segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Avatar

Legião Urbana - Discografia

11 comentários
Gênero: Rock / Pop Rock / Alternative Rock / Post-Punk
País: Brasil
Anos em Atividade: 1982 - 1996

Comentário: Uma das mais famosas bandas de Rock brasileiras, Legião Urbana acumulou uma verdadeira LEGIÃO de fãs incondicionais. Você, leitor, provavelmente conhece alguém que muito se inspira nas canções da Legião e nas ideias de Renato Russo, principal cabeça idealizadora da banda. Ou talvez você mesmo se encaixe nesta descrição. E não é de menos. O feeling presente nas poéticas e inteligentes composições de Renato e sua turma é apaixonante.

A Legião Urbana surgiu em 1982 das cinzas da banda Aborto Elétrico, uma banda Punk brasiliense cujos membros também vieram a integrar o Capital Inicial. Legião Urbana manteve, em seus primeiros anos, as temáticas críticas do Aborto Elétrico, mas se manteve com sonoridades mais brandas, muito voltadas ao Post-punk e, mais tarde, canções com pesada carga sentimental e reflexiva.

Depois de alguma inconstância em sua formação no começo, a banda se estabilizou com Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, este último que viria a sair da banda mais tarde. Lançaram em 1985 seu primeiro álbum, homônimo, já composto por canções famosas, como "Será",  "Geração Coca-Cola" e "Ainda É Cedo", esta que encanta pelo delicioso trabalho dos instrumentos, especialmente da guitarra. Destaco ainda as belas canções "O Reggae", e "Soldados". O álbum já mostra as interessantes estruturas das canções compostas pela Legião Urbana, muitas vezes sem refrões, versos sem rimas e melodias irregulares, mas sem nunca perder a magia, a poesia presente em cada momento.

"Dois" é o segundo álbum, com uma produção melhor, e uma avalanche de maravilhosas canções. O álbum já começa com "Daniel na Cova dos Leões" (é interessante como muitos títulos de canções da Legião são assim, curiosos e aparentemente nada relacionados com suas músicas) que é uma das melhores e mais subestimadas canções da banda. "Eduardo e Mônica" revela o gosto pelas coisas simples, muito recorrente nos lançamentos seguintes. Além das famosas "Tempo Perdido" e "Índios", o álbum traz de presente "Música Urbana 2" e a lindíssima, profunda e paradoxal "Andrea Doria".

Lançado em 1987, "Que País É Este" traz uma série de canções do tempo do Aborto Elétrico, fazendo assim, o álbum mais Punk da Legião Urbana. Mas o álbum não deixou de lado a face mais suave da banda, com um pouco de sentimentalismo em "Eu Sei" e "Angra dos Reis". O lançamento do álbum, num país que passava por uma mudança política, levou a Legião a ter muito sucesso.

"As Quatro Estações", lançado em 1989, é dito como um dos mais inspirados da banda. O álbum representa também uma mudança na banda, agora muito mais voltada para um lado mais sentimental. O álbum é iniciado por "Há Tempos", uma canção carregada de feeling, seguida pela bela "Pais e Filhos", o que já é o suficiente para ganhar o coração de qualquer um... mas canções como "Eu Era um Lobisomem Juvenil" e "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" deixam o álbum ainda mais maravilhoso. É interessante ainda a forte presença de religião nas letras das canções deste álbum.

O apelo sentimental seria ainda mais intenso no álbum seguinte, "V", de 1991. Neste período, a música da Legião Urbana muito se mistura com a vida pessoal de Renato Russo. "V" reflete as reviravoltas em sua vida. Renato, que já assumia sua homossexualidade, logo descobriu que era portador de AIDS e se afundou no uso de drogas. A melancolia está espalhada por todas as canções de "V", e parece sufocar em "O Teatro dos Vampiros" e "Vento no Litoral". Vale o destaque para a magia da linda "A Montanha Mágica", para a longa e intensa "Metal Contra as Nuvens" e para a alegre simplicidade rotineira de "O Mundo Anda Tão Complicado". O descompromisso com rimas e refrões nunca foi tão constante (e continuará assim nos álbuns seguintes), o que parece garantir melodias ainda mais profundas.

