terça-feira, 12 de abril de 2011
Avatar

Soror Dolorosa - Blind Scenes

6 comentários

Gênero: Coldwave/Post-Punk
País: França
Ano: 2011
Comentários: Sinceramente, duvido quem escute esse álbum e diga que ele é de 2011, 30 anos depois da explosão do Post-Punk e do Darkwave nos anos 80. Soror Dolorosa é uma banda formada em Toulose no sul da França em 2001, com o intuito de ser uma banda fiel ao Post-Punk oitentista de bandas como Joy Division e Sisters Of Mercy, e ao Coldwave - a versão francesa do Darkwave. E caros amigos, o que temos aqui é algo que mistura todas as melhores características do estilo num álbum extremamente coeso, homogêneo, criativo em suas particularidades e competentíssimo em sua proposta.

Como um dos elementos principais do disco a banda traz um baixo fortíssimo e na cara, pesado e consistente que dá o tom de todas as músicas, sendo praticamente o instrumento principal da sonoridade do grupo, característica mais forte do Post-Punk, diga-se de passagem. Logo em seguida temos os vocais de Andy Julia que tem o timbre perfeito para o som dos caras, aquele grave profundo e sentimental que soa harmonicamente em toda a atmosfera sombria das músicas. Então as guitarras, criando camadas de melodias simples, como a terminologia punk já denota, mas essencias para a constituição das músicas e elemento marcante em muitas das músicas, causando uma imensa capacidade do disco de grudar na sua mente por semanas. A cadência do baterista Frank Ligabue é extremamente competente em orquestrar todos esses instrumentos em sua melhor forma.

Em algumas faixas a banda aposta numa levada sombria mas romântica, enquanto que em outros momentos a atmosfera descende a um nível quase doentio. Isso tudo de forma espontânea e eficaz, sem perder o foco das inspirações e influências da banda. A criatividade do grupo vem justamente na hora de criar músicas competentes e pouquíssimo cansativas com elementos já desgastados como o Post-Punk. E o Soror Dolorosa consegue de forma absurda, ser ao mesmo tempo extremamente competente em se tornar uma banda dos anos 80 em pleno século XXI enquanto cativa e emociona mais que qualquer banda do chamado "Post-Punk revival" que eu tenha tido a oportunidade de escutar.

Agora, a parte que torna tudo isso claro está em fatos simples. O vocal Andy advém nada mais nada menos que das bandas de Black Metal Peste Noire, Mutillation e Celestia, polêmicas, mas que sempre tiveram um pé imerso no Post-Punk e no Coldwave. Em segundo lugar, a influência de Neige, mais conhecido pelo Alcest e pelo Amesouers, na produção do disco desde 2009, que também é um músico que em todos seus projetos sempre buscou inspiração no Post-Punk. Em suma, todas essas influências da cena musical francesa garantem a criatividade, a espontaneidade, e principalmente a competência do disco.

Extremamente recomendado a fãs do Post-Punk e do Darkwave, que talvez já haviam perdido as esperanças de ouvir algo novo 30 anos depois. Absolutamente genial.


Tracklist:

1. Crystal Lane
2. Autumn Wounds
3. Damaged Dreamer
4. Low End
5. Soror Dolorosa
6. Scars Of Crusade
7. In A Glance
8. Broken Wings

Links:


Depositfiles
Megaupload
Megashare
Ziddu
Rapidshare
Zshare
Filefactory
Sendspace
Mediafire
Badongo
Hotfile
2shared
Load.to
Easyshare
Gamefront

6 Responses so far.

  1. necromancer! says:

    q porra desse cds do caralho cade o metal extremo!! quero apostar q vai vim uns cheira ovo e falar: 'o meu abre a cabeça, cresce' bando de bixas metal na veia!

  2. Precisa crescer não, basta procurar outros blogs destinados a pessoas da sua idade... mental.

  3. Forbidden says:

    Engraçado que apesar de eu ter dado a proposta de um novo upador de Metal (que aliás, já está em vias de se concretizar) o blog ultimamente está bem equilibrado, com post de Black Metal, Death Metal, Prog Metal...

    Curioso é que esse Necromancer de vez em quando vem falar merda faz tipo uns 3 anos. Fala, fala, mas nunca sai do blog.

    Enfim, obrigado pela audiência, e recomendo o Soror Dolorosa, repare bem no penúltimo parágrafo da resenha.

  4. Denise Japiassu says:

    eu adorei essa banda!!!

  5. Anna says:

    Parabéns pela resenha. Estava tentando descobrir uma conexão entre essas ótimas bandas francesas (Alcest, Les Discrets e Soror Dolorosa)... O álbum é maravilhoso. Tem gente que ainda acredita no inner circle black metal... tsc tsc

  6. modelo says:

    show de bola mandou ver ;)

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.