domingo, 28 de agosto de 2011
Avatar

Pignes 60's: Blues/Blues Rock

6 comentários


A primeira coisa que eu gostaria de dizer é que eu nunca tive a pretensão de, em vinte e poucas canções, sintetizar todo o sentimento e produção musical de um gênero tão extenso e importante quanto o Blues e sua fusão com o Rock. Eu tenho que me eximir um pouco da responsabilidade, claro. Alguns dos vários nomes que não apareceram na coletânea, eu vou postando aos poucos.

A segunda coisa é que eu acredito que, para explicar as minhas escolhas, é necessário uma breve introdução histórica . O Blues nasceu nas fazendas de algodão do Sul dos Estados Unidos. Aonde os negros soltavam a voz para aliviar um pouco o cansaço do trabalho. A primeira geração de bluesmen profissionais era composta de negros incapacitados para o trabalho manual. Blind Lemon Jefferson talvez seja o maior representante desta geração. E foi dessa forma que o Blues de bases harmônicas simples se espalhou rapidamente por todo Sul do Estados Unidos com os músicos intinerantes de vida na estrada.

Até a segunda Guerra Mundial, o principal celeiro musical do Blues era a região do Delta Mississipi. Aquela região seria a responsável pelo aparecimento daqueles que talvez fossem os maiores bluesmen de toda a história, dentre eles, o lendário Robert Johnson. E de um gênero musical único, o Delta Blues que inventaria um truque aprimorado por Elmore James, o Slide. Mas com o ínicio da Segunda Guerra Mundial, o panorama social americano mudou drasticamene. Os negros agora habitavam as periferias das grandes cidades do Centro-Norte como Memphis, mas especialmente, Chicago. E foi nesse cenário urbano que aconteceria a adição de um novo elemento: a guitarra elétrica. Aqui, na adição deste novo elemento, começa verdadeiramente a minha coletânea.

Chicago viu nascer a parceria de Muddy Waters e Willie Dixon que renderia vários blues standards. Buddy Guy e Otis Rush seriam nomes responsáveis pela consolidação do Chicago Blues. Enquanto isso, o solitário John Lee Hooker surgia em Detroit. Os três reis da guitarra elétrica cravariam seu nome na história na música: B.B. King, Albert King e Freddie King. Embora bluesmens como Lightnin' Hopkins e Jimmy Reed não deixassem de ser nomes importantes.

Nesta época, o Rock já havia nascido. Mais do que isto, o Blues era ingrediente fundamental no receita de qualquer banda. De Elvis Presley a Led Zeppelin não havia quem não tivesse sido influenciado. Por isto, Paul Butterfield Blues Band que foi importante levando o Blues aos brancos. Com toda essa agitação nos Estados Unidos era natural que o Blues chegasse a Terra da Rainha. Era tempo do Blues britânico: John Mayall, Savoy Brown, Peter Green e, futuramente, o prodígio, Eric Clapton.

Mas não só o Blues chegou em terras inglesas como também o Rock And Roll. Estas novas bandas influenciadas pelo Rock e Blues formariam o Blues Rock britânico. Muitas delas participariam da chamada "Invasão Britânica". The Animals, The Rolling Stones e, especialmente, o The Yardbirds foram as minhas escolhidas. Eu digo especialmente o The Yardbirds porque a banda ficou famosa por ter, em tempos diferentes, ninguém mais, ninguém menos que Jimmy Page, Eric Capton e Jeff Beck. Que seriam os homens responsáveis pelo desfecho do Blues Rock na decáda de 1960. Enquato Jimmy Page se uniria a Robert Plant e fundaria o Led Zeppelin, Jeff Beck montaria seu Jeff Beck Group supostamente para rivalizar com o Led. Fato é que o resultado do Blues Rock, na decáda de 1970, é o Hard Rock.

Tracklist

01. Fleetwood Mac - My Heart Beat Like a Hammer
02. B. B. King - You Done Lost Your Good Thing Now
03. The Animals - I'm Crying
04. Howlin' Wolf - Back Door Man
05. Lonnie Mack - Memphis
06. Jimmy Reed - Bright Lights, Big City
07. The Rolling Stones - Cry To Me
08. John Lee Hooker - One Bourbon, One Scotch, One Beer
09. John Mayall - All Your Love
10. Muddy Waters - (I'm Your) Hoochie Coochie Man
11. Cream - I Feel Free
12. Albert King - Oh, Pretty Woman
13. The Yardbirds - I'm a Man
14. Elmore James - Done Somebody Wrong
15. Canned Heat - On The Road Again
16. Otis Rush - Homework
17. Savoy Brown - It Hurts Me Too
18. Freddie King - Get Out of My Life, Woman
19. Memphis Slim and Willie Dixon - How Make You Do Me Like You Do
20. Paul Butterfield Blues Band - Two Trains Running
21. Lightnin' Hopkins - Mojo Hand
22. The Jeff Beck Group - Morning Dew
23. Buddy Guy - Money (That's What I Want)
24. Ten Years After - I'm Going Home

Mediafire (Link gentilmente reupado pelo visitante Fred, valeu cara! - agradeçam a ele, bando de maleducados)


6 Responses so far.

  1. Bruno, o Vento says:

    CadÊ o Robert Johnson nessa coletanea???? Ele nem foi citado!!

  2. Amigo, como você quer que o Robert Johnson que morreu em 1938 seja citado em uma coletânea de músicas dos anos 60?

  3. Bruno, o Vento says:

    Opa! mal aê! só vi q era coletanea de Blues, num vi a época

  4. Mandou muito, Matheus, parabéns.

  5. Cacauwan says:

    Adoro as coletâneas no Ignes, a sua estreou as de 2011 com chave de ouro, valeu!!

    ^^/

  6. Anônimo says:

    link off!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.