terça-feira, 14 de junho de 2011
Avatar

Magma - Kobaïa

2 comentários
Gênero: Rock Progressivo, Zeuhl
País: França
Ano: 1970
Comentários:

O Magma é uma idealização do baterista Christian Vander que criou mais que uma banda, mas também um estilo e uma história, contada ao longo dos próximos 10 álbuns do grupo, durante três décadas. A história é de uma terra futurista, onde nós somos obrigados a fugir do nosso planeta em direção a um outro planeta chamado Kobaïa. Clichê? Talvez. Mas o fato é que Christian foi muito além disso: criou também o idioma "kobaiano" e todos os álbuns do Magma são cantados nele. Além disso, a história ao longo dos discos aparentemente se torna complexa, embora nunca tenha sido divulgado algum tipo de tradução as músicas, somente fragmentos da história contados nos encartes dos discos e a atmosfera das músicas que nos indica o desenrolar da trama.

Musicalmente, o disco é de um rock progressivo absurdamente experimental, com diversas influências bem evidentes como o Ambient, a música étnica, a ópera, e principalmente o Jazz Fusion. Como é logo notado ao se escutar o disco, todas essas influências juntas formam um som totalmente original, especialmente pelo kobaiano, fato este que levou a várias bandas seguirem essa estrutura (ou a liberdade dela) sonora e a essas bandas foi-se dado o gênero Zeuhl, palavra em kobaiano que significa "celestial". Entre elas destacam-se por exemplo o Univers Zero da Bélgica e o Ruins, do Japão, que é uma banda inclusive bem recente.

Então esse é um disco totalmente incrível, seja na sua originalidade ou na sua qualidade musical em si, com o uso de diversos instrumentos, especialmente muitos metais, estruturas musicais pouco usuais usadas de forma magnifica na construção dos climas da história e improvisações maravilhosas em vários trechos das músicas executadas de forma perfeita por músicos do mais alto cacife.

Fazia tempo que não rolava um álbum de Rock Progressivo aqui, então aproveitem essa pérola. Quem sabe upo o resto dos álbuns dessa banda magnífica compondo a história dos Kobaianos, descedentes dos primeiros habitantes terráqueos a colonizar Kobaïa. Recomendado pra quem curte um prog complexo muito bem executado.

Tracklist:
Disc 1 (43:07)
1. Kobaïa (10:15)
2. Aïna (6:15)
3. Malaria (4:20)
4. Sohïa (7:35)
5. Sckxyss (3:47)
6. Auraë (10:55)

Disc 2 (39:13)

1. Thaud Zaïa (7:00)
2. Naü Ektila (12:55)
3. Stöah (8:05)
4. Mûh (11:13)

Links
Mediafire
Megaupload
DepositFiles
Outros Links (mirrorcreator)


2 Responses so far.

  1. Scarsick says:

    Magma genial. 
    Uma das bandas que eu planejava postar. 
    Excelente escolha!

  2. Edivan says:

    Perfeito o som dos caras. Ótimo post. Faz uma série de posts com os outro discos. Queria escutar mais dessa banda.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.