terça-feira, 1 de novembro de 2011
Avatar

Magma - Köhntarkösz

4 comentários


Gênero
: Progressive Rock/Zeuhl
País: França
Ano: 1974

Comentário:

Seguindo (depois de meses de atraso, procrastinação e vários pedidos - mentira só alguns mas atendo com carinho <3) retorno com o 4° álbum da discografia da banda francesa de rock progressivo Magma, idealizada pelo baterista Christian Vander conhecida por três fatos distintos além de sua música: cantar essencialmente em Kobaiano, lingua fictícia criada por Vander para contar a história de Kobaia, que pode ser acompanhada até aqui nos outros 3 posts da série, Kobaia(1970), 1001 Centigrades(1971) Mekanik Destruktiv Kommandoh(1973)e por ser criadora do gênero do rock progressivo conhecido como Zeuhl, um misto de opera, rock progressivo, jazz fusion e rock experimental (falando bem simplóriamente).


Bem, seguindo a história contada pelos álbuns da banda, Köhntarkösz é o que seria o primeiro ato da segunda trilogia do Theusz Hamtaakh, a história de Ëmëhntëhtt-Rê, que foi planejado inicialmente para ser um conjunto de 3 ciclos formados cada por 3 trilogias somando 9 álbuns,  cujo terceiro ato do primeiro ciclo é o álbum anterior, Mekanik Destrukiv Kommandoh e o segundo seria o álbum Wurdah Itah(1974) que eu pulei na discografia pelo fato de ser um álbum solo de Christan Vander, e não exatamente um álbum do Magma, mas será o próximo álbum que postarei. No entanto como pode-se observar pela incrível falta de cronologia da história ao longo dos álbuns, a idéia inicial de nove álbuns foi aparentemente (aparentemente, ressalto que a falta completa de cronologia nos levará a boas surpresas nos álbuns mais recentes da banda) colocada de lado após este álbum que vos posto, no entanto a história contida nele contarei a seguir (leia os outros posts pra entender a história até aqui).

Este é um dos mais sombrios álbuns do Magma, e não por acaso - esse é o álbum com o conceito mais obscuro e cheio de suspense. A história começa quando Köhntarkösz, um arqueologista, encontra a tumba do faraó Ëmëhntëhtt-Rê. Ao explorar a cripta, Köhntarkösz começa a ouvir vozes estranhas e visões bizarras que ele rapidamente identifica como partes da vida do faraó, e pouco a pouco as peças se encaixam formando a vida de um homem que passou a vida tentando entender o funcionamento do universo e buscando a imortalidade, mas que é assassinado próximo de conseguir seu objetivo. Depois de lentamente adentrar na cripta de Ëmëhntëhtt-Rê, Köhntarkösz finalmente chega a tumba do faraó própriamente dita e ao agitar a poeria sob o caixão de pedra a poeira que sobe libera esporos que fazem com que o arqueólogo instantaneamente entenda todo o progresso de Ëmëhntëhtt-Rê até o momento de sua morte. A partir de então, o arqueólogo passa a dedicar sua vida a completar o objetivo do faraó, que é contada em álbuns que só seriam lançados 30 anos depois.

Como de costume para o Magma, este álbum é épico, envolvente e enigmático, com muito menos vocais que os outros álbuns mas uma atmosfera ainda mais sombria e inspirada no Jazz Fusion que os outros álbuns. Recomendado, assim como toda a discografia da banda, por todos os motivos que fazem do Magma uma banda única: Seja seu estilo único, seja seu conceito único, ou a virtuosidade de Christian Vander.

Só por curiosidade, a última música do lado B, Coltrane Sundia (Descanse em Paz Coltrane), é uma homenagem póstuma ao saxofonista John Coltrane.

Vou tentar não atrasar muito o próximo capitulo, até breve.

Tracklist:

Lado Um
1- "Köhntarkösz (Part I)" (Christian Vander) – 15:22
2- "Ork Alarm" (Jannick Top) – 5:28

Lado Dois
3- "Köhntarkösz (Part II)" (C. Vander) – 15:55
4- "Coltrane Sündïa" (C. Vander) – 4:11

Links


Rapidshare//Crocko//Load.to//Megashare

4 Responses so far.

  1. xaropealex says:

    hahahah
    Muito bom!!!!
    Esperava a tempos, pô busquei até mas so pra membros convidados :-( onde encontrei informações.
    entao ainda nao vi o filme ... ajuda ai fazendo favor...

    Valeu. vc e eles estao nos meus ouvidos

    \m/\m/\m/\m/\m/

  2. xaropealex says:

    Entao amigo vai continuar a historia? To curioso pra ouvir o resto. Como dito anteriormente nao consigo o acesso das info( so pra membros) i ainda nao encontrei o tal Tristao e Isolda.
    Vc vai mesmo postar o - Wurdah Itah ?

  3. Forba says:

    Vou cara! Upando agora e posto amanhã ou quinta. Prometido! Confesso que foi a parte mais dificil de resenhar, começa a ficar dificil entender a história. Mas, já tá até no rascunho, desculpa a demora, saindo já já.

  4. Amigo, daria para postar em outro servidor de download? Megaupload se foi!
    Valeu!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.