terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Avatar

I Self Devine - LA State of Mind [EP]

0 comentários
Gênero: Concious Hip Hop
País: Estados Unidos
Ano: 2012

Comentário: Na década passada, acompanhamos de camarote a distorção do que conhecíamos como ritmo e poesia: palavras de indignação e protesto rimadas em cima de beats que se repetiam. Começou na Jamaica, assumiu sua faceta mais consciente nos guetos americanos e, no final dos anos oitenta, o Rap explodiu e contagiou o mundo todo. Depois desse ocorrido, a dita distorção se deu por um motivo muito básico, que ocorre em quase todos os setores existentes, não só na música - muitos aproveitadores pegaram carona na ascensão do gênero para se promover.

E é sobre essa máxima que hoje assistimos "rappers" como Gucci Mane e Wacka Flocka Flame ganharem rios de verdinhas com seus odes ao consumismo e futilidades. Isso nos leva a uma conclusão: embora sejam realmente irritantes as afirmações de gente que acredita que tudo que é bom foi feito no passado, e que a produção musical de hoje não presta, há de se concordar que bate uma saudade dos tempos em que a plavra de ordem era conteúdo. Quando faziam-se letras para mudar a situação adversa de quem se é, e não para aumentar a gama de pertences supérfluos que se tem.

Nem tudo que é feito nesses moldes está no passado, entretanto. Alguns dos ícones do estilo continuam na ativa, como o Wu-Tang Clan, e outros bons e novos talentos surgem a cada ano. No caso do MC I Self Devine, natural de Minneapolis, Estados Unidos, não se pode dizer, exatamente, que seu talento é novo. Ao longo da última década, o MC lançou nada menos do que dez álbuns, sempre mantendo vivo o formato da crítica social e polícita como mote principal do movimento Hip Hop.

E, logo no primeiro mês de 2012, I Self nos brinda com um EP que dá início aos trabalhos do Projeto The Sounds of Low Class America, da Rhymesayers Entertainment. É o primeiro de quatro registros. E a estreia não poderia ser melhor. O disco é uma evocação do passado, mais precisamente em seus primeiros anos de que tem lembrança, crescendo e trocando informações com o ambiente à sua volta, qual seja, uma Los Angeles castigada pela opressão, mas que começava a ver a luz no fim do túnel com a ascensão dos direitos civis e dos movimentos negros de libertação do preconceito.

E esse é o grande trunfo do EP: o compartilhamento de uma história que nos permite conhecer como nasceu e evoluiu a personalidade crítica e inconformista em um dos MCs mais conscientizados do mundo. Além disso, a produção moderna contrasta com o ar de clássico das letras e do flow de I Self, e o faz de maneira oportuna. Pode-se dizer que I Self Devine é um rapper à moda antiga, precoupado com o presente, lutando por um futuro melhor, mas sem esquecer de todo o passado que o fez ser quem é. Pra quem gosta do bom e velho "Concious Hip Hop", e estava com saudade de um bom registro, a série de EPs promete, e, inegavelmente, já cumpre parte dessa promessa logo em seu primeiro ensaio.

[ MySpace / LastFM ]

Tracklist:
  1. "Intro" - 0:32
  2. "Dream Crusher" - 2:21
  3. "Zero to 5ive" - 3:35
  4. "Death In the Air" - 2:44
  5. "Diamond Movement" - 3:37
  6. "Thingz" - 2:35
  7. "Justice" - 3:21
  8. "Sweat Equity" - 3:35
  9. "Bastards of the Party" - 2:22
  10. "Had to Go, Never Leave" - 2:38
  11. "Mecca" - 3:50

I Self Devine - LA State Of Mind (Free Mixtape) by rhymesayers

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.