domingo, 15 de janeiro de 2012
Avatar

Common - The Dreamer/The Believer

2 comentários
Gênero: Hip Hop / Rap
País: Estados Unidos
Lançamento: 20/12/2011

Comentário: Lonnie Corant Jaman Shuka Rashid Lynn Jr. conseguiu lançar mais álbuns, ao longo de sua carreira, do que a quantidade de sobrenomes que carrega. Como não sobraria espaço pra mais nada na capa de seus trabalhos se ali colocasse toda sua extensa graça, decidiu se batizar de Common Sense para dar vida à sua arte. Diretamente dos guetos de Chicago, deixou o Sense pelo caminho e, simplesmente como Common, lançou nove álbuns que o ajudaram a colocá-lo entre os grandes rappers.
Seu prestígio, no entanto, poderia ser muito maior, se houvesse plena justiça na relação entre qualidade de um trabalho e reconhecimento do público e mídia. Essas constatações o elevam ao patamar de mais subestimado rapper da história. Com o seu nono álbum, The Dreamer/The Believer (Warner Bros, 2011), entretanto, Common de desprendeu um pouco desse estigma por meio de uma ótima recepção por parte da crítica especializada.
O conteúdo do disco é realmente profundo. Tratando sempre de otimismo e persistência, consegue não cair no clichê das frases feitas e das citações adaptadas de livros de auto ajuda. Algumas faixas conseguem figurar, logo de cara, entre as melhores de toda sua carreira. Os arranjos estão bem diferentes, mais maduros e, de certo modo, mais ousados, pois saem completamente do que poderíamos considerar como sua zona de conforto. Como destaque, Blue Sky é extremamente cativante, e Ghetto Dreams dá o tom de como será o disco de parceria com Nas, o Nas.Com, que sairá neste ano - gerando uma baita expectativa.
Common não é mais nenhum garoto. Fará quarenta anos em 2012. Ainda assim, mostra que o fôlego e a percepção das coisas se aperfeiçoa ao longo dos anos. Não se pode dizer que o Hip Hop não esteja bem servido, de fato, mas quando vemos gente como Gucci Mane ou Wacka Flocka Flame sendo aclamada, quando só falam de carros, dinheiro e vadias; ou ainda Wiz Khalifa e Mac Miller, que só promovem adoração à erva, nos dá um pouco de saudade da boa e velha forma do conteúdo. Common disse, logo no título, em seu álbum de 1997, que um dia tudo faria sentido. Esse dia chegou. Esse disco chegou.


[ MySpace / LastFM ]

Tracklist:
  1. "The Dreamer" (featuring Maya Angelou) - 5:53
  2. "Ghetto Dreams" (feat. Nas) - 3:54
  3. "Blue Sky" - 4:03
  4. "Sweet" - 3:36
  5. "Gold" - 4:19
  6. "Lovin' I Lost" - 3:51
  7. "Raw (How You Like It)" - 3:55
  8. "Cloth" - 4:34
  9. "Celebrate" - 4:03
  10. "Windows" - 4:00
  11. "The Believer" (feat. John Legend) - 3:43
  12. "Pops Belief" - 4:55


Bayfiles / Outros Links

2 Responses so far.

  1. jarmane says:

    E ainda por cima com uma carreira sólida de ator. Dá pra ver ele todo domingo no seriado Hell on Wheels

  2. Moss says:

    Excelente, tomei um susto quando ouvi que tive que procurar uma resenha sobre o disco, falou tudo!!! 

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.