quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Avatar

Antestor - Discografia

2 comentários

Gênero: Atmospheric Doom/Death (ínicio) - Symphonic Black Metal (depois)
País: Noruega
Periodo de Atividade: 1990-2007 / 2010-Atualmente

Comentário: Antestor é uma das bandas mais paradoxais que eu conheço! Formada em 1990 com o nome de “Crush Evil" por Lars Stokstad, Kjetil Molnes, Øyvind Hope e Erling Jørgensen, foi à primeira banda cristã de metal extremo da Noruega. Por isso digo que a banda é paradoxal, porque ele carrega todos os elementos do metal extremo em suas canções, performances e maneira de se vestirem, sempre com uma postura sombria, até chegando a usar corpse paint, mas o que dá o contraste tão peculiar é o fato de ser uma banda assumidamente cristã e expressarem isso em suas letras.

Isso gerou e ainda gera muita indignação no meio do metal extremo, tanto por parte dos ouvintes, quanto das outras bandas, indignação e repúdio tal, que rendeu várias ameaças aos membros do Antestor ao longo dos anos, sendo maiores e mais númerosas no ínicio. Com o tempo as ameças foram cessando e a ideia de uma banda cristã foi sendo mais aceita, mas muito gente ainda não aceita isso, principalmente os mais tr00s, e cristãos mais conservadores. Sei que muita gente vai torcer o nariz por ver ler “cristã” e "Black Metal" no mesmo texto, mas por mais antagônico que possa ser uma banda cristã tocar Black/Death/Doom Metal, musicalmente falando, os caras não deixam nada a desejar, possuindo uma sonoridade que vai agradar até os fãs mais tr00s, mas pra isso acontecer o ouvinte deve ter a mente aberta e despir-se de preconceitos.

O Antestor gerou muita polemica desde a sua criação, na época e durante o tempo que esteve ativa seus membros receberam várias ameaças de morte por parte de outras bandas de Black Metal que consideravam o fato de existir uma banda de metal extremo, que fosse declaradamente cristã um insulto e até uma afronta.  Chegando ao ponto de Euronimous, membro fundador da banda de Black Metal Mayhem declarar que tinha um plano para matar os integrantes do Antestor, mas no final das contas a banda saiu ilesa. E ironicamente algum tempo depois o baterista do Mayhem, Hellhammer, assumiu a bateria em dois dos álbuns do Antestor, "Det Tapte Liv" e "The Forsaken", e quando foi questionado por um site russo sobre o fato ele deu a seguinte declaração:

"Para ser honesto, isso (tocar para o Antestor) foi um grande "merda" para todos eles (colegas do Mayhem e gravadora). Vou repetir mais uma vez que eu decido o que eu faço e não só toco em bandas de Black Metal."

A banda teve várias formações ao longo dos anos, e por conta dessa troca constante de integrantes sofreu variações na sua sonoridade, passando de Doom Metal com influências de Death/Thrash para Symphonic Black Metal no Final.

Em 1991, ainda sobre o nome de Crush Evil, lançam sua primeira demo “The Defeat of Satan”. Então em 1993 resolvem mudar de nome para Antestor (que é “testemunhar” em latim) e lançam sua segunda demo "Despair". Nessas duas primeiras demos a banda faz um Doom/Death pesado e bastante atmosférico, criando um som onde predomina um clima sombrio e amedrontador. Vocais guturais ultra graves, variando com limpos bastante sombrios, guitarra com riffs lentos nas horas mais Doom, e rápidos nas passagens mais Death, com solos encaixando nas horas certas, bateria marca lenta, mas quando precisa solta uns pedais duplos, e o órgão que fica encarregado de ajudar na criação das atmosferas sombrias.

Seguindo essa mesma linha a banda lança em 1994 seu primeiro full-length, "Martyrium". Mas aqui já é possível notar uma influencia maior do Black Metal, com os guturais mais gritados e agudos alternando com os graves, guitarra com distorções também agudas e riffs mais rápidos, em tremolo. Também é possível perceber uma pitada de progressivo, como é o caso da canção “Depressive” que começa com um solo de piano.

Em 1997 a banda consegue um contrato com a gravadora Cacophonous Records, que também já foi a gravadora de bandas consagradas, como Cradle of Filth e Dimmu Borgir. E sob este selo lançam "The Return of Black Death". Nesse lançamento a sonoridade já está bem voltada para o Black Metal, deixando o Doom mais de lado e adicionando pitadas de Folk/Vinking. Aqui a banda cria atmosferas mais assombrosas, frias e hipnóticas, e rotulam o estilo como “Sorrow Metal”.