Dois anos depois, o álbum "O Descobrimento do Brasil" parece mais alegre. "Vinte e Nove" inicia o álbum deixando a sensação de superação e esperança. "Perfeição" retoma a temática crítica com uma ironia genial e incomparável. "Os Anjos" apresenta uma receita de intolência e injustiça. Coisas simples são valorizadas na faixa título, em "Vamos Fazer um Filme", em "Um Dia Perfeito" e em "Giz". Esta última, juntamente com "Só por Hoje" revelam que a tristeza ainda afetam Renato Russo.

A doença do cantor piorou muito nos anos seguintes, o que dificultou a gravação de "A Tempestade ou O Livro dos Dias", que foi realizada após longo tempo de afastamento dos membros da banda. Neste tempo, Renato compôs, ao que me parece, as canções suas canções mais melancólicas, profundas e pessoais, como "Soul Parsifal", "Longe do Meu Lado" e "Esperando por Mim". O álbum, porém, também tem canções com temas diferentes. O afeto por coisas simples aparece novamente em "Leila", e "Dezesseis" destoa o álbum com um Rock n' Roll contando a história da morte de um adolescente. "A Via Láctea" é a grande canção do álbum: talvez a mais triste da banda, a canção revela o conformismo com a tristeza, e prediz a morte de Renato, que aconteceria poucos dias após o lançamento do álbum. O evento marca o fim da Legião Urbana.

No ano seguinte, é lançado um álbum, composto principalmente por gravações que foram deixadas de lado em lançamentos anteriores. Tratado como a história da vida da Legião Urbana, "Uma Outra Estação" traz, em sua primeira faixa, a apresenação de cada membro da banda, uma gravação feita anos antes. As canções deste álbum são menos melancólicas, abordando temas diversos e algumas vezes incompletas, como "Sagrado Coração", cuja letra não foi gravada, ficando apenas a gravação instrumental. Destaque para "Clarisse", bela canção que faz lembrar Christiane F." O álbum é encerrado com "Travessia do Eixão", uma canção muito bem humorada do tempo dos jovens músicos brasilienses no final dos anos 70.

É fundamental, no entanto, destacar as gravações ao vivo da Legião Urbana. São encantadores os comentários de Renato Russo, as uniões de diferentes canções numa mesma faixa e, é claro, o feeling presente em quase todo registro musical ao vivo. "Música para Acampamentos" foi o único disco ao vivo lançado durante a existência da banda, e conta com uma seleção fantástica. Insiro o comentário pessoal de minha namorada, que destaca que há uma lógica na ordem das canções do álbum. Detaco ainda a canção "Soldados", cuja execução é indizível. Há o disco Acústico MTV, com belas versões acústicas e alguns covers bacanas. "Como É que Se Diz Eu Te Amo" é um belo registro, bastante autêntico e com canções de vários álbuns.

Site Oficial // LastFM

Álbuns de Estúdio:

Ábum: Legião Urbana
Ano: 1985

Tracklist:
01 - Será
02 - A Dança
03 - Petróleo do Futuro
04 - Ainda É Cedo
05 - Perdidos no Espaço
06 - Geração Coca-Cola
07 - O Reggae
08 - Baader-Meinhof Blues
09 - Soldados
10 - Teorema
11 - Por Enquanto


Download:
(84mb, 320kbps)
FileFlyer




Ábum: Dois
Ano: 1986



Tracklist:
01 - Daniel na Cova dos Leões
02 - Quase Sem Querer
03 - Acrilic on Canvas
04 - Eduardo e Mônica
05 - Central do Brasil
06 - Tempo Perdido
07 - Metrópole
08 - Plantas Embaixo do Aquário
09 - Música Urbana 2
10 - Andrea Doria
11 - Fábrica
12 - Índios


Download:
(107mb, 320kbps)
FileFlyer


Ábum: Que País É Este
Ano: 1987


Tracklist:
01 - Que País É Este
02 - Conexão Amazônica
03 - Tédio (com um T Bem Grande pra Você)
04 - Depois do Começo
05 - Química
06 - Eu Sei
07 - Faroeste Caboclo
08 - Angra dos Reis
09 - Mais do Mesmo


