terça-feira, 29 de março de 2011
Avatar

O Rappa - Rappa Mundi

5 comentários
Gênero: Rock alternativo/ Reggae/ Rap rock
País: Brasil
Ano: 1996

Comentário:
Nasceu como uma banda 'de acompanhamento' para os shows do regueiro jamaicano Papa Winnie, que viera ao país no ano de 1993, mas logo no segundo CD, se tornou uma das bandas brasileiras de maior originalidade e ao mesmo tempo conseguindo enorme aceitação do público, possuindo grande destaque na Mídia desde então. Como um turbilhão de ritmos é que O Rappa sempre foi conhecido, que traduzindo significa uma mistura de reggae, rock, hip hop, rap, samba, sampler, funk, MPB e certamente mais alguma coisa, já que 'limitar' não é um verbo conjugado pela banda. E falando em conjugações e verbos, o que seria de O Rappa sem as letras de, principalmente, Marcelo Yuka, baterista e compositor na época? Não só dele pertencem a maioria da letras como também as melhores entre todas do O Rappa. A união de uma pegada marcante, de melodias grudentas, do inconfundível vocal de Falcão e das letras, muitas vezes polêmicas, de Yuka, viraria hit principalmente entre os jovens, independente de sua classe social.

Até hoje a banda lançara 5 álbuns de estúdio, no qual Rappa Mundi é de longe o melhor e mais simbólico. Como segundo lançamento, precedido pelo homônimo de 1994, este álbum possui os maiores hits da banda, e digo mais, a maior concentração de hits — que no caso preferiria chamar de 'ótimas músicas' devido a ambigüidade desproposital que o termo Hit possa gerar — que nunca mais veremos. Mas, aceitaria ver minha língua queimando por um outro material à altura deste.
Com faixas como "A Feira" (Marcelo Yuka, O Rappa), "Vapor Barato" (Waly, Macalé), "Hey Joe" (Bill Roberts, vs: Ivo Meirelles, Marcelo Yuka) e "Pescador de Ilusões" (Marcelo Yuka, O Rappa), Rappa Mundi é sem dúvida o ápice, mas sua fórmula ainda é usada em Lado B Lado A de 1999, contudo em 2003, O Silêncio Q Precede O Esporro se difere bastante, mesmo possuindo algumas das melhores e mais marcantes músicas, como "Reza Vela" e "Mar de Gente", mas desestimulado pelo 7 Vezes, lançado em parceria com a Claro em 2008, e o último até o momento.

Mas voltando ao Rappa Mundi, ele começa com a descontraída A Feira, faixa esta que apesar de ritmicamente mais aceitável, aborda as drogas e claro, sua ilegalidade. De forma resumida, retrata o tráfico de drogas que não possui dia nem hora; é acessível a todas as classes sociais; e quem ganha mesmo com isso são os grandes traficantes. Miséria S/A é ainda mais clara, mas menos polêmica, entretanto não menos realista ou cruel. Para quem pega ônibus/metrô e se depara todos os dias com pessoas pedindo dinheiro e/ou vendendo amendoins, balas e coisas do gênero, essa música é apenas um reflexo. Hey Joe conta com a participação de Marcelo D2 e pode ser definida como "Também morre quem atira". Parando por aqui, já que teríamos 14 faixas para comentar, os dados e informações relevantes são que, Vapor Barato é uma regravação de Gal Costa, Óia o rapa! é uma composição de Lenine e Sérgio Natureza, e Hey Joe é uma versão nacional para o sucesso de mesmo nome de Jimi Hendrix. A formação neste disco é Falcão (vocal e guitarra), Marcelo Yuka (bateria), Xandão (guitarra e backing vocals), Marcelo Lobato (teclados, sampler e backing vocals) e Lauro Farias (baixo, baixo synth e backing vocals).

LastFM//MySpace

5 Responses so far.

  1. necromancer! says:

    péssimo ta faltando metal nessa porra!

  2. Iandrade says:

    Estava querendo mesmo pegar um álbum do Rappa por esses dias, coisa que nunca fiz. Andei escutando involuntariamente, do mesmo modo que sei algumas letras. Sempre achei legal. Ótimo post!

  3. Anonymous says:

    >ta faltando metal
    Cresce, moleque. Abra a cabeça.

  4. Anonymous says:

    "ta faltando metal"
    Na verdade está faltando a você maturidade e discernimento.
    =)

  5. necromancer! says:

    vão se fuder voces 2 ai em cima viados!

    hahahahahahahaha!!!

    tem q ter metal nessa porra desse blog, só metal!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.