sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Avatar

Ronnie Von - A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nunca Mais

2 comentários
Gênero: Rock Psicodélico/ Rock'n'roll
País: Brasil
Ano: 1969

Comentário: E agora com vocês ele, o Príncipe metrossexual que travou batalhas para proteger o Reino de Parassempre contra o malévolo e sanguinário Império de Nunca Mais: Ronnie Von!

Pode até parecer estranho (significa), principalmente para as almas mais jovens, mas Ronnie Von tem um passado muito mais curioso, divertido e significativo que o que provavelmente imagina. Há ainda quem não saiba nada sobre o Príncipe, apelido este que ganhou quando apresentava seu programa "O pequeno mundo de Ronnie Von", baseado no conto infantil "O pequeno príncipe" (programa que tinha como elenco fixo os integrantes do Os Mutantes), e só o conheçam como apresentador. Bom, isso aí foi lá em 1966, na TV Record, mesmo ano em que lançaria seu primeiro disco, "Ronnie Von - Meu Bem", contendo o sucesso "Meu Bem" (sua versão em português para "Girl" dos Beatles). No ano seguinte em "Novo Ídolo" conseguiu novamente chamar a atenção, desta vez principalmente pela música "A Praça" (autoria de Carlos Imperial) que viria a se tornar o tema do programa "A Praça É Nossa".

Assim seguiu-se até 1996, onde completou 18 discos e nunca mais voltara a lançar algo. Mas sua discografia é interessante pelo seguinte: Sua carreira se iniciou em plena Jovem Guarda, onde se aproveitou dela para fazer suas músicas, tendo certamente as mesmas influências de tantos outros músicos da época, como Beatles e Elvis Presley — apesar disto nunca foi ao famoso programa apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia e cujo nome era realmente "Jovem Guarda", que popularizou o termo. Mas seu programa era igualmente um sucesso e concorrente direto.
E o Príncipe seguiu mais ou menos essa linha de Jovem Guarda até o quarto disco, conhecido como "Ronnie Von 3", 1967 (ele tem 18 discos e ao menos 10 deles são homônimos...).

E o que aconteceu depois do quarto disco?
Ah sim, boa pergunta pois é aí que nos aproximamos da intenção deste post. À partir de "Ronnie Von" (1969) Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira cai de ponta na piscina do rock psicodélico. Neste disco homônimo, além de "A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nunca Mais" e "A Máquina Voadora", o músico e apresentador deixou se levar por suas influências, que estava consumindo naquela época, lhe garantindo três grandes pérolas do rock nacional.
Aqui eu destaquei A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nunca Mais, que é talvez o mais exponencial de sua carreira em relação ao rock psicodélico. Bom, para mim é, para a crítica também é, e para os fãs, aí eu não sei bem...

Mas minha dúvida é compreensiva, levando em conta que o Mãe de Gravata desvirtuou sua carreira e certamente não agradou geral. E ele soube disso logo da própria gravadora que, desapontada, desacreditou no valor comercial deste(s) disco(s) e foi um verdadeiro fracasso. Atualmente, por ironia, são consideradas relíquias e valem pequenas fortunas.
De fato não é somente pelo valor histórico, cultural e etc, mas pela sonoridade, letras, encarte e título, de indiscutível qualidade e do descobrimento de um Ronnie Von que poucos conheciam ou conhecerão.

Mas finalizando esta resenha, deixo a dica para que olhem em direção da discografia desta lenda da música e televisão brasileira, indiscriminavelmente do primeiro ao último disco.

SIGNIFICA!?

Site//LastFM//Discografia

Tracklist:
1. De Como Meu Herói Flash Gordon Irá Levar-me de Volta a Alfa Do Centauro, Meu Verdadeiro Lar
2. Dindi
3. Pare de Sonhar Com Estrelas Distantes
4. Onde Foi (Morning Girl)
5. My Cherie Amour
6. Atlântida
7. Por Quem Sonha Ana Maria
8. Mares De Areia
9. Regina E O Mar
10. Foi Bom
11. Rose Ann
12. Comecei Uma Brincadeira (I Started A Joke)

Download / Comprar

2 Responses so far.

  1. Massa! Curto muito esse álbum!
    Tenho a discografia dele em MP3 e curto muito todos os discos. Os primeiros são fantásticos. A discografia desse cara e um obra prima!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.