quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Avatar

Longa Florata - Rahelica: Música Sefaradita

2 comentários

Gênero: Folk/Sefaradita/Música Antiga
País: Brasil
Ano: 2001

Comentário: Longa Florata é um grupo brasileiro formado por conceituados historiadores e músicos brasileiros, que tem como objetivo reproduzir da forma mais fiel possível estilos musicais de grupos étnicos antigos, principalmente dos períodos medieval e renascentista. O grupo é formado por Lenora Pinto Mendes, Leonardo Loredo, Márcio Paes Selles e Sônia Leal Wegenast.

O Disco "Rahelica: Música Sefaradita", é uma obra rara e difícil de ser encontrada, mas de extrema qualidade, e tem como objetivo reproduzir as tradições musicais dos povos Sefaraditas. Os Sefaraditas ou Sefarditas foram judeus que habitaram a Península Ibérica até a perseguição desencadeada pela inquisição espanhola, que fez com que eles migrassem para outros lugares do mundo, principalmente para norte da África.

Mas o povo Sefaradita era um povo muito rico culturalmente e davam uma atenção especial para a música, que estava presente em vários seguimentos da sociedade, como em celebrações espirituais e religiosas, cerimonias, canções românticas e exaltações do amor, ou para festas e entretenimento.

Fica difícil saber como era a tradição musical desses povos antigos para nós, leigos, porque atualmente pouquíssimos preservam as tradições. Durante uma rápida pesquisa eu descobri que a maioria das canções do povo Sefaradita era entoada por mulheres e normalmente era sem acompanhamento instrumental, porque tradicionalmente as mulheres cantavam enquanto se ocupavam dos seus afazeres domésticos. Mas em ocasiões especiais as canções também eram cantadas por homens e recebiam um acompanhamento instrumental, e esse acompanhamento era feito por instrumentos de cordas, tais como alaúde, bandolim, kanun, cítara, violino, entre outros, também instrumentos de sopro e percussões.

Mas mesmo com essa dificuldade de se saber das tradições, é notável o empenho e o compromisso dos músicos do Longa Florata em reproduzir de forma fiel as canções, tanto usando instrumentos típicos, como usando a língua, quase extinta, landino que também é conhecida como espanhol sefardita e judeoespanhol, que é semelhante ao castelhano e era falada pelo povo Sefaradita.

Todo o trabalho foi feito como muito esmero e dedicação, e pra mim é uma obra prima. É um álbum extremamente atmosférico e envolvente, e a sua audição remete a um passado longínquo, que se converte ao que parece, em uma viagem temporal, para o ouvinte. Portanto é um álbum que vale muito a pena ouvir e apreciar, para quem já gosta de música antiga então, será um verdadeiro deleite.

LastFM

Tracklist:

1.Rahelica - (3:09)
2.Para Que Quiero Yo Más Bivir - (3:13)
3.Por La Tu Puerta Yo Pasí - (2:02)
4.Porque Llorax Blanca Niña - (6:17)
5.Yo M'enamori D'un Aire - (2:21)
6.Dos Amantes Tengo Mama - (4:37)
7.La Rosa Enforese - (4:22)
8.Ya Viene El Cativo - (1:23)
9.Yo Me Acodro D'aquella Noche - (1:58)
10.Noches, Noches, Buenas Noches - (1:06)
11.Don Amadi - (2:10)
12.Hija Mia Mi Querida - (2:15)
13.Una Pastora Yo Amí - (3:31)
14.Mi Suegra - (2:15)
15.Puncha, Puncha - (2:39)
16.Nani, Nani - (4:22)
17.Arbolicos D'almendra - (2:28)

Download:

Mediafire
4Shared


2 Responses so far.

  1. xaropealex says:

    Muito bom.
    Auto-conhecimento musical, uma verdadeira viagem onde o que vale mais é o caminha seguido junto a esse belo e musical resultado

  2. Aquila Teofilo says:

    Poxa, que post maravilhoso! Junção de duas de minhas maiores paixões: música e história. Mais interessante ainda é saber que é produto nacional. Parabéns, baixarei e comentarei.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.