terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Avatar

Paco De Lucía, Al Di Meola & John McLaughlin - Friday Night In San Francisco

1 comentários
Gênero: Flamenco/ Jazz/ Instrumental
País: EUA (São Francisco - Califórnia)
Gravação: 1980 Lançamento: 1981

Comentário:
Três violonistas: o espanhol Paco De Lucía, guitarrista flamenco internacionalmente reconhecido, com êxito em outros estilos como clássica, jazz e world music; o britânico John McLaughlin, conhecido por passar pelo grupo de Miles Davis e por ter criado uma das maiores bandas de jazz do mundo, a Mahavishnu Orchestra; e o norte-americano Al Di Meola, que tem um estilo que une o jazz e a música latina, velocidade e técnica, e já recebera o título de melhor guitarrista por quatro vezes.

A genialidade deste disco vai além do meu intelecto em descrevê-lo, e portanto, cabe por o coração à mesa, diagnosticá-lo e descrever os sintomas. E ao que tudo indica, são graves e irreversíveis.

Friday Night In San Francisco é o título do primeiro de 3 discos do trio (Passion, Grace & Fire (1983) e The Guitar Trio (1996)) gravado ao vivo no Warfield Theater no dia 5 de dezembro de 1980. Cada um devidamente equipado com seu instrumento (Al Di Meola (violão de aço), Paco De Lucía (violão de nylon) e John McLaughlin (violão de nylon)) partem para o ataque com toda sua experiência, técnica, improviso e amor à música.

O público é prensado contra as paredes logo na primeira faixa, onde Paco De Lucía e Al Di Meola parecem competir entre si na música Mediterranean Sundance/Rio Ancho, uma das maravilhas da música contemporânea, executada originalmente por Paco. Uma cena de amor e ódio onde os narradores são os dois músicos, o enredo e cenário seus violões, as cordas seus personagens e seus atos suas notas. Depois é a vez de John McLaughlin entrar na história, ao lado de Al Di Meola executando a Short Tales of the Black Forest, música original de Chick Corea, onde se brinca de jazz à espanhola, com direito a experimentalismo, humor e até a visita do The Pink Panther Theme para euforia do público. Em seguida sai Al Di Meola e entra Paco de Lucía, logo Paco de Lucía e John McLaughlin se apresentam com Frevo Rasgado, uma composição do brasileiro Egberto Gismonti, que trás ao CD uma brasilidade por conta desta nossa bossa nova. Ao encerramento do show contamos com a volta da formação em trio, em Fantasia Suite (música de Al Di Meola), uma viajante composição à pegar carona em elementos da música clássica até sua metade, se tornando mais folk a partir dali.
Aqui fora encerrado o show, mas não o disco. Uma gravação em estúdio, Guardian Angel original de John McLaughlin mas executada pelo trio, ainda pede para ser degustada, finalizando de um modo um tanto neutro, se comparado às explosões anteriores, mas semelhantemente bela.

One Response so far.

  1. Pandaren says:

    Arrebentou a boca do balão, Damião.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.