segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Avatar

Howard Shore - The Lord of the Rings - Discografia

5 comentários
Gênero: Soundtrack/ Orquestrado
País: Nova Zelândia/ Reino Unido
Ano: 2001, 2002 e 2003
Compositor: Howard Shore/ London Philharmonic Orchestra/ London Voices e participação da New Zealand Symphony Orchestra

Comentário: Senhor dos Anéis e sua influência sobre a música:
Muitos músicos e bandas também inspiraram-se não só no Senhor dos Anéis como em outras obras de Tolkien. As letras de músicas de algumas bandas dos anos 1970 é recheada de referências à obra do autor. Led Zeppelin é provavelmente o mais famoso grupo diretamente inspirado em Tolkien, e possui quatro músicas com referências explícitas, como Ramble On e The Battle of Evermore. Outras bandas dos anos 1970 inspiradas no autor são Camel, Rush e Styx. The Beatles pode até não ter sido musicalmente influenciados, mas eles tinham a intenção de fazer um filme baseado em O Senhor dos Anéis. A idéia não saiu do papel, se é que chegou a ele. A banda alemã Improved Sound Limited, em seu segundo album, gravou a música "The dark lord", referência direta ao senhor dos aneis e Tolkien.

Mais tarde, nos anos 1980 e 90, bandas de metal encontraram lugar para Tolkien em suas músicas, muitas vezes usando a parte má da obra dele, os personagens e hostes ruins. As bandas alemãs Blind Guardian que possui entre outras referencias a Tolkien, no álbum Nightfall in Middle-Earth, contando história das Silmarils e a banda Helloween com o álbum Master of the Rings. A finlandesa Nightwish (que possui a música Elvenpath, que faz alusão a Elbereth e a Lórien) são famosas bandas de metal.

Fora do rock, muitos artistas New Age foram influenciados pelo trabalho Tolkieniano. Enya escreveu uma música chamada Lothlórien, e compôs duas músicas para o filme A Sociedade do Anel: May It Be, cantada em Inglês e em Alto-élfico e Aníron, cantada em Élfico-cinzento. Além dela outros muitos artistas encontraram na obra de Tolkien a inspiração para sua música.


Sobre sua trilha sonora:
A música da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis foi composta, orquestrada e conduzida por Howard Shore. Shore escreveu quase 12 horas de música para O Senhor dos Anéis, 10 horas inseridas na versão em box The Complete Recordings CD/DVD. (O restante é composto de 2 horas de música alternada, composições não utilizadas, e estarão sendo liberados no final de 2008.) Shore compôs uma música emocionante, em forma de ópera, desenvolvendo na trilha sonora mais de 80 leitmotivs específicos, que caracterizam as culturas da Terra-Média as quais se referem. Shore iniciou seu trabalho com a música para a Sociedade do Anel, no final de 2000 e gravou a primeira peça de música (a seqüência MORIA) na Primavera de 2001. Música suplementar para a versão em DVD foi gravada em março de 2002. Um processo semelhante foi seguido para As Duas Torres e O Retorno do Rei, com a última sessão a ter lugar em Londres em 20 de março de 2004.

A música foi feita, principalmente, pela London Philharmonic Orchestra e a London Voices, com a New Zealand Symphony Orchestra contribuindo com algumas das primeiras músicas de MORIA.

A trilha sonora para a Sociedade do Anel e O Retorno do Rei ganharam o Academy Awards em 2002 e 2004. O último filme também ganhou um Oscar de Melhor Canção, bem como os Globos de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original - Motion Picture e Melhor Canção Original. A música de Shore para O Senhor dos Anéis se tornou o maior sucesso de sua carreira , e é uma das mais populares trilhas sonoras orquestrais para filme de todos os tempos.

Temas desenvolvidos:
Nota: Os nomes e descrições destes temas vêm das anotações de Doug Adams e do Complete Recordings LotR Annotated Score.

Um Anel
"The History of the Ring": Triste, melancólico e sinistro. Se a trilha sonora possui um tema central seria este. A primeira vez que a música é ouvida é quando o título "O Senhor dos Anéis" aparece.

"The Seduction of the Ring": Este tema, realizado por um coro de meninos murmurando, representa a tentação esmagadora do Um Anel. O tema aparece quando Boromir, Aragorn, e Faramir são tentados pelo Um Anel.

"The Evil of the Ring" (Mordor/Sauron): O terceiro tema para o Um Anel é realizado por trompetes alucinados que anunciam o horror trazido pelo poder da Sombra, é ouvido na primeira cena que aparece Mordor e a Torre Negra.

