quarta-feira, 8 de junho de 2011
Avatar

Coletâneas Pignes 2011: New Age

2 comentários
Coletânea gostosa e relaxante de ouvir, fiquem com a ótima coletânea do Romulo (recomendo que baixem pras suas mães, toda mãe gosta de New Age).

Comentário: "New Age" é um movimento musical caracterizado principalmente por sua sonoridade suave e relaxante. Trata-se da face musical de um movimento filosófico que busca a espiritualidade isenta de dogmas e barreiras religiosas, visando bem estar psicológico e social. O termo "New Age" refere-se à polêmica Era de Aquarius, cuja aproximação inspirou os seguidores do movimento. A música New Age, assim como o movimento, tem um traço de espiritualidade, com sons que geralmente transmitem paz, calma, esperança. Em virtude disto, grande parte de seus ouvintes é praticante de yoga, meditação, etc. Entretanto, é importante lembrar que os artistas que executam a música New Age não necessariamente fazem parte deste movimento, e algumas vezes sequer gostam de serem rotulados como tal.

O New Age não é um estilo musical propriamente dito. Seus limites são um tanto quanto indefinidos, bem como sua origem. Canções eruditas, folclóricas, eletrônicas e ambientes podem ser classificadas como "New Age" quando se aproximam da proposta central do estilo. Entretanto, alguns aspectos musicais ajudam na classificação, tais como sons etéreos, melodias "fáceis", grande presença de efeitos eletrônicos, cantos gregorianos, reprodução de sons da natureza, pianos, violinos, flautas, e por aí vai. O instrumental geralmente grande ênfase, sendo que muitos artistas atual apenas com o instrumental.

Suas origens estão espalhadas em muitos estilos e lugares. Por volta dos anos 70 podemos encontrar artistas de música clássica, Jazz, Rock e World Music buscando inovações, principalmente através de ambientações etéreas e elementos eletrônicos. Alguns artistas que contribuíram nessa formação foram: Paul Horn, Deuter, Kitaro, Paul Winter, William Ackerman, e até mesmo os conhecidos do Rock: Mike Oldfield,  Vangelis, Brian Eno e Peter Gabriel.

Nesta coletânea, tentei selecionar diversos "campos" da música New Age. Por ser um gênero com um número elevado de grandes artistas, muitos foram deixados de lado. Mas estão inclusos artitas que popularizaram o estilo, como Enya e Era. Exploradores do eletrônico, como Blue Stone, Jean-Michael Jarre e Ray Lynch. Algumas músicas mundialmente conhecidas, como Conquest of Paradise do genial Vangelis, Nocturne do Secret Garden e Adiemus, do grupo homônimo. Tem ainda os ótimos compositores Kitaro e Yanni (foi doloroso selecionar apenas uma canção na imensa obra desses caras). A música folk (especialmente a celta), que anda lado a lado com o New Age, foi inserida na sua forma mais sutil, através dos obrigatórios artistas David Arkenstone, Deep Forest e Loreena Mckennitt. Marcus Viana, cujas belas canções foram tema de diversas novelas da Rede Globo, Vem representar o New Age nacional. Também estão inseridos artistas menos desconhecidos que fazem um som encantador, como Australis, Asher Quinn e B-Tribe. 

Tracklist

1.    Enya - Caribbean Blue   
2.    Secret Garden - Nocturne   
3.    Mars Lasar - Valley of the Giants   
4.    Adiemus - Adiemus   
5.    Blue Stone – Break of Dawn
6.    Era - Enae Volare Mezzo   
7.    Yanni - Felitsa   
8.    Lesiëm    - Una Terra   
9.    Jean-Michel Jarre - Equinoxe Part. 3   
10.    Loreena Mckennitt - Bonny Portmore   
11.    Vangelis - Conquest of Paradise   
12.    William Ackerman – Remedios
13.    Amethystium - Autumn Interlude   
14.    Kitaro – Moondance
15.    Kevin Kern - Fairywings   
16.    Suzanne Ciani feat. Chyi Yu - Turning   
17.    Marcus Viana - Vidas, Amores e Guerras   
18.    Deep Forest - Sweet Lullaby   
19.    B-Tribe - Angelic Voices (Rebirth Remix)   
20.    David Arkenstone – The Festival
21.    Ray Lynch – The Oh of Pleasure
22.    Australis – Barren Lands
23.    Enigma - Gravity of Love
24.    Asher Quinn – Return To Your Soul    

2 Responses so far.

  1. Finalmente tive a oportunidade de fazer o download e posso dizer que ficou realmente maravilhosa a coletanea, será a trilha sonora dos meus estudos a partir de agora...

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.