente descaracterizada!
    Sem querer parecer no entanto demasiado extremista, é uma album DO CARALHO... das melhores coisas que ouvi ultimamente e sem duvida candidato a um dos melhorees albuns do ano dentro do seu género! É sem duvida o album mais positivo de anathema, mas isso é bom, valeu a pena a espera!

    parabéns pelo blog... é tb dos melhores

  5. Forbidden says:

    O Anathema antigo era simplesmente mais uma banda de Doom/Death do início dos anos 90. O Anathema de álbuns como A Natural Disaster e A Fine Day To Exit é simplesmente uma coisa única.

    Desculpe se eu contrariei gostos, mas pra mim a personalidade do Anathema só se formou nessa fase que a banda apresenta atualmente. Embora eu também goste dos primeiros discos, e os ache igualmente excelentes. Mas inegávelmente, quando eu penso em Anathema, penso em músicas profundas, intimistas, semi-acústicas e com vocais limpos.

    Enfim, sem discussão, Anathema é bom em sua totalidade, se eu acho melhor a fase atual, em nenhum momento em disse que não gostava dos primeiros álbuns!

  6. Aceleron says:

    Em minha opinião, o Anathema mostrou que era Anathema com os Albuns Eternity e o Judgment, esses albuns mais novos como o A natural disaster tem muita influencia de das bandas de alternative rock o que nunca tinha sido o Anathema até então. O mais novo Falling Deeper parece fazer uma fusão das antigas músicas do Doom com o Atmospheric que ficou melhor que este albuns de 2010, isso em minha opinião.

  7. Byob 2 says:

    com certeza... concordo o Jael ai em baixo, A simple mistake é a melhor
    PERFEIÇÃO

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.