quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Avatar

Calle 13 - Entre Los Que Quieran

2 comentários

Gênero
: Latino/Reggaeton/Hip Hop/Alternativo
País: Porto Rico
Ano: 2010

Comentário: Calle 13 é o nome pelo qual é conhecida a dupla porto-riquenha René Pérez Joglar e Eduardo José Cabra Martínez, conhecidos como Residente Visitante. A dupla começou em 2003 e em 2005 um acontecimento político motivou a dupla a compor o primeiro sucesso da carreira: Querido FBI, uma canção em alusão a morte por membros do FBI do líder do Ejército Popular Boricua, também conhecido como Los Macheteros, que é um exército popular com requintes de guerrilha que visa a independência de Porto Rico dos EUA. A ilha é uma colônia estadunidense, possui governo e parlamento próprio porém praticamente nenhuma autonomia, numa colonização que vem desde 1898, e grande parte da população jovem da ilha tem sérias críticas a essa condição. E o Calle 13 é desde muito tempo um dos hinos a essa juventude orgulhosa de suas raízes latinoamericanas e definitivamente contrárias a ocupação cultural e territorial estadunidense com letras cativantes sobre a realidade urbana da ilha, que infelizmente é uma realidade geralmente compartilhada em todas as grandes cidades da América.

Ficou grande, então cliquem aí no "continue lendo" :B


Nesse contexto a banda já lançou 3 álbuns, sendo o último deles este que vos posto, com além de pesadas críticas políticas e exaltação a resistência armada contra a colonização ianque, uma salada de influências culturais latinoamericanas desde os ritmos caribenhos da rumba, da salsa e do reggaeton até os ritmos sulamericanos do samba, da bossa, do tango e muitos outros. Todos incorporados num estilo híbrido de hip hop e reggaeton (porém não aquele reggaeton da famigerada DA ME MAS GASOLINA que deve ser uma das músicas irritantes da face da terra) que tem uma face bastante cativante, dançante ao mesmo tempo que serena e engajada. Embora o "hip-hop", nem sempre o que temos são raps, no geral Residente é um cantor bastante carismático e apesar de seu tom baixo quase 'spoken-word' normalmente a sonoridade passa longe do rap do Orishas, por exemplo. É dificil definir o estilo do Calle 13 por que como percebem os fãs da banda, é uma salada completa de música latinoamericana híbridas com a moderna música jovem e urbana.

Entre Los Que Quieran é o mais recente álbum dos caras e um disco bastante regular, por isso escolhi ele para postar, além de ter várias participações legais como o também porto-riquenho Omar Rodriguez-Lopez do The Mars Volta, a cantora colombiana Totó la Momposina, a peruana Susana Baca, o saxofonista nigeriano Seun Kuti, o flautista portoriquenho Néstor Torres e a cantora brasileira Maria Rita. É interessante a presença da Maria Rita, e logo na faixa mais nacionalista do disco, Latinoamerica, pois não é exatamente comum incluirem nosso país, o Brasil, em meio ao contexto anti-ianque latinoamericano (acredito eu principalmente por dois motivos, primeiro que não compartilhamos a lingua oficial da américa latina, o espanhol, e segundo que somos uns imperialistas safados filhos da mãe). Mas é muito legal nos incluir nesse contexto por que de fato, somos latinoamericanos e devemos ter orgulho disso.

Recomendo o disco a todos os fãs de música latina que curtiram meu último post do Orishas e pra quem curte essa fusão de música e engajamento político. A estes, recomendo fortemente ouvir o disco acompanhando as letras, vocês não vão se arrepender.

Site Oficial

Tracklist:

1- "Intro"
2- "Calma Pueblo" (featuring Omar Rodríguez-López)
3- "Baile De Los Pobres"
4- "La Vuelta Al Mundo"
5- "La Bala"
6- "Vamo' A Portarnos Mal"
7- "Latinoamérica" (featuring Totó la Momposina, Susana Baca & Maria Rita)
8- "Inter - En Annunakilandia"
9- "Digo Lo Que Pienso"
10- "Muerte En Hawaii"
11- "Todo Se Mueve" (featuring Seun Kuti and Nestor Torres)
12- "El Hormiguero"
13- "Prepárame La Cena"
14- "Outro"

Links:

Bayfiles//Mediafire//Rapidshare




2 Responses so far.

  1. Oh véio, depois que vc postou Orishas eu pensei em postar o Calle 13. Mas vc foi mais rápido no gatilho! Rsrs. Muito bacana!

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.