quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Avatar

Childish Gambino - Camp

1 comentários




Gênero: Underground Hip Hop
País: Estados Unidos
Ano: 2011

Comentário: Childish Gambino é o rapper alias de Donald Glover. O curioso nome artístico tem uma origem ainda mais curiosa: Donald tirou seu nome do Wu-Tang Clan Name Generator. Um site de brincadeira na internet. Muitos devem conhecer Donald Glover como o "Troy Barnes" do genial seriado americano "Community". Donald além de ator e rapper é escritor e comediante stand-up.
Camp é o primeiro álbum fisicamente lançado de Glover. Outros 2 álbuns foram digitalmente disponibilizados na internet antes deste.
Logo após dar play em Camp, já se percebe que não se trata de um rapper tradicional. Uma faixa com um coro feminino e um tom épico lança o rap emocionalmente forte de Gambino. O que vemos ao longo destas 13 faixas não é o tradicional "ghetto talk" que vemos nas letras de dezenas de rappers 24h por dia na MTV Hits. Donald Glover implanta seu humor ácido, insegurança, questões existenciais e pessoais em seu rap, criando uma persona única como "eu lírico" de suas músicas.
As letras ilustram claramente a decepção de Glover pelo preconceito que sofre por não ser um rapper que "fala com o gueto". Por várias e várias passagens ele destila com ironia, humor e raiva as frustrações de ter sido um 'outsider' por toda a vida, como ser chamado de Oreo (Preto por fora e branco por dentro) e que curiosamente após se tornar ator e rapper, não sofre mais. Sem contar que em vários momentos Glover faz uma auto-paródia, ironizando seu próprio estilo e atitude.
Musicalmente, Camp é bastante variado, passando por faixas épicas, como Outside, temos faixas em que além de fazer seu rap Donald arrisca cantar refrões grudentos, como Fire Fly e Heartbeat.
O ponto alto do álbum é Bonfire, em que uma letra frenética e forte acompanha o rap raivoso de Gambino com uma voz quase rasgada:
"Why all these black actors gotta rap some? // I don't know, all i know is i'm the best one"
"These rappers, they don't know what to do // cause all i did was act me like a Looney Tune // I'll give you all of me until there's nothing left"
Resumindo, Camp apresenta um Hip Hop que foge bastante dos padrões de sucesso americano, apresentando uma mescla interessante de pop, hip hop, humor, drama e referências à cultura pop.


Site Oficial // Last.FM

Tracklist:

1.Outside
2. Fire Fly
3. Bonfire
4. All the Shine
5. Letter Home
6. Heartbeat
7. Backpackers
8. L.E.S.
9. Hold You Down
10. Kids (Keep Up)
11. You See me
12. Sunrise
13. That Power

Download:
BayFiles

One Response so far.

  1. Só pra constar: Respected Assassin seria meu Wu-Tang Clan Name huauhahua

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.