domingo, 20 de fevereiro de 2011
Avatar

André Marques e a Vintena Brasileira - De Baque Às Avessas

5 comentários
Gênero: Experimental/ Jazz Fusion/ MPB/ Instrumental
País: Brasil
Ano: 2008

Comentário: O mestre e compositor: André Marques, pianista da banda de Hermeto Pascoal — o velho e genial bruxo brasileiro — banda esta de uma formação de mais de trinta e cinco anos! Ao lado desta banda já viajara para todo o Brasil e 'meio mundo', mas também tem seu reconhecimento individual como músico, professor e mais recentemente artista solo, que viera depois de anos de participações formadas com outros grandes músicos, dos quais posso citar Yamandú Costa, Dominguinhos, Elza Soares, Renato Teixeira e muitos outros.

A orquestra: Vintena Brasileira, uma orquestra nem um pouco usual, começando por sua formação e convívio com violinos e flautas, guitarras elétricas, gaita, percussão, entre outros instrumentos, além das implementações esporádicas como do samba e o choro, a ciranda, o maracatu rural, o bumba-meu-boi, a congada, a catira, entre outros ritmos. Numa visão geral temos a busca do encontro do folclore com o erudito, passando pelas improvisações do jazz americano (mas com linguagem brasileira), pelos ritmos brasileiros (como baião, frevo, maracatu, entre outros) e com melodias de diferentes influências, como árabe, indiana, flamenca e por aí vai.

As músicas são tão completas e cheias de calor que dá a impressão de que cada faixa vale por um disco. O que pode ser bem verdade. Um disco de discos eu diria, pois é claramente o que pensamos ter ouvido. Isso é o que acontece quando unimos um músico de pai e uma orquestra composta por vários músicos formados no renomado Conservatório Musical de Tatuí (SP). Ambos possuem a vontade da 'Música Universal', termo criado por Hermeto Pascoal para designar sua música que, como bem conhecemos é uma mistura extraordinária, e porque não ordinária, de instrumentos, sentimentos, gêneros, culturas, ritmos e o que mais puder ser usado em prol da sua necessidade de expressão.
O mesmo ocorre com André Marques e a Vintena Brasileira, o que inclui a mesma qualidade, apesar de não possuir os mesmos exatos pensamentos e sentimentos que diferenciam qualquer trabalho um do outro.

Cá trago o belíssimo De Baque Às Avessas, um verdadeiro baque de romantismo e loucura que fora lançado em 2008 e que traz consigo muito do que o mundo tem a oferecer. São 12 faixas que o fará endeusar este disco de forma natural e também dispensar que eu procure mais características para revelar. Mas o mundo tem muito mais a oferecer, então a banda logo lançará seu segundo disco, Labirinto, prometido para este semestre (2011), continuando a saga universal.

Baixem e contemplem essa variação de sutileza e extravagância. Também separei uma entrevista (http://youtu.be/acUV0tml-lM) com Marques no programa Instrumental SESC Brasil, uma playlist de vídeos do projeto (http://bit.ly/ib1ndp) e ao fim do post uma prévia ao vivo da faixa Meia Volta Volver, uma de minhas prediletas.

SiteOficial//MySpace//SiteAndréMarques

Tracklist:
1. Meia volta volver
2. Ao infinito
3. Seo Zé, Capítulo 1: Um recado para Seu Zé
4. Seo Zé, Capítulo 2: O arranca-rabo de Seu Zé e Dona Epifânia
5. Seo Zé, Capítulo 3: O final feliz
6. Terra vermelha
7. De baque às avessas
8. A caminho do baile
9. O boi de Tatui
10. Maxixada
11. Coração distante
12. Mais um

Mediafire//MegaUpload//EasyShare//4shared

5 Responses so far.

  1. Daniel says:

    Muito boa a resenha, fiquei curioso p/ ouvir esse álbum. Valeu por disponibiliza-lo.

    Abraço
    Daniel

  2. Pandaren says:

    MUITO boa, boss! Mandou bem mais uma vez!

  3. Obrigado pessoal.

    Daniel, grato por um elogio vindo de alguém que escreve muito melhor que eu e que possui um gosto e um conhecimento musical invejável.

    Panda, sempre apoiando quando posto algo realmente bom, aliás, MUITO bom.

  4. Koticho says:

    Gosto muito dele apresentando o video show

  5. belo post, um viva pro SESC BRASIl.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.