Download:
(83mb, 320kbps)
Ziddu



Ábum: As Quatro Estações
Ano: 1989

Tracklist:
01 - Há Tempos
02 - Pais e Filhos
03 - Feedback Song for a Dying Friend
04 - Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto
05 - Eu Era um Lobisomem Juvenil
06 - 1965 (Duas Tribos)
07 - Monte Castelo
08 - Maurício
09 - Meninos e Meninas
10 - Sete Cidades
11 - Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar


Download:
(105mb, 320kbps)
FileFlyer



Ábum: V
Ano: 1991

Tracklist: 
01 - Love Song
02 - Metal Contra as Nuvens
03 - A Ordem dos Templários
04 - A Montanha Mágica
05 - O Teatro dos Vampiros
06 - Sereníssima
07 - Vento no Litoral
08 - O Mundo Anda Tão Complicado
09 - L´âge D´or
10 - Come Share My Life


Download:
(113mb, 320kbps)
FileFlyer || DepositFiles


Ábum: O Descobrimento do Brasil
Ano: 1993

Tracklist:
01 - Vinte e Nove
02 - A Fonte
03 - Do Espírito
04 - Perfeição
05 - O Passeio da Boa Vista
06 - O Descobrimento do Brasil
07 - Os Barcos
08 - Vamos Fazer um Filme
09 - Os Anjos
10 - Um Dia Perfeito
11 - Giz
12 - Love in the Afternoon
13 - La Nuova Gioventú
14 - Só por Hoje


Download:

(118mb, 320kbps)
FileFlyer || Cramit || DepositFiles


Ábum: A Tempestade ou O Livro dos Dias
Ano: 1996

Tracklist:
01 - Natália
02 - L´Avventura
03 - Música de Trabalho
04 - Longe do Meu Lado
05 - A Via Láctea
06 - Música Ambiente
07 - Aloha
08 - Soul Parsifal
09 - Dezesseis
10 - Mil Pedaços
11 - Leila
12 - 1º de Julho
13 - Esperando por Mim
14 - Quando Você Voltar
15 - O Livro dos Dias


Download:
(155mb, 320kbps)
DepositFiles


Ábum: Uma Outra Estação
Ano: 1997

Tracklist:
01 - Riding Song
02 - Uma Outra Estação
03 - As Flores do Mal
04 - La Maison Dieu
05 - Schubert Ländler
06 - Clarisse
07 - A Tempestade
08 - High Noon (Do Not Forsake Me)
09 - Comédia Romântica
10 - Dado Viciado
11 - Marcianos Invadem a Terra
12 - Antes das Seis
13 - Mariane
14 - Sagrado Coração
15 - Travessia do Eixão


Download:
(139mb, 320kbps)
DepositFiles


Álbuns Ao Vivo:

Ábum: Música para Acampamentos (Ao Vivo)
Ano: 1992

Tracklist:
CD 01:
01 - Fábrica
02 - Daniel na Cova dos Leões
03 - Canção do Senhor da Guerra
04 - O Teatro dos Vampiros
05 - Ainda é Cedo
06 - Gimme Shelter
07 - Baader-Meinhof Blues
08 - A Montanha Mágica
09 - Eu Sei
10 - Índios

CD 02:
01 - A Dança
02 - Mais do Mesmo
03 – Soldados
04 - Música Urbana 2
05 - On the Way Home
06 - Maurício
07 - Há Tempos
08 - Pais e Filhos/ Stand By Me
09 - Faroeste Caboclo
10 - Rhapsody in Blue

Download:
(206mb, 320kbps)
DepositFiles



Ábum: Acústico MTV (Ao Vivo)
Ano: 1999

Tracklist:
01 - Baader-Meinhof Blues
02 - Índios
03 - Mais do Mesmo
04 - Pais e Filhos
05 - Hoje a Noite Não Tem Luar
06 - Sereníssima
07 - Teatro dos Vampiros
08 - On the Way Home/Rise
09 - Head On
10 - The Last Time I Saw Richard
11 - Metal Contra as Nuvens
12 - Há Tempos
13 - Eu Sei
14 - Faroeste Caboclo

