sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Avatar

Pignes 60's: Folk/Country

2 comentários


A maioria dos leitores certamente estudou algo sobre o folclore na escola. Vocês se lembram? Falavam de cultura popular, costumes, tradições, histórias e cantigas passados de geração a geração. O termo "Folk" de "Folklore" é o mesmo "Folk" referente ao gênero musical desta coletânea. Assim sendo, pode-se dizer, a princípio, que a música Folk é a música tradicional de um povo, de uma região. Cada região no mundo teria seu próprio estilo musical Folk.
Esta coletânea, porém, se foca num Folk mais "específico". Trata-se de uma evolução da música Folk tradicional anglo-americana, um processo que começou no final do século XIX com artistas interessados na preservação desse tipo de música. Aos poucos, a música Folk foi se solidificando, com a criação de novas canções enraizadas nas canções tradicionais. Este novo estilo foi chamado de "Folk Revival" ou "Música Folk Contemporânea". O exemplo mais claro deste processo é o trabalho de Woody Guthrie. Ele interpretou muitas canções tradicionais e também escreveu canções próprias. (Seu trabalho é fantástico, ouçam! Por mais simples que sejam, suas canções são verdadeiramente tocantes). Woody foi inspiração para a maioria dos artistas presentes nesta coletânea.
Esta coletânea aborda também a música Country. Esta nada mais é do que outra evolução da música Folk que ocorreu nos EUA. A música Country nasceu no sudeste americano e se ramificou em diferentes formas, como o Honky Tonk, Outlaw e Hillbilly, este último que deu origem ao Rockabilly. Country e Folk se encontram com frequência. Muitos artistas - nesta coletânea temos Dylan, Cash, Seeger - escreveram canções enquadráveis nos dois gêneros.
Na década de 60, ambos os estilos se fundiram com o Rock. Talvez esta década tenha sido mais importante para o Folk do que para o Country, uma vez que o Country já era bem definido nos anos 50, ao passo que o Folk, bem disperso na década de 50, teve uma explosiva popularização na década seguinte. Surgiram muitos artistas que se utilizaram da música Folk das mais diversas maneiras. Por isto, o estilo se distanciou muito do "folclórico" original.
Quanto à sonoridade, o Folk se caracteriza - a princípio - pelo uso do violão combinado com gaita. Este instrumental foi sendo incrementado ao passar do tempo, mas ainda hoje continua sendo a base do estilo. O Country foi sempre mais versátil em relação ao instrumental, cabendo facilmente nele o uso de diversos instrumentos e sons. Mas o papel principal, em ambos os estilos, fica por conta do vocal e das letras. Belas vozes e letras inteligentíssimas estão presentes nestes estilos.
Esta coletânea começa com a canção "Where Have All The Flowers Gone?" escrita por Pete Seeger e Joe Hickerson em anos diferentes. É um bom exemplo de uma canção que remete ao Folk tradicional. Estruturada em estrofes padronizadas, lembra muito uma cantiga infantil. Sua profunda letra, porém, pouco tem de infantil. Esta canção me encantou especialmente, por isso dei destaque a ela. A seleção segue com outras canções mais tradicionais, incluindo a famosa House of the Rising Song, aqui cantada por Joan Baez. Foram inseridos também os populares Simon & Garfunkel e The Mamas & The Papas. (Não consegui deixar "California Dreamin'" de fora. É o tipo de música que todo mundo conhece, mas é digna de tanto reconhecimento [Michelle Phillips é muito linda! *.*]). "Woodstock" refere-se ao importante festival, onde o Folk teve grande participação. Em seguida, foram inseridas algumas canções Country, onde se destacam as belas vozes de Don Gibson, Willie Nelson, etc. A partir da faixa 17 - com The Byrds, banda pioneira tanto no Folk Rock quanto no Country Rock - apresenta-se uma lado mais "moderno" dos estilos. Além das fusões com o Rock, tem um pouco de Psychodelic-Folk com The Incredible String Band e um Blues-Folk sofisticado com Van Morrison. A memorável "Like a Rolling Stone" finaliza a seleção. Esta canção tem importância descomunal, quase tão grande quanto a importância de Bob Dylan para a história da Folk contemporâneo. É uma pena ter inserido apenas uma canção de Dylan na coletânea, mas ele é praticamente onipresente. Quase todos os outros artistas da coletânea já fizeram parceria com Dylan, ou já tocaram composições suas.

Obs.: Meus conhecimentos sobre Folk e Country, antes de começar a montar esta coletânea, eram próximos a zero. Provavelmente deixei artistas importantes de fora, provavelmente escrevi alguma informação errada. Peço que conhecedores do estilo adicionem informações relevantes nos comentários. ^^
Peço desculpas também pela baixa qualidade de algumas faixas. Em muitos momentos fiquei dividido entre retirar a canção ou deixá-la com qualidade ruim, e acabei optando pela segunda alternativa - como é o exemplo de "Turn! Turn! Turn!", na belissíssima versão de Judy Collins junto com Pete Seeger, cujo áudio foi retirado da gravação de um programa de TV.
Peço desculpas ainda pelo texto imenso.

Tracklist:

01. The Kingston Trio - Where Have All The Flowers Gone?
02. Peter, Paul and Mary - All My Trials
03. Simon & Garfunkel - I Am a Rock
04. Joan Baez - House Of The Rising Sun
05. Judy Collins & Pete Seeger - Turn! Turn! Turn!
06. The Highwaymen - The Gypsy Rover
07. The Mamas & The Papas - California Dreamin'
08. Odetta - The Golden Vanity
09. John Denver - Leaving On a Jet Plane
10. Joni Mitchell - Woodstock
11. Don Gibson - Sea Of Heartbreak
12. Merle Haggard - Workin' Man Blues
13. Bobby Bare - Detroit City
14. Tammy Wynette - I Don't Wanna Play House
15. Willie Nelson - Mr. Record Man
16. Johnny Cash - Ring Of Fire
17. The Byrds - I Am a Pilgrim
18. Buffalo Springfield - For What It's Worth
19. The Flying Burrito Brothers - Christine's Tune
20. Tim Buckley - Once I Was
21. Nick Drake - Three Hours
22. Pentangle - Light Flight
23. The Incredible String Band - Painting Box
24. Van Morrison - Cyprus Avenue
25. Bob Dylan - Like a Rolling Stone

Mediafire
Megaupload
Mirrorcreator

2 Responses so far.

  1. Como assim House of the Rising Song? De resto, tá perfeito! 

  2. Cacauwan says:

    Outra coletânea muito boa =D

    *esperando a próxima já*
    hsahusahusahasuhah

    ^^/

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.