sexta-feira, 8 de julho de 2011
Avatar

In Flames - Discografia Parte II

0 comentários
Gênero: Melodic Death Metal
País: Suécia
Segunda Fase: 1995~1997

Comentário: Continuando a discografia do In Flames comentada por fases, lá vai a segunda parte (a primeira você pode encontrar aqui).

Essa é provavelmente uma das fases mais amadas pelos fãs, aqui temos o In Flames solidificando-se ao promissor futuro que os esperaria como uma das maiores bandas de metal moderno. Durante os 3 anos iniciais, os membros eram trocados constantemente, porém agora temos a entrada de Anders Friden  (membro fundador do Dark Tranquility), nosso querido vocalista dono de timbres completamente únicos e que se tornaria o rosto da banda. Temos também a estréia de Bjorn Gellote que hoje em dia é o principal guitarrista e compositor do quinteto, porém quando entrou em 1996 fora como baterista. 

The Jester Race (que nesse post conta com a versão relançada com as faixas do EP Black Ash Inheritance inclusas) e Whoracles são duas verdadeiras pérolas. Ambos musicalmente soam bem semelhantes apesar de Whoracle ser um pouco mais cristalino, mas de qualquer forma, ambos são repletos de verdadeiros clássicos.

Antes aquela indefinição encontrada em Lunar Strain e Subterranean de ora soarem como Black Metal, outra como Folk, outra como um Death Metal experimental sem muito direcionamento desaparecera completamente. Aqui é tudo muito maduro, bem pensado e trabalhado, com refinamento musical pra dar e vender. 

Começando por The Jester Race que abre magistralmente com Moonshield, são 49 segundos de introdução acústica com belos dedilhados no violão acompanhado apenas por um bumbo, até a entrada direta de um riff distorcido e pesado porém lento e melódico, e posteriormente a entrada dos vocais de Fridén, guturais um tanto quanto graves narrando uma trajetória de agonia e sofrimento. Após Moonshield é dada a deixa para Artifacts of Black Rain, que assim com outras faixas do cd como December Flower e Dead God In Me são responsáveis pelas músicas mais rápidas e bangeantes do trabalho, que fazem o contraste entre músicas raivosas com outras harmoniosas e cheias de melodia.
Emocionalmente considero esse o melhor dos álbuns do In Flames (mesmo não sendo meu preferido), os vocais do Anders estão especialmente inspirados, e soa como uma tradução perfeita do lirismo do álbum onde em cada música ele consegue gritar e expressar perfeitamente toda a angustia e sofrimento contida nelas.

Whoracle, álbum lançado no ano seguinte ao já tão glorificado Jester Race leva a carruagem adiante, se antes tivemos um álbum mais agonizante e sofrido, em Whoracle ele se torna mais raivoso e também é o primeiro álbum conceitual do In Flames que agora tem Daniel na banda, baterista que faz parte do grupo até os dias de hoje. Agora temos Bjorn assumindo as guitarras e criando a tão famosa e competente dupla que carregaria o In Flames por quase 15 anos (até a saida de Jesper em 2010). Whoracle é um álbum conceitual e apocaliptico, que conta a história de uma humanidade extremamente avançada, mas que com a ignorância e o mau uso de poder ela se torna o agente de sua própria destruição (sim, clichê mas vamos perdoar). Whoracle possui uma produção mais bem trabalhada e é possivel ouvir todos os instrumentos com uma claridade incrivel. Os vocais de Fridén continuam inspirados e esse é o primeiro álbum onde temos uma prévia de vocais limpos. Riffs e baterias mais aceleradas contrastando com passagens cadenciadas e melódicas, e provavelmente o melhor trabalho de solos da dupla Stormblad & Gellote também marcam o álbum.

Enfim, encerro aqui a segunda parte da discografia, aguardem as proximas duas partes.

Discografia Parte III
Discografia Parte IV


The Jester Race & Black Ash Inheritance (Reissue)

Ano: 1996

Tracklist

1."Moonshield"       5:02
2."The Jester's Dance" (Instrumental)     2:09
3."Artifacts of the Black Rain"       3:15
4."Graveland"       2:47
5."Lord Hypnos"       4:01
6."Dead Eternity"       5:02
7."The Jester Race"       4:51
8."December Flower"       4:11
9."Wayfaerer" (Instrumental)     4:41
10."Dead God in Me"       4:16
11."Goliaths Disarm Their Davids"       4:55
12."Gyroscope"       3:23
13."Acoustic Medley"       2:32
14."Behind Space" (live)     3:36



Mediafire
Megaupload
Mirrorcreator

Whoracle
Ano: 1997

Tracklist

1."Jotun"  3:53
2."Food for the Gods"  4:21
3."Gyroscope"  3:26
4."Dialogue with the Stars"  3:00
5."The Hive"  4:03
6."Jester Script Transfigured"  5:46
7."Morphing into Primal"   3:05
8."Worlds Within the Margin"  5:06
9."Episode 666"  3:45
10."Everything Counts" (Depeche Mode cover) 3:17
11."Whoracle"  2:44
12."Clad in Shadows '99"  2:25



Mediafire
Megaupload

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.