segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Avatar

Roxy Music - Roxy Music

1 comentários

Gênero: Art Rock, Glam Rock
País: Inglaterra
Ano de Formação: 1972


Comentário: Na minha opinião, Roxy Music é uma banda injustiçada. Seu reconhecimento é muito pequeno se comparado à sua qualidade, originalidade e influência.

Muitos músicos estudados e competentes passaram pela Roxy Music, e eu gostaria muito de registrá-los individualmente por aqui. Mas vou enfocar apenas dois deles: Bryan Ferry (vocal) e Brian Eno (sintetizador). Ambos tiveram grande êxito em suas carreiras após o “fim” da Roxy Music, por isso seus nomes podem soar familiares mesmo para quem não conhece a banda. Ferry segue em carreira solo, e lançou em 2010 o álbum Olympia, que conta com parcerias ilustres. Eno é músico e produtor de renome, atuando de diversas formas.

Roxy Music é o álbum homônimo de estréia da banda. O disco é o resultado de uma tensão entre os dois músicos que destaquei acima.

Ferry, idealizador da banda, era bem ligado ao soul americano, ao soft art-pop britânico. Ele puxava a Roxy Music para um lado Pop. Eno sempre buscou um estilo experimental, inovador, priorizando a teoria musical. Roxy Music (e seu sucessor "For Your Pleasure") são o resultado dessa tensão: um som derivado do Rock dos anos 50 e 60, uma pitada de Jazz, presença de saxofone e uma avalanche de experimentalismos, efeitos eletrônicos e quebras de padrões.

A primeira faixa, Re-Make/Re-Model, já é um maravilhoso show de estranhezas. Efeitos futuristas, arranjos experimentais, recortes, pequenos solos de cada instrumento, um trecho marcado por um bizarro e cacofônico duo de guitarra e saxofone embalados por uma linha de teclado nada convencional. Este estranho trecho é uma das minhas passagens instrumentais favoritas, entre tudo o que conheço.

As demais faixas não se repetem. Nostálgicas, alegres, viajantes, tristes, longas ou sem sentido algum. Mas sempre com um instrumental de poder indescritível, aliado à fortíssima voz de Bryan Ferry e, é claro, à ousadia de Brian Eno (dos demais integrantes também, inclusive Ferry) para incrementar canções de formas jamais vistas. Para completar, a produção do álbum foi feita por Pete Sinfield, letrista do antigo King Crimson.

Mais tarde, Ferry e Eno não se deram bem, Eno caiu fora, e a Roxy Music foi, aos poucos, perdendo o seu experimentalismo, culminando no álbum Avalon, de 1983, que carrega Pop, Soul e Disco de uma forma bem elegante e sofisticada. Esta mudança não foi ruim, pois concedeu à Roxy Music um reconhecimento maior e uma excelente discografia.

A Roxy Music influenciou grande parte do movimento New Wave/Post-Punk dos anos 80 e foi uma das principais bandas a difundir o luxuoso Glam Rock. Depois de tudo, não entendo como a banda é tão pouco citada quando fala-se de bandas dos anos 70.

Eu conheci a Roxy Music no filme "Reflexos da Inocência", onde a canção "If There Is Something" tem um papel fundamental. Este blog é dedicado a músicas, mas não posso deixar de aproveitar a oportunidade de recomendar este drama sutil, cuja emoção parte principalmente da música. Assistam. E ouçam.

Site Oficial
Myspace


Tracklist:

1. Re-Make/Re-Model – 5:14
2. Ladytron – 4:26
3. If There Is Something – 6:34
4. Virginia Plain – 2:58
5. 2HB – 4:30
6. The Bob (Medley) – 5:48
7. Chance Meeting – 3:08
8. Would You Believe? – 3:53
9. Sea Breezes" – 7:03
10. Bitters End" – 2:03



Download:
(73mb, 223kbps)
MediaFire || Rapidshare || Outros links no Mirrorcreator.com

One Response so far.

  1. Tassiocs says:

    grande postagem! o roxy merece tantas outras além dessa pela discografia da banda e tudo o que ela representa. também passei a ouvir depois de "reflexos da inocência". aquela cena em que o casal dança "if there is something" é uma das melhores que eu já vi na vida.

    valeu.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.