quinta-feira, 7 de julho de 2011
Avatar

Jandek - Ready For the House

1 comentários
Gênero: Lo-Fi, Avant-Garde, Minimal, Ethereal, Anti-Folk
País: EUA
Ano: 1978

Comentário: Jandek, acredite ou não, é um dos mais prolíficos artistas da música americana. Hoje (2011) ele possui nada menos que 66 (SESSENTA E SEIS) álbuns lançados, independentemente, pelo selo tão enigmático quanto ele mesmo chamado Corwood. "Como eu nunca ouvi falar nesse cara?" você deve se perguntar. Bom, não é sua culpa. Jandek é um artista recluso, completamente avesso à exposição. Por mais de duas décadas, ele conseguiu com sucesso permanecer anônimo, apenas reconhecido pela alcunha "Jandek".

E a música de Jandek? Ah, a música de Jandek é um fenômeno aparte. Na minha opinião, o que melhor pode descrever o som de Jandek é a curiosa palavra composta "Anti-Musical". A sonoridade da música de Jandek rompe com qualquer paradigma musical que estamos habituados e programados a buscar no som. A gravação é de baixa fidelidade, o famoso Lo-Fi. Tudo que ouvimos é um violão, ou eventuais e diversos instrumentos como gaitas e afins, tocando notas estranhas e fora de tempo, acompanhado por uma voz soturna e melancólica. "Esse cara não sabe tocar" é o que muitos podem pensar ao ouvir Jandek pela primeira vez. Eu não creio que seja este o caso.

A música de Jandek, por mais anti-musical que seja, transmite uma sensação densa de solidão. Suas letras são bizarras e, por vezes, engraçadas. Mas nunca conseguem tirar a inebriante sensação de solidão. É como se fosse possível visualizar um rapaz sentado no escuro martelando notas aleatórias em seu violão e cantando qualquer coisa que lhe vem à cabeça. O que provavelmente é o processo de composição de Jandek, mas nada se sabe, uma vez que o mesmo não dá entrevistas.

Ready for the House é o primeiro álbum de Jandek, e também o primeiro do selo Corwood. Como viria a ser padrão de seus álbuns, a capa é uma fotografia sem títulos, fontes, ou nada que indique que isto é um álbum. Tudo ajuda a criar a atmosfera de mistério sobre este personagem.

Como disse anteriormente, não acredito que Jandek seja um charlatão, existe alma demais em seu material para alguém que não sabe tocar. Além do que, alguém que não sabe tocar e está apenas de brincadeira "pegando os trouxas" não produz uma média de 2 álbuns por ano por 3 décadas inteiras.
Para muitos, esta não será uma viagem musical agradável e nem interessante, mas tenho certeza que entre os leitores do Ignes existem pessoas, que como eu, encontrarão beleza e intrigarão-se por este exemplar único de músico.

Myspace || Lastfm

Tracklist:
01. Naked in the Afternoon  (4:44)
02. First You Think Your Fortune's Lovely (8:04)
03. What Can I Say, What Can I Sing  (4:44)
04. Show Me the Way, O Lord (4:11)
05. Know Thy Self (3:31)
06. They Told Me About You (4:26)
07. Cave in on You (4:18)
08. They Told Me I Was a Fool (5:04)
09. European Jewel (Incomplete) (4:40)

Download: Mega || 4shared

One Response so far.

  1. Pedro Ferreira says:

    Esse ae teve os dom de ganhar do Omar!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.