O Condado e os Hobbits
"Pensive Setting": Normalmente tocado por uma flauta doce, representa a paz e tranquilidade dos hobbits e de seu lar. Usado nos momentos em que os hobbits pensam no Condado e em momentos emotivos entre eles. Aparece logo no início no momento em que Frodo está lendo um livro debaixo da árvore e quando ele abraça Gandalf.

"Rural Setting": Uma melodia bem campestre que é apenas ouvida no Condado, logo depois do Pensive tocar. Representa a vida simples e feliz dos hobbits no campo.

"Hymn Setting": Uma versão mais trabalhada do Pensive Setting, tocada nos momentos de maior emoção entre os hobbits. Você ouve ela quando Sam e Frodo chegam no milharal e se abraçam no barco no rio Anduin.

"A Hobbits Understanding": Os hobbits deixam o Condado e vivem momentos de dor e descobertas, este tema é usado para sublinhar estes momentos difíceis mais corajosos que os hobbits passam. Você o ouve na lição ensinada por Gandalf para Frodo em Moria e no Anduin quando Frodo lembra desta cena.

"Hobbit Outline": Acompanhamento divertido, ouvido antes, durante e depois do primeiro Pensive no filme e na cena de Gandalf na toca de Bilbo.

"Hobbit Skip Beat": Outro acompanhamento, ouvido sob o som do Rural e Pensive enquanto Gandalf cruza o Condado até o Bolsão. Melhor ouvido na cena de Merry e Pippin treinando com Boromir.

"Hobbit Two Step": Como uma marcação de dança, este acompanhamento mostra o lado infantil do povo hobbit. Ouvido depois que Gandalf passa pela Vila dos Hobbits e de uma melodia mais lenta.

"Hobbit End Cap": Este encerramento, é melhor ouvido na cena em que as crianças hobbits ficam desapontadas esperando os fogos de artifício de Gandalf.

Mordor
"The Ringwraiths": Tema tocado por trompetes como se fosse uma variação do Evil theme, quase sempre acompanhado por coral. É o tema dos Espectros ouvido quando eles deixam Minas Morgul e em todos os seus ataques. Apenas na perseguição do Condado pode-se ouvir bem as trombetas antes do coral entrar.

"Descending Third Motif": Música que acompanha quase todas as cenas de Mordor e dos Espectros, ouvida logo depois do encontro dos hobbits com o primeiro Espectro no Condado. Quando os exércitos da Última Aliança marcham no Prólogo, você também pode ouvir uma versão em marcha do tema.

"Threat of Mordor": Quando Gandalf ouve algo do lado de fora da janela, em Bolsão, e descobre Sam espiando, você pode ouvir este tema tenso que como o nome diz representa a constante ameaça de Mordor.

"Mordor Skip Beat Ostinnato": Acompanhamento com variações, ouvida nas cenas de Gandalf andando em Minas Tirith e antes dos Espectros subirem o Amon Sul.

"Mordor Outline": Apenas ouvida de fundo no final da Batalha dos Magos (Gandalf X Saruman) como um constante ribombar de tambores. Será mais desenvolvida nos próximos filmes.

Isengard
"Isengard": Também utilizando-se de trompetes, ele age como o anúncio de uma nova era na Terra-Média trazida por Saruman, a era da máquina. Ouvido em todas as cenas de Isengard.

"Five Beat Pattern": Tema de percussão que segue essa medida de cinco, representando os orcs, raça guerreira e selvagem. Recebe sons metálicos quando se mistura ao tema de Isengard, simulando os sons das máquinas de Saruman.

Terceira Era da Terra-Média
"Power of Mordor": Tema variado que se utiliza de percussão e pode ser ouvido na hora que Frodo mostra o Um Anel no Conselho de Elrond, quando Saruman fecha as portas de Orthanc prendendo Gandalf e quando este traduz para Frodo a inscrição no Anel em Bolsão.

Elfos
"Arwen": Em tons doces e acompanhado por um coral de vozes femininas, caracterizando a cultura élfica, é apresentado junto com Arwen em sua chegada na floresta.

"Rivendell": Tema cheio de beleza, que representa o fim da civilização élfica. Ouvido assim que Frodo desperta e sai para passear com Sam em Valfenda. Dividido musicalmente em duas partes: os arpeggios, que podem ser ouvidos na cena da chegada de Legolas, Gimli e Boromir em Valfenda, no final da conversa entre Elrond e Gandalf e logo depois de Boromir pegar Narsil, representando a linhagem de Elros - a humana - e, a melodia acompanhada dos corais, representando a linhagem de Elrond - a élfica.

