domingo, 27 de março de 2011
Avatar

Alanis Morissette - Jagged Little Pill

0 comentários

Gênero: Alternative Rock, Pop Rock
País: EUA
Ano: 1995


Comentário: Eis aqui uma das minhas cantoras preferidas: Alanis Morissette.
Alanis não é novidade, certamente os leitores do blog já ouviram alguma de suas canções. Mas me deu vontade de vir aqui e falar de algum álbum dela. Escolhi Jagged Little Pill, álbum que marca uma grande mudança na vida artística e pessoal da cantora.

Alanis começou sua carreira cantando um dance-pop no Canadá. Em 1994 se mudou para os EUA e para o Rock. Encontrou Glen Ballard - que foi produtor de Michael Jackson - e, com ele, começou a compor. Eles trabalharam de forma bem interessante: se encontravam num estúdio na casa de Ballard, criavam a música, e logo em seguida gravavam. Uma música por dia, gravadas em uma ou duas tomadas. Essa falta de preparo me agrada muito! As melodias são improvisadas, os versos são irregulares e muitas vezes sem rimas. Porém, não parece nada forçado. Talvez por causa das letras, que são igualmente irregulares. São letras de uma sinceridade incrível. Alanis, que tinha então apenas 21 anos, escreveu, em poucos minutos, o que sentia. Não se preocupou tanto com ligações poéticas e metáforas eloquentes. Algumas canções saíram em prosa, ou na forma de um monólogo de uma garota contando sobre seu desejo de liberdade, sobre o que era exigido em sua infância, sobre o ex namorado que a abandonou... Há uma intensa carga feminina nessas letras, e tenho certeza de que muitas mulheres entenderam isso bem melhor do que eu.

Mais tarde, o trabalho foi remodelado em estúdio profissional (mantendo os vocais originais) e daí surgiu o Jagged Little Pill. Neste processo, a faixa "You Oughta Know" ganhou o toque de Flea e Dave Navarro, do Red Hot.

Depois de lançado, o álbum estourou mundo afora. Entre os álbuns de Alanis, foi o mais vendido. Ganhou prêmios e boas colocações em várias listas.

Eu adoro a voz dessa garota, que além de ser cheia de emoção, é flexível e versátil. No finalzinho do álbum, nesta versão que estou disponibilizando, tem uma canção apenas com vocal, que mostra muito bem do que Alanis é capaz. Quanto ao instrumental do álbum, nada de importante. É simples, um tanto comercial, mas nada que comprometa a qualidade e originalidade da obra. Os demais álbuns de Alanis também merecem reconhecimento. O conjunto é sutilmente versátil, as letras sinceras são constantes, bem como a linda voz da cantora.
 
Site Oficial
Myspace


Tracklist:

1. All I Really Want
2. You Oughta Know
3. Perfect
4. Hand In My Pocket
5. Right Through You
6. Forgiven
7. You Learn
8. Head Over Feet
9. Mary Jane
10. Ironic
11. Not The Doctor
12. Wake Up
13. You Oughta Know (Alternate Take + Additional Hidden Track)





Download:
(75mb, 192kbps)
Deposite Files || BayFiles || GameFront || Outros links no Mirrorcreator.com

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.