sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Avatar

Stalaggh - "Discografia"

6 comentários
Gênero: Dark Ambient/Noise/Drone/Experimental/ABM
País: Holanda

Comentário: Antes de tudo, algumas coisas devem ser ditas... Quando se trata de uma banda como Stalaggh − onde as faixas-testes é que são lançadas e os álbuns não possuem mais do que 300 cópias − deve-se evitar usar a tag “discografia”. Ademais, embora você a tivesse completa, ainda assim e, digo isto por mera intuição, você teria a impressão de estar faltando algo; desta forma, o termo “discografia” aqui é mais simbólico do que propriamente factual, haja vista que a discografia de Stalaggh jamais estaria completa, por isso coloco discografia entre aspas. Do mesmo modo, enquadram-se as outras tags, as quais inutilmente tentam transmitir o som desta banda ou o que provavelmente você encontrará aqui.

Por fim, acredito que este post é tão-somente o resultado de 20 anos de existência, alguns meses de pesquisa e conversas com uma certa pessoa... Pois se o limite entre a miséria e a pobreza é passar fome, o limite entre gostar de músicas “estranhas” e ser um doente mental é Stalaggh!


Considerada pela NME uma das bandas mais difíceis de se ouvir de todos os tempos e por alguns como a representação da aniquilação de toda vida humana, Stalaggh supostamente fora formada em 2001, por quem?! Isto é algo que talvez nunca saibamos, pois os membros da mesma até hoje nunca deram as caras, nunca tocaram ao vivo, nunca deram uma entrevista, nem absolutamente nada (e provavelmente continuarão assim)... Tão-somente gravaram suas músicas − e devo ressaltar aqui: da forma mais experimental que já existiu, deixando todas as bandas, como Einstürzende Neubauten e Diagnose: Lebensgefahr (que seguem essa linha de experimentalismo não importando em qual segmento musical) no chinelo! − e pronto. De fato, não acredito que ficaram conhecidos por terem divulgado o que faziam. Acredito que, se a conhecemos hoje é porque algum X9 não satisfeito em obter a sua cópia, fez uma cópia para alguém e esse alguém fez para outro e assim foi até o material finalmente cair na internet. E, cá entre nós, ainda bem que o material vazou, hein?!

Stalag é uma palavra alemã e foi o nome de um dos campos de extermínio nazista, durante a II Guerra Mundial. O “G” e o “H” a mais dariam o sentido de “Holocausto Global”. Suas músicas são gravadas em instalações de hospícios e os vocais são feitos pelos próprios doentes que lá residem para que as emoções/sensações sejam absolutamente verdadeiras. Durante este processo, duas histórias ficaram muito conhecidas: 1º - um dos “vocalistas” convidados foi condenado por, aos 16 anos, esfaquear brutalmente sua mãe mais de 30 vezes. 2º - um dos “músicos” de Stalaggh foi quase assassinado por um dos “vocalistas” durante a gravação.

Se a música se consolidou ao longo dos séculos como uma forma de arte e a arte pode muito bem ser inspirada na fuga da realidade, o que Stalaggh faz é exatamente o contrário: a consolidação musical da realidade, em sua forma verdadeira: cruel e desesperadora. Então, aqui você não encontrará uma musicalidade aconchegante (você nem encontrará musicalidade!), nem letrinhas alegres e positivas (só há gritos), tampouco forças/vontade para seguir com a sua vidinha medíocre e paz espiritual, afinal, como disse o filósofo Nietzsche: “Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada”.





Projekt Nihil (2003)

Tracklist:
01. Projekt Nihil (34:41)

Download: Megaupload // Mediafire // Hotfile // Outros Links


Projekt Terrror (2004)

Tracklist:
01. Projekt Terrror (34:10)

Download: Megaupload // Mediafire // Hotfile // Outros Links


Nihilistik Terrror (2006)

Tracklist:
01. Projekt Nihil [Remix] (34:42)
02. Projekt Terrror [Remix] (34:11)
03. Untitled (05:00)

Download: Megaupload // Mediafire // Hotfile // Outros Links


Projekt Misanthropia (2007)

Tracklist:
01. Projekt Misanthropia (35:00)

Download: Megaupload // Mediafire // Hotfile // Outros Links


Pure Misanthropia (2008)

Tracklist:
01. Pure Misanthropia (45:13)

Download: Megaupload // Mediafire // Hotfile // Outros Links


Projekt Misanthropia:

6 Responses so far.

  1. Aquila Teofilo says:

    Baixando todos!

  2. Damien Willis says:

    Muito bom. Sinto-me como se estivesse num hospício que funciona em meio a uma metalúrgica, ou vice-e-versa.

  3. Ariel C. says:

     No youtube, quando fui pegar o audio para incorporar aqui, havia uma espécie de depoimento de um cara que por 5 anos trabalhou/viveu (essa parte não entendi) em um hospício. Ele dizia que esse som aí acontecia todas as noites!

  4. Angelo Noel says:

    Muito obrigado, Ariel! Stalaggh em 320kbps é só alegria!

    Grande abraço!

  5. A entrevista traduzida pelo groundcast:http://groundcast.com.br/entrevistas/entrevista-com-stalaggh-gulaggh/

  6. Pra completar essa discografia, só faltou mencionar a existência de uma faixa chamada "Untitled", foi gravada em 2005 e só vem em uma compilação (Anti-Geldof) ou no DVD Projekt Terrror - A Visualization

    Aproveito e coloco aqui a minha coleção deles: https://www.facebook.com/stalaggh/photos/a.502190269799.273946.7982919799/10155143303764800/?type=3&theater

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.