O Ano 2000 marca a saída do vocalista Kjetil Molnes, e quem assume o vocal é Ronny Hansen. Então em 2003 lançam um álbum, que é uma compilação dos seus dois primeiros demos, intitulado "The Defeat of Satan".

Antes de lançarem o proximo full-length, em 2005, eles lançaram em 2004 um EP, "Det Tapte Liv", que contém canções que os integrantes sentiram que não se enquadravam com o álbum “The Forsaken” lançado em 2005, e assim foram lançadas separadamente. As canções desse EP tem como destaque o piano, presente e quase que somente ele, em 3 das 5 canções.

Além do vocalista a banda sofreu outras mudanças no seu line-up, fazendo com que também mudassem seu estilo musical, estilo esse, que está presente no ultimo álbum da banda, lançado em 2005, chamado "The Forsaken", que não agradou muito os fãs mais antigos, justamente pela mudança de sonoridade, mas conseguiu boas criticas pelo publico especializado. A banda nessa sua ultima fase pode ser classificada como Symphonic Black Metal, mais vão muito além, com canções mais elaboradas, os integrantes demonstram bastatnte tecnica, com belos solos de guitarra, sons de pianos, tudo bem ajustado, encorpado e imponente, com belas ambientações, mesclando melancolia e brutalidade, se tornando um trabalho obrigatorio pra quem curte o estilo.

Em Março de 2007 a banda anunciou o fim de suas atividades, permanecendo inativos até 2010, quando assinaram contrato com a Bombworks Records, e já estão em processo de gravação de um novo álbum com lançamento previsto para 2012.

[Site/MySpace/LastFM]

Releases:

Álbum: Martyrium
Ano: 1994

Tracklist:

1.Spiritual Disease - (6:42)
2.Materalisic Lie - (3:13)
3.Depressed - (6:43)
4.Thoughts - (7:09)
5.Under the Sun - (5:00)
6.Inmost Fear - (5:38)
7.Searching - (3:00)
8.Martyrium - (2:59)
9.Mercy Lord - (6:40)

Megaupload/Mediafire/4Shared



Álbum: The Return of the Black Death
Ano: 1998

Tracklist:

1.Vinterferden - (1:21)
2.A Sovereign Fortress - (4:54)
3.Svartedauens Gjenkomst - (4:42)
4.Sorg - (6:14)
5.The Bridge of Death - (5:31)
6.Gamlelandet - (6:14)
7.Kilden - Lik En Endelos Elv - (6:23)
8.Kongsblod - (5:50)
9.Battlefield - (5:59)
10.Ancient Prophecy - (8:00)
11.Ildnatten - (2:05)

Megaupload/Mediafire/4Shared



Álbum: The Defeat of Satan
Ano: 2003

Tracklist:

1.Preludium - (0:54)
2.Demonic Seduction - (6:09)
3.Message from Hell - (3:45)
4.Lost Generation - (3:24)
5.Human - (5:03)
6.Jesus, Jesus Ver Du Hjå Meg - (3:16)
7.The Defeat of Satan - (9:04)
8.New Life - (7:37)
9.Jesus Saves - (8:26)
10.Knus Ondskapen - (1:03)

Megaupload/Mediafire/4Shared



Álbum: Det Tapte Liv
Ano: 2004

Tracklist:

1.Rites of Death - (3:46)
2.Grie - (3:32)
3.Last Season - (3:45)
4.Med Hevede Sverd - (4:50)
5.Det Tapte Liv - (2:46)

Megaupload/Mediafire/4Shared



Álbum: The Forsaken
Ano: 2005

Tracklist:

1.Rites of Death - (4:14)
2.Old Times Cruelty - (3:56)
3.Via Dolorosa - (5:09)
4.Raade - (3:28)
5.The Crown I Carry - (4:52)
6.Betrayed - (4:21)
7.Vale of Tears - (5:52)
8.The Return - (4:47)
9.As I Die - (4:51)
10.Mitt Hjerte - (3:18)

Megaupload/Mediafire/4Shared



2 Responses so far.

  1. Excelente banda. Gosto muito ;D

  2. Goremaregedom says:

    O povo quer ser muito true e deixa de valorizar bandas como essa! Só porque curtem Dimmu, Marduk e etc não significam que sejam satanistas e que não podem ouvir bandas cristãs! E mesmo se fossem o importante é o som, ja que a musica seja crista ou satanista não agride o físico do ouvinte ou não transmite ideias racistas, separatistas e etc (coisa que sou totalmente contra), as musicas transmitem apenas ideias espirituais, coisas que não existem. É só ouvir o the forsaken e verão que estão diante de uma das melhores bandas de black que já existiu, já ouvi muito Antestor e é simplesmente incrivel!!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.