quinta-feira, 14 de abril de 2011
Avatar

dredg - Chuckles and Mr. Squeezy

2 comentários
Gênero: Alternative Rock/Metal, Dark Pop, New Prog
País: Estados Unidos
Ano: 2011


Comentários: O dredg (com letra minúscula mesmo), é uma banda de Rock/Metal alternativo de Los Gatos, Califórnia. Formada em 1996, teve como primeiro lançamento o álbum Leitmotf, um disco daquilo que pode se chamar New Metal. Porém desde seu debut, o dredg mostrou que não era só mais uma bandinha qualquer. A complexidade conceitual e técnica, aliada à um gosto apurado pelo experimentalismo e inovação tornavam o som dos californianos único. Os álbuns seguintes: Catch Without Arms; El Cielo e The Pariah, The Parrot, The Delusion mostraram uma banda ainda mais plural, deixando de lado os gritos e guturais, e apostando na linda e melódica voz limpa de Gavin Hayes, o dredg passou a apostar mais na pegada pop e na progressividade do seu som, constantemente influenciado pela arte abstrata e surreal. A banda atingiu um relativo sucesso comercial nos EUA, e acabou atingindo status cult rapidamente.
Eis que em meados de 2010, o dredg entra em estúdio para a gravação de seu quinto full-lenght, aliados de um nome famoso da cena musical: Dan the Automator. Para aqueles que não conhecem, Dan é um produtor/rapper nipo-americano, responsável pelos geniais Deltron 3030 e Lovage, membro integrante da trupe que revolucionou a indústria em 2001 com o lançamento de Gorillaz e produtor de bandas como Kasabian.
Sob a tutela e influência de Dan the Automator, o dredg produziu sua mais recente, e excelente, obra Chuckles and Mr. Squeezy. O som do álbum é um choque para quem esperava uma continuação de The Pariah, The Parrot, The Delusion, um álbum forte, com um pegada heavy e até com faixas orquestradas. Chuckles and Mr. Squeezy começa com Another Tribe, que já assusta por sua batida hip-hop, que poderia muito bem ter saído de um álbum do próprio Dan. Este sentimento percorre o álbum todo, ainda que este varie ferozmente de gêneros, ele como um todo é um álbum dark com uma pegada extremamente pop.
Este rumo diferente que o dredg tomou, pode ser interpretado por muitos como exclusivamente por razões comerciais, mas não é. Ainda que o álbum seja o mais pop da discografia da banda, ele continua com o feeling e o experimentalismo que o dredg sempre emprega em seu som o torna pouco acessível.
O destaque do álbum fica para a faixa The Tent, que Dan ajudou a escrever, e remete imediatamente ao trip-hop de Massive Attack e Portishead. The Thought of Losing You é a tradicional faixa de trabalho do dredg, refrão grudento, letra sentimental e simples. Assim foram Bug Eyes, Same Ol' Road e Information.
Enfim, Chuckles and Mr. Squeezy é um excelente álbum de dark/experimental pop, altamente indicado. Mas para aqueles que ainda não conhecem o som do dredg, talvez não seja a melhor pedida para conhecer o verdadeiro "eu" desta fantástica banda.


Tracklist:
1."Another Tribe" 3:46
2."Upon Returning" 3:55
3."The Tent" 4:47
4."Somebody is Laughing" 3:46
5."Down Without a Fight" 3:53
6."The Ornament" 3:04
7."The Thought of Losing You" 3:33
8."Kalathat" 3:25
9."Sun Goes Down" 3:48
10."Where I'll End Up" 3:44
11."Before it Began" 2:48

Mediafire || Megaupload

2 Responses so far.

  1. verdade... é interessante escutar os albuns anteriores primeiro para entender a essência do estilo diferente desta banda. Belo post.

    vale lembrar que dredg é uma banda cristã. :)

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.