quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Avatar

Ourobiguous - An Oath To Forever Defile

3 comentários

Gênero:
Progressive/Technical/Jazz/Avant-Garde Black Metal
País: EUA
Ano: 2011
Comentários: A primeira a coisa a se dizer sobre este álbum é: esqueça completamente suas concepções sobre Avant-Garde Black Metal. O misterioso Ourobiguous e seu An Oath To Forever Defile simplesmente são uma expansão no conceito que temos do estilo, que está totalmente além de qualquer definição de rótulos, daí a confusão de gêneros que eu fiz ali encima, onde tentei colocar só as influências mais evidentes no trabalho.

A banda, que aparentemente é estadunidense do estado de Illinois, mantém-se totalmente underground por enquanto, apesar de ter lançado vários releases, entre eles 3 full-lenghts só em 2011. É dificílimo encontrar informações sobre os membros da banda, então omito isso neste comentário. No entanto, o único contato aparentemente oficial do grupo que temos disponível é um Bandcamp, onde o material do grupo pode ser baixado a irrisórios 5 dólares. Apesar do download disponível aqui, incentivo fortemente o download pago via bandcamp, ainda mais se você tiver a facilidade de um cartão de crédito internacional ou uma conta no paypal. É rápido, e garanto-lhes, vale cada centavo.

Sem mais enrolações, vamos a musicalidade dos caras. Imaginem simplesmente um misto de guitarras distorcidas improvisando loucamente passagens ultra técnicas com uma pegada jazzística; uma bateria com a vibe mais cadenciada que o normal, apesar de acompanhar de forma harmoniosa o instrumental caótico das guitarras, e um vocal esguelantemente rasgado como o mais tradicional do estilo. O baixo é totalmente secundário no trabalho, o que é irrelevante sob a avalanche de tapping, tremolos não muito ortodoxos e melodias que beiram a atonalidade. Acho que a forma mais próxima de passar o que o som da banda é imaginando um misto de Behold The Arctopus, Deathspell Omega, The Dillinger Escape Plan e Dark Funeral numa banda só. E mais que isso tudo, a sonoridade que acaba aparecendo no final não é um "mashup" de estilos, mas sim uma roupagem totalmente nova e hiper complexa ao Black Metal, sem deixar de ser cru e sombrio, o que é incrível.

Quem curte o Deathspell Omega e alguma coisa do Taake, sem falar em alguma coisa que o próprio Mayhem fez no Ordo Ad Chao não se surpreende mais com o rótulo "Technical" junto com o "Avant-Garde Black Metal", isso é fato. Mas Ourobiguous conquista sua origninalidade no meio disso tudo, de forma avassaladora. Quem curte as bandas que eu citei (inclusive as menos ligadas ao Black Metal) deve gostar desse disco e se surpreender com a experimentalidade do grupo.

Considero que nos últimos anos, essa é a banda mais experimental e original (que são coisas beeeem diferentes, infelizmente) que eu pude escutar. E é bom saber que o Black Metal está numa fase de reinvenção completa, seja na sua ala mais suicida com o Shining e o Lifelover, o genial Neige criando toda uma tendência com o Alcest e seus outros projetos, o Deathspell Omega mostrando que dá pra aliar experimentalismo ao estilo sem perder um décimo da sonoridade sombria e sufocante tradicional, e ainda outras vertentes surgindo de um estilo que praticamente nasceu junto com o Heavy Metal, pelo menos na temática das bandas.

Tracklist:

1.An Oath to Forever Defile 02:52
2.Those Who Are Damned 02:45
3.Grotesque In Form 05:33
4.All Is One, One Is All 06:09
5.The Beacon 04:08
6.The Truth Behind Truths 01:37
7.The Sinner Within 05:50
8.Raping The Deity of Pius (Exploration of The Self) 04:57
9.The Feast of Cain 07:37
10.Reunion of The Fallen 14:48

Link 

Megaupload

3 Responses so far.

  1. jarmane says:

    Link está dando erro

  2. Forba says:

    Mas que merda. Vou tentar reupar, malz ae, não sei o que aconteceu.

  3. Bruno says:

    Agora todos os álbuns estão disponíveis para download gratuito no próprio Bandcamp do Ourobiguous.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.