domingo, 9 de outubro de 2011
Avatar

Jorge Ben Jor - Samba Esquema Novo

0 comentários

Gênero: Sambalanço / Jazz / Bossa Nova
País: Brasil
Ano: 1963

Comentário: Para entender o disco de estréia de Jorge Ben é fundamental entender a efervescência cultural que o país passava no ínicio dos anos 1960. O advento da Bossa, a redescoberta do Samba e os primórdios do rock com a Jovem Guarda. Estes movimentos que, eram opostos ideologicamente na época, se encontram na música de Jorge Ben.

Diferente da concepção da Bossa Nova, Jorge Ben trouxe um balanço jamais antes visto na música popular brasileira. Retornou com aquela malandragem dos sambas de Noel Rosa. Sem parnasianismos. Fez do vocabulário de esquina, prosa. A fonética? Toma outro significado diante das interpretações de Jorge Ben. Em "Por Causa De Você, Menina", seu terceiro hit, Ben pronuncia: "Voxê passa e não me olha, mas eu olho pra voxê".

Os maiores destaques do disco estavam em "Mas Que Nada", "Chove Chuva" e "Por Causa de Você, Menina". O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, Ben já desfrutava o status de hitmaker nos EUA. Ainda que fosse por causa das versões de Sérgio Mendes para as suas canções. Mais recentemente, o grupo Black Eyed Peas fez uma versão para sua canção "Mas Que Nada".

Embora alguns críticos da época terem afirmado que as letras de Jorge Ben eram infantis e suas harmonias pobres e que ele não passaria de fenômeno passageiro. Sabemos que não foi isto que realmente aconteceu. Com o passar dos anos, Jorge soltou ainda mais as amarras para a experimentação. A cara do Rio de Janeiro, a cara do Brasil.

Site Oficial

Tracklist:
01 - Mas Que Nada
02 - Tim, Dom, Dom
03 - Balança Pema
04 - Vem Morena, Vem
05 - Chove Chuva
06 - É Só Sambar
07 - Rosa, Menina Rosa
08 - Quero Esquecer Você
09 - Ualá Ualalá
10 - A Tamba
11 - Menina Bonita Não Chora
12 - Por Causa de Você, Menina

Download: Megaupload Mediafire Hotfile Rapidshare 

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.