quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Avatar

VA - Bossa Nova - Pure Brazil Flavor

1 comentários
Gênero: Bossa Nova
País: —
Ano: 2007

Comentário: Às vezes somos surpreendidos por coletâneas que realmente sabem tocar em nossas chagas devido a certeira escolha que fazem. Bossa Nova - Pure Brazil Flavor é uma dessas.

Formada não somente de intérpretes brasileiros — como é usual, esta coletânea também recolhe grandes nomes internacionais, tanto vocalistas como instrumentistas. Stan Getz, saxofonista norte-americano, que ajudara consideravelmente a difundir nosso ritmo ao Mundo é um destes. O casal Jackie & Roy, sendo ela vocalista e ele vocalista e pianista interpretam Samba Triste, e o deixam com seu toque recatado, mas de forte tempero. E até o sensacional Dizzy Gillespie já brincara de ser brasileiro.

Porém não podemos esquecer os de casa. Nomes como Antonio Carlos Jobim, nosso Jobim, Astrud Gilberto e Tamba Trio recebem seu merecido lugar. João Gilberto mesmo aparece ao lado de Stan Getz, mas acaba levando a melhor por suas composições que interpretações, como é de costume que suas obras sejam sempre repescadas.

Mas chega de apresentações, vamos conhecer melhor o disco, ou melhor, o que tem nele, pois é nada mais que uma coletânea da gravadora Universal.

Logo de início temos ela, que é uma de minhas preferidas, e a de muita gente, claro. Água de Beber, uma composição de Vinicius de Moraes em parceria de Carlos Jobim, porém aqui interpretada por Astrud Gilberto — esposa de Vinicius — e Jobim.

Só Danço Samba, minimalista liricamente mas linda e harominiosa, também pertence à dupla Vinicius e Jobim, no entanto interpretada por Stan Getz e João Gilberto. Iniciada por João Gilberto, dá lugar mais tarde para os solos saxofonados de Getz que toma espaço de praticamente toda a música.

Tamba Trio vem com mais uma grande música, a Mas Que Nada do Jorge Ben Jor. Uma música que chega muito mais próximo do pai samba que as demais, como é de se esperar de uma composição do Ben. O trio executa com maestria, ao seu próprio modo, fazendo desta 'cópia' uma cópia única, se é que me entendem.

A bela Desafinado vem em versão instrumental aos sopros de Stan Getz. Com um baixo bem aos moldes americanos e bateria repetitiva, temos uma base fixa por toda a música. Também podemos, e temos, de destacar os solinhos de violão de Charlie Lee Byrd, que tem sua marca registrada não somente nos créditos, mas na execução maravilhosa.

Enfim, são 16 belas faixas, mas todas merecidamente destacáveis, das quais tenho minhas preferências, claro. Não são exatamente estas que destaquei, até porque destaquei acompanhando a ordem da playlist, embora amando So Nice por Marcos Valle, o retrato musical do Brasil, Garota de Ipanema, que é sempre a trilha de filmes, o que mostra que Hollywood precisa conhecer melhor nossas músicas. E claro, Wave, do eterno Jobim, que mesmo não estando na sua melhor versão, é impossível negá-la.

Tracklist:
1 astrud gilberto antonio carlos jobim - agua de beber (astrud gilberto, antonio carlos jobim) 2:19
2 stan getz and joao gilberto - so danco samba (bossa nova) 3:39
3 tamba trio - mas que nada (bossa nova) 2:46
4 stan getz and charlie byrd - desafinado - off key (bossa nova) 5:51
5 sergio mendes and brasil 66 - constant rain (bossa nova) 3:10
6 dizzy gillespie - one note samba (bossa nova) 5:19
7 lalo schifrin luiz bonfa - domingo a noite (sunday night) (bossa nova) 2:02
8 marcos valle - so nice (summer samba) (bossa nova) 2:29
9 astrud gilberto - (take me to) aruanda (bossa nova) 2:28
10 wes montgomery - insensatez (how insensitive) (bossa nova) 3:48
11 antonio carlos jobim - remember (bossa nova) 3:51
12 os cariocas - garota de ipanema (bossa nova) 3:01
13 joe henderson - felicidade (bossa nova) 4:45
14 jackie and roy - samba triste (bossa nova) 2:21
15 stan getz - menina moca (bossa nova) 5:42
16 antonio carlos jobim - wave (bossa nova) 2:53

Mediafire//Megaupload//Easyshare//4shared

One Response so far.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.