sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Avatar

Deep Forest - Boheme

0 comentários
Gênero: New Age, World Music, Electronica
País: França
Ano: 1995

Comentário: Ao montar a coletânea de New Age (parte da recomendadíssima coletânea de estilos musicais fora do Rock, organizada pela galera aqui do Ignes Elevanium) descobri muita coisa legal. Dentre elas, uma das mais interessantes foi Deep Forest, projeto idealizado pelos franceses Michel Sanchez e Eric Mouquet. A proposta da dupla é misturar músicas étnicas tradicionais com música eletrônica. E eles vão bem a fundo com essa proposta, moldando cânticos tribais com muitos efeitos eletrônicos.

Boheme é o segundo álbum lançado pelo Deep Forest. Foi vencedor do Grammy de 1996 na categoria de melhor álbum de World Music, foi muito bem vendido, e ficou bastante famoso. O que mais chama a atenção no álbum são as vozes. Elas são bem estranhas e exóticas. Não sei dizer o quanto são naturais e o quanto são sintetização, mas provavelmente buscam se aseemelhar à peculiaridade do primeiro álbum do grupo, que foi feito, em maior parte, a partir de gravações da UNESCO de músicas tradicionais de povos pigmeus da África. Boheme, por sua vez, é composto por vozes do leste europeu, principalmente da Hungria. Márta Sebestyén é a principal estrela, interpretando três belas canções. Há ainda a participação especial de Peter Gabriel (Genesis) na faixa "While the Earth Sleep". 

O instrumental eletrônico é bem moderno, contrastando com o tradicionalismo das canções. Em alguns pontos, a música fica bem dançante, como no caso de "Cafe Europa". Mas na maior parte do tempo, o clima é mais Chillout, o que faz o trabalho se encaixar bem na rotulação "New Age".

Resumidamente, Boheme é um álbum de música eletrônica inserida em música tradicional, com vozes exóticas, idiomas diferentes, sons curiosos e refrões de "lalalalá" ou "papapapá".

Pesquisando sobre a banda, vi um interessante comentário no blog de Tiago Cruz dizendo: "o Deep Forest, bem lá no deep, era uma picaretagem caprichada - usando os 'povos da floresta', búlgaros, pigmeus ou qualquer outra coisa diferente que produzisse sons que pudessem ser devidamente adaptados para vender aos ocidentais ávidos por parecerem alternativos". A crítica parece válida e, de fato, o Deep Forest teve uma disputa legal com herdeiros de Károly Rostás, intérprete da canção "Freedom Cry", que alegaram nunca terem recebido nada em compensação ao trabalho do cantor, falecido antes do lançamento do álbum. Por outro lado, o Deep Forest contribuiu para fundos de auxílio a pigmeus, ciganos e outras associações ambientais e culturais.

Outros trabalhos do Deep Forest são também muito interessantes. Depois de Boheme, Deep Forest buscou culturas da Espanha, Japão, África e até do Brasil em "Deep Brasil", passando por um álbum um pouco mais distante da World Music chamado "Music Detected".


Site Oficial || Myspace || Last.fm

Tracklist:
1. Anasthasia
2. Bohemian Ballet
3. Marta's Song
4. Gathering
5. Lament
6. Bulgarian Melody
7. Deep Folk Song
8. Freedom Cry
9. Twosome
10. Cafe Europa
11. Katharina
12. Boheme
13. While the Earth Sleeps (European Edition Bonus Track) 


Download:
(100mb, 320kbps)

Megaupload || Mediafire || Outros Links no Mirrorcreator.com

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.