"Lórien": Música exótica e ameaçadora que representa os segredos e perigos da Floresta Dourada. É ouvida logo no início do filme já que é Galadriel que narra a história dos Anéis do Poder e da chegada da Sociedade em Lórien.

Anões
"Moria": Tema ouvido melhor durante a fuga da Sociedade de Moria, são como como cinco impulsos sonoros, ecos na imensidão do Reino dos Anões.

"Dwarrowdelf": Representando a tristeza e beleza do Reino dos Anões, é desenvolvida durante a chegada da Sociedade nos Salões Superiores.

"Dark Places of the World": Assim que Gimli salta a fenda você ouve este trecho, ligado aos perigos de Moria, são duas notas nos trompetes.

Sociedade do Anel
"Fellowship of the Ring": Fanfarra heróica pela primeira vez desenvolvida completamente no final do Conselho de Elrond.

"Heroics of Aragorn": Ouvido na primeira aparição de Aragorn em Bree e melhor desenvolvida na cena de luta dele com os Uruks no Amon Hen, representa a coragem e heroísmo dele. Por vezes confundido com o tema Fellowship of the Ring por sua similaridade intencional, aquele tema como parte deste representando a importância de Aragorn na Sociedade.

Homens e seu Mundo
"Realm of Gondor (in Decline)": Tema que se usa de sopros ouvido melancolicamente enquanto Boromir fala no Conselho. Mais desenvolvido no último filme.

"Minas Tirith": Enquanto Aragorn e Boromir conversam em Lórien é possível se admirar com a bela melodia deste tema, carregado de esperanças.

Criaturas da Terra-Média
"Watcher in the Water": Melodia estranha em três notas ouvida quando a Sociedade espera Gandalf abrir o Portão de Moria. Os sons graves fazem alusão ao perigo submerso no lago.

"Cave Troll": Ouvido no momento em que o troll ataca Frodo, ao fundo ouve-se um tambor descompassado representando o movimento desajeitado mas perigoso da criatura.

"Balrog": Tema agressivo tocado logo depois que Gandalf alerta sobre o perigo do Balrog que se aproxima deles e que devem fugir.

Gollum
"Pity of Gollum": Tema triste por vezes sinistro que caracteriza o sofrimento e angústia deste personagem, normalmente utiliza-se de oboé e sopros. Ouvido logo depois da cena em que Gollum encontra o Um Anel.

Comentário: Não pude deixar de lado essa magnífica descrição, fizeram um trabalho completo, dessa vez tenho que admitir, a Wikipédia acertou a mão, claro que ela acertou a mão inúmeras vezes, mas o fato é que o texto está traduzido, e também, se trata de informações sobre uma trilha sonora, e isso não se vê sempre. Fora isso, eu adoro o livro, as adaptações, e logo sua trilha, mas paro aqui, já nem tem mais o que escrever, e talvez nem poderia.

SiteOficial

5 Responses so far.

  1. Jayne LP says:

    Olá!
    primeiramente gostaria de parabenizar o blog. =]
    Cheguei aqui e dei de cara com esse post, tive que ler, haha.
    Fiquei muito interessada nesse lance da influencia do Senhor dos Anéis sobre a música, principalmente no rock. Um dia desse, descobri uma banda chamada Gandalf, e fiquei pensando se esta também teria alguma relação com a saga de Tolkien... até agora agora não obtive essa informação.
    Mas enfim, me surpreendeu saber que bandas consagradas como o Led Zeppelin, Rush etc, foram inspiradas pelo universo da Terra-Média, muito bacana.

    Valeu pelo post!
    Parabéns e continue assim!
    =D

  2. Obrigado Jayne.

    Dê uma olhada nisso, saiu uma lista no site Whiplash com o título "Top 25 de músicas inspiradas em Tolkien"
    http://whiplash.net/materias/curiosidades/085639.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2FiSMr+%28WHIPLASH.NET+-+Rock+e+Heavy+Metal%29

    E outra "Top 10 bandas com nomes de personagens de Tolkien"
    http://whiplash.net/materias/melhores/084971.html

  3. Anonymous says:

    Tanto a trilogia quanto a trilha sonora são ÓTIMAS. Parabéns por postar a trilha.
    Té mais ;-)

  4. Legolas says:

    os links estao todos fora do ar...por favor,poderiam reupar outra vez?!
    muito obrigado!espero ansioso por estes posts,pois eh o meu preferido...

  5. Thiagop says:

    Olá, primeiramente o blog está de parabéns. Resenhas, downloads e a diversidade de estilos musicais certamente me chamaram a atenção de forma positiva.
    Mas enfim... quero informar que os links deste post estão "quebrados".

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.