quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Avatar

These New Puritans - Discografia

1 comentários
Gênero: Art rock/ Indie-rock/ Post-punk/ New-rave
País: Inglaterra
Anos: 2008 e 2010

Comentário: Ainda naquele clima de melhores do ano de 2010, These New Puritans é uma banda nova com apenas dois discos lançados. Mas dois discos incrivelmente artísticos e diferentes.
Como sabemos, o art rock é basicamente a união do experimental e do avant-garde com o rock, cuja sonoridade muitas vezes se torna até mais eletrônica, sendo um dos primeiros indícios disto a maior utilização do teclado que da guitarra.
Aqui temos algo ainda mais diferente. Com profundas influências, como uma marca d'agua, o post-punk se faz presente e cria uma nova trajetória para a banda. Também temos aqui o new-rave, que explica as batidas de Big beat que fora gerado à partir do hiphop. Ambos nos dizem muito sobre a sonoridade eletrônica da banda.

Mas não se trata de apenas eletrônica, pelo contrário, These New Puritans cria toda uma atmosfera ao acrescentar instrumentos de sopro, piano, e pequenas adições de outros instrumentos e efeitos, além de uma excêntrica interpretação vocal.

Formada por Jack Barnett (compositor, produtor, vocalista, multi-instrumentista), seu irmão gêmeo George Barnett (baterias, loops), Thomas Hein (baixo, sampler, bateria), e Sophie Sleigh-Johnson (teclados, sampler) o grupo surgiu em 2005 no condado de Essex e teve a primeira gravação na compilação Digital Penetration Vol. 1 do selo Alt Delete, em 2006. Com a produção de James Ford (Simian Mobile Disco), eles lançaram o single "Elvisss", e no ano seguinte produziram uma música de 15 minutos utilizada no desfile do estilista Hedi Slimane, da Dior Homme.

2008 foi o ano de seu primeiro disco, o Beat Pyramid, claramente influenciado pelo hiphop e pela música eletrônica. Assim também diz Jack Barnett, afirmando que o grupo de hiphop Wu-Tang Clan e a música eletrônica de artistas como Aphex Twin estavam entre as principais influências dele naquele momento.



Hidden, lançado em 2010, ainda conta com uma sonoridade, camuflada, com as mesmas influências, mas tendo uma presença experimental muito mais intensa. Com a utilização da trompa, fagote, taiko, piano preparado, batidas pesadas de sub, coral de crianças, melão recheado para simular o som produzido por um crânio esmagado, ruídos e sons ambientes, com certeza este se faz um trabalho diferente e digno de exaltação.

Não é difícil notar a superioridade deste último trabalho que teve uma de suas músicas (We Want War) adicionadas ao título Assassin's Creed: Brotherhood. Também não é difícil encontrar comentários como se esta fosse a melhor faixa, ou se o álbum é chatinho — o que de fato achei inicialmente. A verdade é que TNPS faz um som libertador e ao mesmo tempo hipnótico, podendo ser preciso várias audições até que se acostume e vicie, como foi meu caso. O que não significa que não seja interessante, pois pode ter certeza que ao colocar estes plays — principalmente Hidden — você se verá num beco diferente, independente se gostar ou não, mas certamente sentirá que uma nova janela no mundo se abriu ao ouvi-lo todo.

Destaque para o clipe, e logicamente a música, Attack Music, com belas cenas de movimentos corporais.


MySpace||Lastfm||Site

Beat Pyramid
Tracklist:
1. "...ce I Will Say This Twice" 0:16
2. "Numerology (AKA Numbers)" 3:11
3. "Colours" 2:26
4. "Swords of Truth" 3:12
5. "Doppelgänger" 1:30
6. "C. 16th ±" 1:38
7. "En papier" (Jack Barnett, George Barnett, Thomas Hein) 4:55
8. "Infinity ytinifnI" 2:26
9. "Elvis" 2:46
10. "£4" 2:43
11. "MKK3" 2:13
12. "4" 0:08
13. "Navigate-Colours" (Jack Barnett, George Barnett) 4:20
14. "H." 0:28
15. "Costume" (Jack Barnett, DB Cooper) 3:36
16. "I Will Say This Twi..." 0:08
Megaupload||Mediafire||EasyShare

Hidden
Tracklist:
1. "Time Xone" 2:07
2. "We Want War" (Jack Barnett, Richard Rodney Bennett, John Rutter, Cambridge Singers) 7:23
3. "Three Thousand" 2:49
4. "Hologram" 2:23
5. "Attack Music" (Jack Barnett, Thomas Hein) 4:48
6. "Fire–Power" 3:20
7. "Orion" 4:31
8. "Canticle" 1:12
9. "Drum Courts–Where Corals Lie" (Jack Barnett, Sir Edward Elgar, Richard Garnett) 6:14
10. "White Chords" 3:42
11. "5" 4:33
Megaupload||Mediafire||EasyShare

One Response so far.

  1. Fausto Dias says:

    mto boa essa banda! som bem diferente, único! vale apena!!!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.