sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Avatar

Manierisme - 過去と悲哀 (The Past and Sorrow)

1 comentários

Gênero
: Black Metal/Avant-Garde
País: Japão
Ano: 2010

Comentários:  Maneirismo foi um periodo da arte européia acontecido no final da Renascença, lá pelo início do séc. XVII, centralizado na Itália, onde uma das caracterísitcas mais exploradas nas obras era o zelo pela complexidade e profundidade das peças, com o objetivo de obter mais emoção e mais poder das obras. Manierisme é a palavra francesa pra esse movimento, que dá nome a uma - maravilhosamente surpreendente e exótica - one man band japonesa.

A primeira demo produzida por Jekyll, responsável por todos os instrumentos e vocais, foi lançada em 2003. No entanto, somente ano passado a banda lançou seu primeiro full-lenght, após no entanto ter lançado uma compilação de demos que fez bastante sucesso na internet, ainda em 2006. O que se pode esperar da sonoridade da disco é algo que poderia se imaginar, vindo do metal japonês, algo fora dos padrões. A parte visual da banda é bem interessante, todas as capas tem uma certa influência dos mangás de horror (que é uma parada que definitivamente é bem séria) e o próprio visual do Jekyll em suas fotos promocionais é bem nessa linha, algumas vezes explorando um pouco esse lado da cultura renascentista européia também.

Mas bem, estou enrolando pra falar sobre a sonoridade do cara por que realmente isso vai ser absurdamente difícil. Mas vou tentar. Há aqui, pra começo de conversa, aquele feeling darkthroniano de punk e uma gravação propositalmente prejudicada, com os vocais bem escondidos sob as guitarras e a bateria. No entanto os riffs vão além da simplicidade do Darkthrone pra ter uma grande influência nítida do DSBM de bandas como o Lifelover, ou seja, bem cativantes e sinistros ao mesmo tempo. Somado a isso, existe uma base no chamado "Raw Black Metal" que fica evidente em todos os pontos do disco. Bateria esporrante, sonoridade totalmente sinistra e vocais abafados ao máximo, embora eles se alternem de forma belíssima entre limpos, líricos e rasgados. Talvez a banda cuja influência seja mais evidente no disco é o Xasthur, embora o Manierisme tenha muitas peculiaridades e definitivamente não se limite a copiar influências.

Sei que não consegui expressar a sonoridade da banda, e sabendo disso, os convido então para baixar e escutar por si próprios.

MySpace

Tracklist:

1. 暗い現実 (Dark Reality) 01:10
2. 過去と悲哀 (The Past and Sorrow) 06:35
3. マニエリスム (Manierisme) 05:23
4. 頭の中の虫 (The Insect in the Head) 03:56
5. 今は失われた場所 (The Place That Was Lost Now) 04:52
6. 歴代の信念 (Successive Faith) 04:53
7. 永らかに眠り (An Everlasting Peaceful Sleep) 03:50
8.  呪われた運命 (The Fate That Was Cursed) 06:56
9. 葬式 (A Funeral) 00:48
10. 存在しない思い出 (The Memory That Does Not Exist) 04:48
11. 色褪せた写真 (The Photograph Which Faded) 03:44
12. 最後の詩 (The Poetry of Last Moments) 07:19
13. 不幸の中終わる (It Is Over in Misfortune) 03:32

Links:

Megaupload
Outros Links (Multiupload)

One Response so far.

  1. Luccas Camilo Cavalcante says:

    Nem só muito fã do gênero mas essa resenha fico linda, me instigou a baixar o dito disco :B

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.