quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Avatar

Pignes 60's: Funk/Soul/RnB

1 comentários


No meu post de apresentação neste notável blog, eu disse que vocês não haveriam de esperar de mim resenhas muito longas, já que o papel delas é instigar, de forma sucinta, o leitor a comprar a sua ideia, no caso, baixar o disco indicado. No entanto, vai ser bem difícil cumprir com o prometido ao se falar de uma coletânea que cobre uma década. Ainda mais com estilos tão marcantes.
De um modo geral, Funk, Soul e R&B se entrelaçaram na década de 60. Alguns artistas desse selecionado se enveredaram pelos três estilos alternadamente. Os frutos desse período são colhidos até hoje, e um deles é o tão amado Hip Hop, e esse é um dos motivos que mais me alegraram em pesquisar mais a fundo o objeto desta coletânea. Sendo assim, passemos aos artistas escolhidos.
Quanto ao funk, cabe ressaltar que falar dele e não falar de James Brown é incorrer em erro gravíssimo. O cara praticamente inventou o estilo, que na década seguinte causou frenesi geral e encimou todas as paradas. Papa's Got a Brand New Bag retrata perfeitamente seu estilo e sua vivacidade. Elétrica e direta. E Se alguma música pode rivalizar com o legado de Brown no quesito importância ao funk, certamente é Thank You (Fallentinme Be Mice Elf Agin). Considerada uma das mais influentes canções do gênero, foi lançada em dezembro de 69, e obteve trocentas regravações, inluindo uma de Eddie Murphy, bem recente, pro terceiro filme da série Shrek.
Passando-se ao Soul, inicio com aquela que é reconhecida como a rainha do estilo. Respect foi escrita por Otis Redding (que também consta dessa lista), e afirmou a carreira de Aretha Franklin de vez, em 1965. Além dela, Sam Cooke é considerado um dos inventores do Soul, e consta de qualquer lista que fale do gênero, inequivocamente. Quanto aos duos, Sam & Dave formaram uma dupla carismática e de grande sucesso, que outorgaram alegria ao estilo e contribuíram para seu sucesso. Não poderia faltar, também, a vertente do Soul Blues, cujo maior expoente é Bobby Bland.
Mas o grande difusor do estilo, cuja importância histórica é inegável, é a Motown Records, gravadora fundada por Berry Gordy Jr em Nova York que propagou diversas formas de Soul. É responsável por grande parte dos lançamentos da década, inclusive das faixas aqui inscritas da lavra de The Miracles, Martha & the Vandellas, The Mar-Keys (soul instrumental), The Four Tops, The Temptations e The Supremes.
Completam esse selecionado alguns nomes que dispensam apresentações: Ray Charles, Stevie Wonder, Barbara Lewis, Wilson Pickett e Otis Redding, cujas canções que aqui incluí combinam letra e melodia perfeitamente. Valeu a pena montar essa coletânea só por descobrir tais músicas, de verdade.
Por fim, eu não poderia deixar de incluir algo nosso. Wilson Simonal é o Brasil na Soul/Funk/R&B do pignes. Nem Vem que Não Tem é a canção mais malandrona da face da terra. “Uma musiquinha para machucar os corações”, como ele próprio, do alto de toda sua sagacidade, introduz. Com “nem vem de garfo que hoje é dia de sopa” e “nem vem de escada que o incêndio é no porão”, chego à conclusão que tantos sentidos figurados juntos não podem dar em algo ruim. E como se não bastasse, incluí, como bonus track, a versão EM FRANCÊS, sim, EM FRANCÊS, desse clássico, feita por Michel Zanini. Aproveitem!

Tracklist
  1. James Brown - Papa's Got A Brand New Bag - 4:20
  2. Sly & the Family Stone - Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin) - 4:50
  3. Aretha Franklin - Respect - 2:22
  4. Sam & Dave - Soul Man - 2:39
  5. Wilson Pickett - Mustang Sally - 3:59
  6. Wilson Simonal - Nem Vem que Não Tem - 2:31
  7. The Supremes - You Can't Hurry Love - 2:53
  8. The Four Tops - I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch)
  9. Marvin Gaye & Tammi Terrel - Ain't no Mountain High Enough - 2:24
  10. The Temptations - Ain't Too Proud To Beg - 2:30
  11. The Mar-Keys - Last Night - 2:33
  12. Martha & the Vandellas - Nowhere to Run - 2:55
  13. Sam Cooke - (What A) Wonderful World - 2:11
  14. The Miracles - Ooo Baby Baby - 2:47
  15. Bobby Bland - Turn On Your Love Light - 2:31
  16. Otis Redding - (Sittin' On) the Dock of the Bay - 2:45
  17. Stevie Wonder - For Once In My Life - 2:49
  18. Ray Charles - I Can't Stop Loving You - 4:13
  19. Barbara Lewis - Baby I'm Yours - 2:30
  20. Michel Zanini - Tu Veux Ou Tu Veux Pas - 2:45
Mirrorcreator

One Response so far.

  1. Cacauwan says:

    Mais uma coletânea \o/ \o\ /o/ \o/

    Muito boa *-*

    Valeu PH!!! =D

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.