segunda-feira, 18 de julho de 2011
Avatar

Nightingale - Nightfall Overture

1 comentários
Gênero: Progressive Metal/ AOR
País: Suécia
Ano: 2005

Comentário: Nightingale é mais um projeto do incansável e multitalentoso Dan Swanö. Dan, que é bem conhecido pela batuta da banda Edge of Sanity, por ter sido baterista do Bloodbath, ser produtor de bandas como o Novembre, ter participado de dezenas de projetos com seu amigo Mikael Akerfeldt do Opeth e ter carreira solo, criou o Nightingale em 1994, inicialmente, como uma one-man-band de gothic rock muito influenciado pelo Sisters of Mercy e o darkwave oitentista.

Em 1996, seu irmão Dag Swanö (aka. Tom Nouga) ingressou na empreitada com seu irmão, então ambos direcionaram a sonoridade do Nighingale para o metal progressivo e melódico, o que é curioso, pois Dan é conhecido na cena metálica por bandas de metal extremo e pesado.
A sonoridade do Nightingale é algo como um ponto de convergência entre a simplicidade e fluência melódica do rock de arena com a complexidade e pompa do metal progressivo. O grande ponto positivo da música do Nightingale é que ela consegue equilibrar com maestria os rótulos. Para aqueles que fogem da fritação técnica do progressivo, o Nightingale será bem aceito. E para aqueles que rejeitam o hard rock como música de qualidade, o Nightingale quase o faz mudar de opinião.

O álbum. Overture Chronicles é uma espécie de releitura da discografia da banda, é uma coletânea, mas de uma forma diferente. Como a sonoridade do Nightingale mudou drásticamente desde seu início, Tom e Dag fizeram neste álbum uma adequação de algumas das melhores composições da banda para a atual sonoridade da mesma. Dez canções contagiantes, empolgantes e altamente cativantes produziram um resultado absurdo. Nightifall Overture é o tipo de álbum que entra na sua cabeça na primeira audição e que, certamente, vai acompanhá-lo por sua vida, sembre lembrando-o de como somos sortudos por termos os irmãos Swanö.

As faixas do álbum são todas sólidas, formam uma obra completa e impecável. O álbum abre com mais-que-épica introdução da fantástica "Nightfall Overture". Na sequência, "The Dreamreader" acerta o ouvinte na orelha e o prepara para Revival que entra e faz o ouvinte ter certeza, já na terceira faixa, de que se trata de um álbum ímpar. Nightfall Overture conta também com uma canção inédita "Better Safe Than Sorry" e um cover de Edge of Sanity "Losing Myself".

O álbum é excelente, realmente memorável, ao ponto de se imaginar porque o Nightingale permanece adormecido na geleira do underground, além de ser a melhor introdução possível ao som do Nightingale.

[ Myspace / Lastfm ]


Tracklist:
  1. "Nightfall Overture" - 7:25
  2. "The Dreamreader" - 5:00
  3. "Revival" - 4:24
  4. "Steal The Moon" - 3:14
  5. "Alonely" - 3:51
  6. "I Return" - 3:03
  7. "The Glory Days" - 5:48
  8. "Shadowland Serenade" - 3:36
  9. "Losing Myself" - 3:13
  10. "Better Safe Than Sorry" - 4:55

Download: Mega / 4shared

One Response so far.

  1. Eu não conhecia e curti.
    O vocal é bem diferenciado mas soa muito bem!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.