domingo, 17 de julho de 2011
Avatar

Meirelles e os Copa 5 - Samba Jazz!!

0 comentários

Gênero: MPB / Instrumental / Samba Jazz
Ano: 2002
País: Brasil

Comentário: Seguindo essa linha de posts de MPB instrumental, agora vos apresento um excelente álbum, de um estilo criado pelo genial João Meirelles, famoso pelo arranjo e gravação da música "Mas Que Nada", feita com o Jorge Ben. Trata-se do estilo Samba Jazz, que tem um nome auto explicativo. Meirelles fundiu elementos do samba e do jazz criando assim uma música envolvente e gostosa de escutar. Como eu já disse em posts anteriores, a música instrumental é muito mal vista no Brasil, o que fez Meirelles partir rumo a Europa, onde ainda hoje, mesmo depois de sua morte, é lembrado pelo seu talento e excelente trabalho feito com esse estilo musical.
Meirelles e os Copa 5 contava com Manuel Gusmão (baixo), Luiz Carlos Vinhas (piano), Dom Um Romão (bateria), Pedro Paulo (trompete), além de é claro, João Meirelles (saxofone). O grupo era essencialmente instrumental e especializado no estilo Samba Jazz. O álbum em questão, foi gravado em 2002, e não conta com a formação original dos "Copa 5" citada acima, porém, foi um marco na carreira do grupo de Meirelles, pois todas as músicas foram compostas exclusivamente para este disco, algo que não acontecia a mais de 30 anos. Nas palavras de João Meirelles: ""Essa redescoberta me surpreendeu porque continuo fazendo a mesma coisa de sempre. Durante 30 anos não levava a sério a música instrumental, não achava que se podia viver disso, pior ainda com uma conotação jazzística. Quando decidi fazer isso de novo, minha primeira atitude foi refletir sobre os instrumentistas que assumiram posições de artistas. Músico toca de tudo, mas como artista você tem de se definir."
Finalizando, não tenho uma música em especial para indicar a vocês, pois eu particularmente gosto de samba, e gosto muito de jazz, além do que eu também faço trabalhos de música instrumental. Portanto, sou suspeito para falar de tudo desse gênero. Apreciem sem preconceito, pois estamos falando de um álbum que conta com excelentes músicas e músicos, que tem uma levada muito gostosa de escutar, além do experimentalismo característico do estilo, cheio de improvisos por parte dos músicos, o que mostra a genialidade de todos. Enjoy
P.S.: Como não existe a TAG sambajazz, e eu não queria criar uma, eu decidi marcar o estilo como samba e jazz também!

Tracklist:

01 Pinta Lá
02 Beco Do Gusmão
03 Senzala
04 Copa 5
05 Mandinga
06 Última Página
07 Não Tem Caô
08 Sudeste
09 Samba Jazz
10 Lembranças

Links:

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.