quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Avatar

João Brasil - Discografia | Parte 1

2 comentários
Gênero: Brega/ Funk Carioca/ Soul/ Pop/ Electronic
País: Brasil (RJ) / Inglaterra (Londres)
Atividade: ??? - atualmente

Comentário“cantor, compositor, multi-instrumentista, mito, hitmaker underground, natureza subversiva, gênio para alguns, viciado em comunicação e música pop, faz músicas bem-humoradas e sarcásticas, ou seja, um cara legal.”

João Brasil é provavelmente mais reconhecido na blogosfera como produtor de mashups e Dj, mas ele vai um pouco além disto. Formado em publicidade e com um diploma da faculdade norte-americana Berklee College of Music, João Brasil parece misturar muito bem as duas áreas, já que é um hitmaker de sucesso.
Não existem barreiras para seus mashups, e não guarda nenhum remorso ao misturar Beatles com Mr. Catra, Jay-Z com Luiz Caldas, Bob Dylan com Olodum, Napalm Death com Cauby Peixoto, ou até mesmo 'Enter Sandman' do Metallica com 'Dança do Creu' do MC Creu.

Um de seus projetos mais significativos e famosos na rede também envolve mashups. Em 2010 o músico se comprometeu com o blog 365 Mashups, inspirado no calendário musical de Hermeto Pascoal, onde se comprometeu com a ambiciosa missão de produzir um mashup por dia durante o ano todo (enquanto dividia-se com seu mestrado)! E ele cumpriu zelosamente sua promessa, além de ter dado origem à algumas várias misturas realmente sensacionais.

Chegou também a separar algumas e lançar na rede (na realidade ele lança tudo de graça na rede) como EPs, o que deu origem a algumas compilações como "Let It Baile", analogia ao disco Let It Be (1970) dis Beatles, de onde saiu uniões como o funk carioca, ou "Black Album Brasil", analogia ao disco Black Album do Jay-Z sob a mesma fórmula de re-utilizar o disco, e ainda "Tom Jobim Loves Baile Funk", que vocês já podem imaginar... Certo? Também podemos citar "Mash Mash Carnaval Hits", compilação que não leva a participação de um músico específico, mas sim onde ao menos uma das músicas utilizadas na mistura tenha samba carnavalesco, ou outro tipo de samba.


Mas o mestre brasileiro dos mashups não sabe fazer só isso. Lançou em 2009 o disco "Big forbidden dance", onde misturou nada menos que 130 samples em apenas nove músicas. Unindo músicas dos anos 70 com hits que estourariam meses antes, ou aproximar Iron Maiden e seu heavy metal com Kaoma e sua lambada, ele pode ser visto como um assassino, torturador, ou demolidor de preconceitos.
Entretanto já havia lançado em 2007 algo totalmente inédito e original: "8 Hits". Nele João Brasil mostrou que também sabe fazer suas próprias tosqueiras, e não 'apenas' brincar com a dos outros. Utilizando de um pop dos anos 90, funk carioca e soul, deu origem a uma verdadeira pérola que lhe garantiu até uma passagem ao Domingão do Faustão e várias no extinto Mucho Macho da MTV, onde sua música "Baranga" se tornou o tema das encalhadas e dos guerreiros e muito idolatrado por Mionzera.
O som é brega, as letras também e estão cheias de ironia. Mas também contem indícios fortes de um músico multinacional, por dentro da cultura pop e que convive com várias tribos, entre elas os hipsters.

João é carioca, mas mora em Londres, onde fez mestrado de design em mídia interativa na Middlesex University e se apresenta nas festas inglesas de música brasileira do Club Popozuda. Também participa de eventos na Alemanha, Holanda e França.
Recentemente lançou o single "L.O.V.E. Banana", música e clipe que exalam o clima tropical de nosso país e que possui a participação de Lovefoxxx (vocalista do CSS), Marina Fasolina (ex-Bonde do Rolê) e Gaby Amarantos, a Beyoncé do Pará.



Sem dúvidas João Brasil causa 'nojinho' nos puristas. Mais eclético que puta falida da Rua Augusta, faz um verdadeiro trabalho arqueológico. Quando uma música não te agrada, ele sempre dá um jeito de reaproveitá-la, misturando-na em outra, criando assim algo novo, mas ainda velho, e te quebra ganhando um novo hit.
Bom, mas nada melhor que as palavras do próprio mito: “Eu tento juntar as coisas que, teoricamente, não combinam. É um processo bem experimental mesmo: tenho a ideia e experimento. A pista é para ser divertida, um lugar de confraternização, sem preconceitos, onde todos possam dançar juntos com suas diferenças.”.

Aqui trago a mixtape Big Forbidden Dance e o álbum 8 Hits.



Big Forbidden Dance
Tracklist:
1 – Mia too sexy in the bathroom (4:03)
2 – Sensual roll (3:48)
3 – Orgasmadance (4:19)
4 – This is how we dance (3:42)
5 – Classic baby (3:19)
6 – Square screw (3:44)
7 – I want it now (3:49)
8 – Low money (5:32)
9 – Big lambada (5:36)
Mediafire//Megaupload




8 Hits
Tracklist:
1. Baranga
2. Quero fazer amor
3. Mamãe, virei capitalista
4. Supercool
5. Elisa
6. O carnaval acabou com meu fígado
7. Mônica Valvogel
8. Pau Molão
9. Cobrinha Fanfarrona
10. Don’t go to Australia
Mediafire//Megaupload

2 Responses so far.

  1. Sérgio Rossini says:

    Mash Mash Carnaval Hits é sensacional!

  2. Eu lembro dele no FAUSTÃO, mano huauhahua

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.