terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Avatar

Kylesa - Spiral Shadow

3 comentários
Gênero: Sludge Metal
País: EUA
Ano: 2010

Comentário: Kylesa pertence à cena do Sludge Metal nascida ali no início dos anos 2000 nos EUA. Kylesa tem origem em Georgia, mesmo estado de onde vieram bandas notórias, como Mastodon e Baroness. Entretanto, Kylesa vem tomando rumos bem diferentes de suas conterrâneas.

A maior peculiaridade de Kylesa é a presença de dois bateristas, como já foi exposto neste post que apresentou o álbum Static Tensions. Venho apresentar o seu sucessor, Spiral Shadow, um dos meus favoritos de 2010.

É difícil definir um estilo para Spiral Shadow. Estou classificando como "Sludge Metal" porque é o estilo mais claro no trabalho. Mas não é um verdadeiro Sludge. Lendo algumas matérias e reviews do álbum, vi pessoas falando em Psychodelic, Stoner, Post-Hardcore, Post-Metal, Prog Metal, Alt Metal... Sem falar numa influência de... Grunge? (Sinto um cheiro de Alice in Chains e Smashing Pumpkins no álbum.) Bom, o rótulo exato não tem tanta importância. Mas essa variedade de rotulações indica que o álbum não é algo que já se tenha ouvido antes. É um trabalho original, que pega o peso e a distorção do Sludge, e o leva para ambientes melódicos, introspectivos, psicodélicos.

Se comparado aos trabalhos anteriores da Kylesa, Spiral Shadow aparenta ainda mais melódico, introspectivo e psicodélico. O álbum saiu mais leve, mais brando em relação aos demais. Aparecem solos (arranjos, enfeites... não sei bem como definir) mais lentos, mais precisos. Os vocais melódicos são mais frequentes. Aliás, os vocais merecem muito destaque: a Kylesa conta com 3 vocalistas, entre eles uma mulher, Laura Pleasants, que vem não apenas berrando como é característico da Kylesa, mas também cantando limpo. Os vocais aparecem ainda harmonizando com o instrumental (e com outros vocais) de forma bem peculiar.

As duas baterias geram um ambiente inédito à música da Kylesa. Não espere ritmos polimétricos e complicados - os ritmos são simples, mas as batidas são intensas. Os bateristas Carl e Tyler se sincronizam muito bem para criar uma atmosfera através das batidas rápidas e cheias, que dão base para riffs graves e sujos que, por sua vez, dão base a melodias arrastadas e melancólicas. A melancolia está presente em todo o trabalho do Kylesa, e às vezes transforma-se em ira, em desesperança, o que é reforçado por suas letras. Mas não, a banda não é tão melancólica assim. As letras abstratas fazem refletir, e às vezes soam um bocado otimistas.

Há momentos em que é possível ouvir sons que eu não sei dizer o que são. Teclados, talvez. Efeitos de guitarra. Ou mesmo os geniais vocais de apoio.

Bom, não tenho mais recursos para tentar explicar o som do Spiral Shadow. Só escutando para sentir tudo o que essa genial banda tem para passar.

Site Oficial
Myspace


Tracklist:
01. Tired Climb
02. Cheating Synergy
03. Drop Out
04. Crowded Road
05. Don’t Look Back
06. Distance Closing In
07. To Forget
08. Forsaken
09. Spiral Shadow
10. Back And Forth
11. Dust



Download:
(93mb, 320kbps)
Mega

>> Encontrou algum post off? Avise nos comentários ou no chat e logo reupamos. 

3 Responses so far.

  1. Esse material está perfeito, um dos grandes momentos do metal em 2010.

    E essa sensação "alternativa" está bem marcante mesmo, por vezes nos remetendo à uma sonoridade um tanto tradicional. Sonoridade esta dentro de todo um clima típico do Kylesa.

    E o mais interessante é que dá para perceber essa sonoridade mais 'viajante' desde a capa, que força mais a idéia que a do álbum anterior.

  2. Iandrade says:

    Rapaz, eu fiquei de pegar esse último do Kylesa e me esqueci. Valeu por lembrar com esse bom comentário!

  3. Guilherme says:

    Não estava muito interessado em baixar. Não sei por que, até sou grande fã de bandas de Sludge, tais como: High of Fire, Mastodon, Isis, Cult of Luna e várias outras... Mas depois que li a resenha, não me aguentei. Bom trabalho. o/

    Mas, como nem tudo é perfeito, a qualidade das faixas não está muito boa :/

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.