quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Avatar

Amnese - Discografia

4 comentários
Gênero: Post-Rock/Lo-Fi/Acoustic
País: Brasil
Período em atividade: 2003 - Presente

Comentários: Em 2003 é criada uma suposta banda por Nelson Barreto, que tinha como proposta tocar música experimental com instrumentos acústicos, e grande influência de pós-rock, rock progressivo e lo-fi. Bom, até aí tudo bem... Mas por quê suposta banda?

Amnese enquanto banda foi uma grande farsa criada por brincadeira por Nelson Barreto, que, conforme a carta que acompanha o álbum "Sofia e a Curva do Céu", em que ele desmente toda a farsa, não passava de ele mesmo executando todos os instrumentos, e depois que percebeu que o público ouvinte de Amnese não desconfiou de nada, usou essa história, que no começo era uma brincadeira, para manter uma certa ilusão própria. Como o próprio Nelson Barreto diz na carta: 

"De qualquer forma, a farsa que no início havia sido uma brincadeira, agora havia se tornado uma espécie de proteção para que eu pudesse expor aquilo que deveria ser exposto, sem exibir a mim mesmo. Foi assim que eu mantive a farsa de Amnese." (Carta incluída no arquivo do álbum Sofia e a Curva do Céu, maiores detalhes inclusos na carta.)

O fato é que nem o próprio Nelson gosta de ver Amnese como um projeto, pois como ele diz, é uma realização, e não uma projeção, e mesmo assim, não haverá a chance de dividir o Amnese como uma banda pra posteriores shows ou eventos, pois o mesmo é indivisível e perderia totalmente o sentido.

Quanto à sonoridade, Amnese não foge muito à sua proposta, todo o som é acústico e não peca em relação a criatividade. São usados violões com corda de nylon e aço, viola caipira, violão tocado com arco, alguns instrumentos (principalmente percursão) feitos de forma caseira, instrumentos de sopro em algumas gravações, etc. O som é carregado com melancolia e sentimentos tão introspectivos quanto a própria "banda".

Songs for Rainy Days, gravado em 2003 e lançado em 2007, é composto por músicas compostas por Nelson entre 15 e 17 anos de idade, e envolvem temas bem menos profundos e complexos como nos álbuns posteriores. Como ele mesmo diz, é envolvido de "aborrecência". Mas tal qualidade se mostra ao meu ver, exclusivamente nas letras, porque a música propriamente dita apresenta características extremamente semelhantes ao resto da discografia.

Apatheia é o álbum mais sombrio, e envolto de morte. Foi composto em forma de uma póstuma homenagem a um amigo próximo de Nelson que havia cometido suicídio no verão de 2001. Por muitas vezes a produção do disco havia sido abandonada por um sentimento grande de tristeza da parte de Nelson. Mas a produção sempre volta à ativa, e Nelson conseguiu terminar o álbum, que veio a ser o que possui a atmosfera mais triste, depressiva e posso dizer desesperadora.

Sofia e a Curva do Céu é o álbum mais conceitual e filosófico de Amnese, além de ser o primeiro em português. Nelson resolveu pôr conceitos de Nietzsche adquiridos por uma TCC em música, o que se encaixou em perfeita harmonia. Retrata a história do  Egoísta, que resolve desaparecer do mundo, pra ver como o mundo reagiria sem ele.

Zumbis é um trabalho puramente ambiente, composto para integrar a trilha sonora de um filme independente chamado "Zumbis do Espaço de Lá", como é de costume das trilhas sonoras, todas as faixas retornam a um mesmo tema, como numa sinfonia.

Ok, My Pussy's Hanging Out of this Fucking Thing, é uma "brincadeira" em forma de EP. Após a desconfiança de algumas pessoas em relação à farsa de Amnese. Nelson resolve prolongar uma piada que havia feito na época, que foi fazer uma gravação em estúdio da música "Baby, One More Time" de Britney Spears. E prolongando, adicionou mais covers de Britney, acrescentando sempre o toque especial da musicalidade de Amnese, deixando as músicas até divertidas de se ouvir.

Amnese é um trabalho nacional que sem dúvida merecia mais reconhecimento por parte dos fãs do gênero, e mesmo por quem não é fã, merece ao menos uma escutada. É carregado de um sentimento pouco visto ultimamente mesmo nas bandas dessa cena.

[LastFM]
Álbum: Songs for Rainy Days
Ano: 2004
Tracklist:
01. Touch Me
02. Lost Tears Flow
03. You Went Away
04. Remember the Boys
05. Void
06. The Emptiness of a World
07. Let you Down
08. River of my Pain
09. Welcome Sun
10. Friends

Álbum: Apatheia
Ano: 2006
Tracklist:
01. Prologue, a telephone call on the last day of summer
02. My requiem for his sun, their son
03. Comprehending the meaning of these tears
04. Weakness lies on the other side of the gun
05. Receive the flowers from the mourners
06. Memento mori
07. And the ocean carried it away
08. Epilogue, angels on the first day of summer




Álbum: Zumbis
Ano: 2007
Tracklist:
1. Zumbi I
2. Zumbi II
3. Zumbi III
4. Zumbi IV


Álbum: Sofia e a Curva do Céu
Ano: 2008
Tracklist:
01. O dia em que eu resolvi sumir
02. O egoísta e a fuga
03. O andarilho (a nona)
04. A caminhada de Dionísio
05. Aonde se dobra o céu
06. Sofia e o verme nos jardins de Réia (a décima)
07. A insignificância do ser
08. Cloto, Laquésis e Átropos
09. Ele está morto! (a morta)
10. O ocaso de Sofia
11. O monólogo na descida




Álbum: Ok, My Pussy is Hanging out of This Fucking Thing
Ano: 2009
Tracklist:
1. Baby one more time
2. Womanizer
3. Toxic
4. Womanizer (pop)
5. Womanizer (drone)


4 Responses so far.

  1. Perfeito, queria ver mais post rock brasileiro, pois conheço quase nada:/

  2. Anônimo says:

    Caramba, não consigo fazer download de nada, será que teria como alguém reupar?

  3. Lucas says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.