domingo, 13 de março de 2011
Avatar

Cartola - Cartola II

7 comentários
Gênero: Samba
País: Brasil
Ano: 1976


Comentário
Angenor de Oliveira foi o maior sambista da história, mas você deve conhecê-lo por Cartola. Um pecado aqui no Ignes não termos ainda esse álbum. Trago-lhes aqui uma das obras-primas de nossa música. Sendo eleito o oitavo melhor disco brasileiro de todos os tempos pela Rolling Stone e segundo melhor por eu mesmo.

Para mim, é sempre difícil falar de gigantes, como esse, sem parecer redundante e, ao mesmo tempo, dando uma idéia relativa da importância do que falo. Cartola II traz os grandes sucessos do menino que nasceu homem e morreu moleque. Viveu no morro da Mangueira, aonde conheceu amigos como Carlos Cachaça e aonde seria um dos fundadores da renomada escola de samba. Com a perda precoce de sua mãe, abandonou cedo os estudos. Tornou-se famoso na década de ’30 e desapareceu nas décadas seguintes. Felizmente foi redescoberto no futuro, alcançando a gloria na velhice. No entanto, ainda hoje não possui a valorização merecida. Assim como aconteceu com, seu admirador, Heitor Villa-Lobos. Poderia ficar horas falando de gigantes deixados ao relento pelo grande público. Ary Barroso, Noel Rosa, Tião Carreiro e Pardinho, Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Altemar Dutra, Tonico e Tinoco, Wilson Batista. Mas que tal pararmos por aqui?

São doze belas composições com arranjos simples que são assimilados rápido. Como ele mesmo dizia: “Gosto de fazer samba de dor de cotovelo, falando de mulher, de amor, de Deus, porque é isso que acho importante e acaba se tornando uma coisa importante.” São sambas despretensiosos e apaixonantes. Os acordes boêmios do violão, auxiliados pela flauta dão um charme a “O Mundo é um Moinho”, uma de suas mais belas letras. “Minha” tem todos os elementos que seriam eternizados no samba como cuíca, cavaquinho, surdo. Além de um coral de vozes e um trombone. “Sala de Recepção” e “Ensaboa” contam com a participação especial de Creusa Cartola. Sendo que esta última é enraizada no sertanejo de raiz. Possui até a famosa viola caipira. “As Rosas Não Falam” é a mais introspectiva do álbum, flauta linda, interpretação linda.

Resumindo, um álbum que todo brasileiro deveria escutar ao menos uma vez na vida. Recomendo!

Como, em corpo tão franzino, coube alma e criatividade tão grandes?

Tracklist
01. O Mundo é um Moinho
02. Minha
03. Sala de Recepção
04. Não Posso Viver Sem Ela
05. Preciso me Encontrar
06. Peito Vazio
7. Aconteceu
08. As Rosas Não Falam
09. Sei Chorar
10. Ensaboa
11. Senhora Tentação
12. Cordas de Aço

Download: Rapidshare Megaupload Zshare Hotfile DepositFiles Uploading

7 Responses so far.

  1. Mandou muito bem, Matheus!

  2. Obrigado, cara. Mas é fácil acertar quando você se sustenta em ombros de gigantes...

  3. Anonymous says:

    pagando de cult que conhece newton aposto que viu isso na aula de fisica

  4. Caro amigo anonimo, obrigado antes de mais nada. O pignes se tornou um lugar mais triste sem todos comentários anonimos, tr00s e metidos a engraçadinhos. Presumo que Cartola não seja sua área, caso contrário, estaríamos çonversando sobre música. Mas pq, com uma frase de Newton, estou pagando de cult? Sequer dei fontes, mas satisfazendo sua curiosidade, conheci a frase através do meu professor de resistencia de materias. Eu não pago de cult, mas você certamente paga de retardado e, pq nao, de covarde? Abraços.

  5. Ainda não ouvi, mas esta figura é sempre bem vinda.

    Excelente material.

  6. lord lokhrael says:

    é isso ai matheus quebrou esse troxa desse anonimo retardado!

  7. Hec says:

    Vocês poderiam upar esse disco outra vez? Todos os links estão off.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.