Download:
(156mb, 320kbps)
FileFlyer


Ábum: Como É Que Se Diz Eu Te Amo(Ao Vivo)
Ano: 2001

Tracklist:
CD 01:
01 - Será
02 - Eu Sei
03 - La Nuova Gioventú
04 - Ainda É Cedo / Gimme Shelter
05 - Daniel na Cova dos Leões
06 - Vinte e Nove
07 - Um Dia Perfeito
08 - Os Anjos
09 - 1965 (Duas Tribos)
10 - Monte Castelo
11 - Quando O Sol Bater na Janela do Teu Quarto
12 - Geração Coca-Cola
13 - O Teatro dos Vampiros
14 - Meninos e Meninas / O Mundo Anda Tão Complicado

CD 02:
01 - Faroeste Caboclo
02 - Pais e Filhos
03 - Tempo Perdido
04 - Giz
05 - O Descobrimento do Brasil
06 - Eduardo e Mônica
07 - Vento no Litoral
08 - Há Tempos
09 - Índios
10 - Perfeição / O Bêbado e o Equilibrista / Lithium / Metal Contra as Nuvens
11 - Andrea Doria
12 - Vamos Fazer um Filme
13 - Que País É Este / Cajuína / Pintinho Amarelinho / Aquele Abraço/Metal Contra as Nuvens

Download:
(175mb, 192kbps)
DepositFiles


Ábum: As Quatro Estações (Ao Vivo)
Ano: 2004

Tracklist:
CD 01:
01 - Fábrica
02 - Daniel na Cova Dos Leões
03 - O Reggae
04 - Há Tempos
05 - Meninos e Meninas
06 - Pais e Filhos
07 - Maurício
08 - Feedback Song for a Dying Friend
09 - 1965 (Duas Tribos)
10 - Monte Castelo
11 - Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar

CD 02:
01 - Ainda É Cedo
02 - Geração Coca-Cola
03 - Eu Sei
04 - Angra dos Reis
05 - Tempo Perdido
06 - Soldados
07 - Quase Sem Querer
08 - Será
09 - Índios / Faroeste Caboclo

Download:
(220mb, 320kbps)
DepositFiles



>> Encontrou algum post off? Avise nos comentários ou no chat e logo reupamos.

11 Responses so far.

  1. Edugames150 says:

    Show de bola! Valeu por essa discografia, postado no dia que eu precisei. Valeu Pignes!

  2. Dante says:

    e com essa, perderam um leitor. abs

  3. Rômulo Alexander says:

    É bom saber que lhe ajudamos, Edu! Valeu!

  4. E devemos ter ganhado mais um bocado! :]

  5. Caio says:

    Opa! Adoro Legião Urbana. Só acho que vocês podiam ter dado destaque às faixas "Por Enquanto" no primeiro álbum e "Fábrica" no Dois, essas faixas são ótimas. Pra mim o melhor deles é o V, mas o Dois e o Que País É Esse também são excelentes. Flw!

  6. Daniel Gudar says:

    Excelentte post essa discografia, texto interessante e... O q eu mais curti foi vc colocar a qualidade de áudio e o tamanho do arquivo na descrição, nunca tinha reparado nesse tipo de info antes de baixar arquivos... nice nice very nice

  7. Wesley Borges says:

                velhooooo . melhor blog que já vi .      todas as discografias impecaveis, muito bom mesmo.

  8. hadnan says:

    Boa tarde,
    parabéns pelo post e blog, ótimos.

    Todos os links do depositfiles estão quebrados, infelizmente ):

  9. Anônimo says:

    os links do DEPOSITFILES estão todos off..
    fico agradecido desde ja se vc concertar

  10. mas eu tenho q pagar nesse FileFlyer nem teve jeito de eu baixar, flw

  11. Olá pignes Os Links do depositfiles estão Off, por Favor concerta-os!!! Obrigado.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.