quinta-feira, 16 de junho de 2011
Avatar

Botinada: A Origem do Punk no Brasil

4 comentários
Gênero: Punk Rock | Documentário
País: Brasil
Ano: 2006
Qualidade: 700Mb//AVI//384x288

Biografia: Botinada: A Origem do Punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento punk no Brasil, (1976 - 1984), e o paradeiro de seus protagonistas. O documentário foi produzido por Gastão Moreira e lançado pela ST2 em 2006. Foram quatro anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.
O documentário teve como base os documentários Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC, e conta com imagens raras, como a banda Cólera tocando ao vivo em 1980 na TV Tupi que nunca foi ao ar e o Inocentes tocando no Gallery em 1982, além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.
Foi lançada uma edição especial onde é acompanhada a trilha sonora do filme em um CD. Há também uma versão extra-oficial com imagens e músicas de bandas internacionais que não sairam na versão oficial devido ao alto preço cobrado pelas gravadoras para liberar essas imagens e músicas.

Comentário: Inicia-se com uma frase de Chico Buarque, uma frase que diz assim: "Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo o mundo". Logo após, música, comportamento e idealismos serão abordados em tópicos e entrevistas com aqueles que fizeram parte desta cena que teve seu ápice na segunda metade da década de 70 até a primeira de 80, inclusive algumas delas recebem seus próprios tópicos. Imagens e gravações raras, depoimentos dos protagonistas e como não poderia faltar, sempre aquelas discussões de onde, quando e quem fora a primeira banda de punk nacional.

Enfim, mais um material interessantíssimo e indispensável, não só para nós, como também para os estrangeiros que aqui visitam. É talvez o mais completo até o momento.
Sem mais o que comentar, este é um post para, de alguma forma — forma divertida e pacífica — confrontar a linha progressista que anda rondando o blog estes dias.

Aproveitem e curtam também o doc Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão.

Download: Part1(mirror)//Part2(mirror)//Part3(mirror)//Part4(mirror)

4 Responses so far.

  1. Douglas says:

    Vlw Damien.

  2. Muito bom o Documentário, embora eu nem seja Punk e ouça mais coisas progressivas é bom conhecer o canario como um todo já que pra mim o que importa é eu gostar da música!

    O documentário do Ratos me pareceu quase uma continuação gostaria de ver algo do assim sobre metal no Brasil, seria legal e quase um complemento já que eles entraram no tema....

  3. Damien Willis says:

    Sobre o heavymetal nacional E no Brasil, o que mais temos de interessante até o momento é o Ruído das Minas, onde o foco é Minas Gerais, considerada a capital nacional do metal.
    Tal doc pode ser baixado no MySpace oficial do projeto (http://www.myspace.com/ruidodasminas).

    E tem também o Brasil Heavy Metal que ainda está em fase de produção (http://www.brasilheavymetal.com/bhm/bd1/).

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.