sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Avatar

Projota - Não Há Lugar Melhor no Mundo que o Nosso Lugar

3 comentários
Gênero: Hip Hop / Rap
País: Brasil
Ano: 2011

Comentário: Não há dúvidas: 2010 foi o ano da reafirmação do Hip Hop nacional. Carente de ídolos, a cena periférica ganhou novo gás, novo público e uma consequente e empolgante aclamação, tanto dos fãs quanto da crítica. Um dos arquitetos dessa sólida edificação do moderno Hip Hop brasileiro atende pelo nome de José Tiago Sabino Pereira, ou Projota. Com seu potente Projeção, brindou aquele ano com uma das melhores produções do gênero.

Depois do trabalho árduo, veio o reconhecimento: Projota alçou voos altos, conquistou crítica especializada e mercado, e foi artífice pleno da nova popularização do Rap. Agregou, portanto, grande valor ao seu trabalho. Sendo assim, desceu a ladeira, pra ver o que tinha por lá, e agora voltou, porque, segundo ele, Não Há Lugar Melhor No Mundo Que o Nosso Lugar. E o seu lugar, sem dúvida, é na periferia.

E, ao que parece, Projota voltou soturno e obstinado: as rimas e versos dessa mixtape estão muito mais poderosas e críticas. Recheada de composições do agrupado 3Fs – que significa Foco, Força e Fé – é notável o tino desses rappers para a percepção da situação à sua volta, consubstanciando-se na tradução disso em rimas fortes e marcantes. Em Rap do Ônibus, por exemplo, é retratada de maneira fiel – e ferrenha – a batalha que é enfrentar a precariedade do sistema de transporte urbano diariamente para ganhar uns trocados (ou um dim, como eles gostam de dizer).

O clima do disco é, realmente, mais pesado e mais ressento em relação a seus trabalhos anteriores. Nem só de revolta se faz o disco, entretanto. Em Azz Veizz, relata-se uma divertida corrida pela conquista do coração da musa inspiradora, e em Pode se Envolver temos um verdadeiro ode à parceiragem, alicerce básico na vida de qualquer um.

Mas é de volta à consternação, no entanto, que encontramos a mais brilhante peça do disco: Resident Evil revela um problema crônico no Brasil que, infelizmente está longe de ser solucionado – o consumo de drogas pesadas, que acaba com vidas e destrói estruturas familiares. O paralelo do dependente químico, em sua errante saga pelas ruas em busca de qualquer trocado para satisfazer aquilo que lhe corrói por dentro, e um zumbi do consagrado video game é simplesmente brilhante. Impossível não se solidarizar ao ouvir a faixa.

De nada valeria o talento e o irretocável flow se a produção não fosse condizente com o nível apresentado: Sendo assim, a mixagem e gravação de quase todas as faixas é assinada, mais uma vez, pelo DJ Caíque, cujo nome não é tão veiculado quanto o de Rashid, Emicida e Projota, mas que guarda enorme importância ao que vemos na cena Rap hodiernamente. Seu toque experiente dá um tom de autoridade ao presente trabalho, o que nos leva a concluir que o lugar de Projota, é junto aos seus, de fato, mas é, também, no rol de grandes rappers brasileiros.

Tracklist:

  1. "Desci a Ladeira" - 3:54
  2. "Pode se Envolver" - 3:22
  3. "Nós Somos Um Só" - 4:30
  4. "Mais do que Pegadas" - 3:50
  5. "Resident Evil" - 3:43
  6. "Rap do Ônibus" (Part. Terra Preta e Laudz) - 3:45
  7. "Vai clarear" - 3:51
  8. "Pode Correr" - 3:39
  9. "Ordem e Desordem" - 3:43
  10. "Azz Veizz" (Part. 3F’s) - 5:31
  11. "Carrinho de feira" - 3:03
  12. "A Cama" - 2:44
  13. "Pra Não Dizer que Não Falei do Ódio" - 4:21
  14. "64 Linhas" - 3:54
  15. "Em Volta da Fogueira" - 4:21
  16. "Créditos e Agradecimentos" - 8:48





Download:

MP3 128kbps


3 Responses so far.

  1. Da tríade, deste ano, que você citou, esse é, de longe, o melhor lançamento...

  2. Igor Gentil says:

    Uma coisa maravilhosa esse álbum. Sinceramente, eu ODEIO tanto rap quanto hip hop, mas esse álbum mudou a minha visão em relação a esse genero, talvez eu não goste tanto pq a maioria dos artistas(os mais populares) degradaram muito a imagem do genero (com letras voltadas pra putaria exacerbada e de exibir que tem muita grana) isso me incomoda, mas ProJota eu curti bastante. :)

  3. Bianca10bia says:

    eu amei...eu gosto muito do projota ♥

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.