quarta-feira, 6 de abril de 2011
Avatar

Benn Jordan - Pale Blue Dot: A Tribute to Carl Sagan

2 comentários

Gênero: Ambient, Soundscape, Electronica
País: EUA
Ano: 2008

Comentário: Preparem-se para uma viagem!

Benn Jordan é um interessante músico que atua em diversos estilos. Ele é interessante porque usa uma série de pseudônimos para assinar seus discos (o nome mais conhecido é The Flashbulb), porque sofre de transtorno bipolar, e porque, sendo canhoto, toca sua guitarra de destro de cabeça para baixo. Os diversos estilos em que atua são quase sempre ligados à música eletrônica, variando entre Breakcore, Ambient, Drum n' Bass, e vários outros estilos que, devo confessar, não conheço. Aliás, não conheço muito dos demais trabalhos de Benn, mas parecem muito dignos!

Pale Blue Dot é pura música ambiente. Não é o tipo de música que você para e fica escutando. É música boa para deixar de "background", para ouvir enquanto trabalha, enquanto caminha ou enquanto faz outra coisa... Dividir a concentração entre a atividade e o som: e daí sim, o efeito será o melhor.

Com diz o subtítulo, o trabalho é um tributo a Carl Sagan, famoso cientista, defensor da popularização da ciência e de certas idéias que eu adoro debater. "Pale Blue Dot" é o título de um livro de Sagan e, originalmente, título de uma fotografia da Terra tirada a mais de 6 bilhões de quilômetros de distância. O "feeling" da foto é a vastidão do universo em contraste com a pequenez de nosso planeta, de nossa vida. O livro de Sagan aborda este mesmo tema, assim como o álbum de Benn Jordan.

O álbum é uma verdadeira viagem intergaláctica. Jordan usa sons de forma genial, cria uma atmosfera inacreditavelmente extraterrestre, insere melodias vagueantes. Serviria bem como soundtrack para um filme de ficção científica, mas não é apenas isso. A sensação é de desejar o céu, sair da Terra, flutuar no vácuo, passear pelas galáxias, admirar as estrelas, olhar para trás e ver a Terra, um pálido mísero ponto azul num infinito de universo desconhecido. E ainda há espaço para a solidão, para o sufoco.

Os títulos das canções entregam o roteiro da viagem. E cada canção transmite perfeitamente a sensação que o título propõe. Bom músico, não?

Outro detalhe interessante: o próprio Benn Jordan upou este e outros de seus trabalhos em redes de Torrent e P2P. Junto com o álbum vem um arquivo em html, com uma mensagem de Benn para quem baixou. Na mensagem, Benn critica a "indústria musical" e defende a doação como melhor forma de contribuir para o artista. O arquivo, cuja leitura eu recomendo para os amantes da música livre, está incluso no .rar que estou disponibilizando.

Site Oficial
Site Oficial (TheFlashbulb)
Myspace (TheFlashbulb)



Tracklist:

01. Looking Upwards (4:10)
02. Ascent (3:15)
03. Leaving Earth (2:49)
04. Discovery (3:07)
05. Infinity Alone (4:04)
06. Passing Time (3:11)
07. Becoming (3:25)
08. Floating Vacuum (3:56)
09. Cold, Agoraphobic (2:13)
10. Outside (3:20)
11. Hypoxia (2:30)
12. These Solemn Stars (4:34)
13. Looking Into The Past (4:10)
14. Floating Vacuum II (3:28)
15. Peace With Darkness (4:00)
16. A Distant Earthrise (4:27)
17. Safe Landing (2:51)
18. Sunrise In Blue Skies (3:35)




Download:

Megaupload || MediaFire || Sendspace || Mais links no Mirrorcreator

2 Responses so far.

  1. Nossa, preciso parar para ouvir isto, ataca meus sentidos de forma voluptuosa!

    Grande post

  2. ÇEDUSÂO says:

    Muito bom *...* e viciante ficar ouvindo + lendo hahaha!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.