quinta-feira, 16 de junho de 2011
Avatar

Premiata Forneria Marconi - Storia di un Minuto

1 comentários

Gênero: Rock Progressivo
País:
ItáliaAno: 1972

Comentários: O começo da década de 70, mais precisamente os anos de 1972 e 1973 foram absurdamente férteis para a música. Se consolidava e efervescia neste período o Rock Progressivo como um dos gêneros mais populares, criativos e impressionantes do mundo. A Inglaterra tinha a dianteira do "prog rock" com supergrupos como Pink Floyd, King Crimson, Genesis, Yes e Jethro Tull. A Alemanha corria por fora com seu rock progressivo pirado e psicodélico chamado Krautrock, com grupos como Magma, Can, NEU! e Amon Düül. Já a Itália, apesar de menos badalada, era mais um epicentro criativo e ativo no prog rock, liderado pelo Premiata Forneria Marconi, e seu Storia di un Minuto, que talvez seja um dos melhores debuts de todo o rock progressivo.

O PFM atraiu grande atenção para a, antes esquecida, cena italiana, que contava com nomes igualmente dignos como Banco del Mutuo Soccorso, El Orme, Quella Vecchia Locanda e New Trolls.

Storia di un Minuto, este álbum é, até os dias de hoje, a melhor amostra da pura essência do rock progressivo sinfônico italiano. Melodias magistralmente construídas, qualidade técnica de sobra, uma suave psicodelia e, talvez a maior marca deste gênero, o Mellotron.

As influências mais evidentes, não só deste trabalho, como da carreira do PFM são Genesis e King Crimson, como não poderia deixar de ser, visto o som sinfônico praticado pela banda.

O álbum é, praticamente, indefectível, mas valendo ressaltar as faixas "Impressioni di Settembri" e "La Carroza di Hans" que facilmente podem entrar para qualquer coletânea de rock progressivo setentista, e impressionar qualquer desavisado quanto à capacidade dos rapazes de Milão.

Não por menos, após este debut, o PFM tornou-se a primeira, e provavelmente única, banda italiana de rock a obter êxito comercial fora de seu país de origem.

O Premiata Forneria Marconi continua até hoje na ativa, fazendo tours pelo mundo e lançando trabalhos inéditos. Vale muitíssimo a pena conferir o DVD Live in Japan 2002 e o - incrível - álbum Drácula de 2005. Uma nova obra-prima dos italianos, que mostraram que não só estão ainda na atividade, mas mantiveram sua música jovem, moderna e inspirada. Mas isto é assunto para uma próxima ocasião.


Tracklist:

"Introduzione" (1.09)
"Impressioni di Settembre" (5.43)
"E' Festa" (4.49)
"Dove... Quando... parte 1 (4.06)
"Dove... Quando... parte 2 (6.00)
"La Carrozza di Hans" (6.45)
"Grazie Davvero" (5.51)


One Response so far.

  1. Luccas Camilo Cavalcante says:

    linda resenha :)

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.