terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Avatar

Orishas - A Lo Cubano

1 comentários

Gênero
: Hip Hop/Latino/Alternativo
País: Cuba
Ano: 2000

Comentário: Em 1995 surge em Havana, Cuba, um grupo rap chamado Amenaza. Em 1999 a banda muda o nome pra Orishas e começa a compor e tocar frenéticamente seu hip hop alternativo carregado de influências culturais cubanas, como a rumba, e as letras focando na realidade urbana da ilha comunista e temas políticos, como todo bom Hip Hop. Apesar de Fidel Castro e o governo cubano não ter nenhuma simpatia por nenhuma influência estadunidense, e nesse meio entra naturalmente o Hip Hop, logo antes do Orishas lançar A Lo Cubano Fidel organizou uma festa e um encontro com os músicos, curiosamente - uma das primeiras demonstrações de apoio ao Hip Hop em Cuba. Infelizmente existem milhares de outros artistas do gênero na ilha que possuem seu trabalho confinado regionalmente na ilha, seja pela falta de apoio ao estilo, pelo pouquíssimo interesse de gravadoras ou pela dificuldade em gravar material, demos, etc. Mas já é um começo.

Em 2000 então a banda se muda para Paris e com o apoio de um selo francês conseguem lançar A Lo Cubano que estorou com a música "Represent" em muitos países, entre eles o Brasil (lembro que foi até tema de novela, lembram de Uga-Uga?). E o álbum é um excelente debut pra banda, com músicas extremamente grudentas ao mesmo tempo que lotadas de percussões latinas, vocais com aquele feeling cubano característico e no geral compostas com extremo cuidado, afinal não é tão simples combinar as percussões latinas com batidas de hip hop sem ficar uma bagunça rítmica. As músicas do disco estão longe de serem repetitivas e cansantivas, mas todas tem a mesma qualidade e vibe de "Represent", embora eu diria que a melhor parte do disco estão justamente nas músicas que não tiveram clipe/single, que são ainda mais latinas. Mais tarde outra música fez um certo sucesso, embora não tanto quanto a anterior, que foi "537 C.U.B.A.".

A Lo Cubano é algo que recomendo a todo fã de música latina, goste ou não de hip hop, pois a musicalidade latina predomina no disco. Os vocais são bem variados, visto que são três diferentes, mas Roldán González e seu vocal mais agudo e com bastante feeling é o grande diferencial do grupo acima do outros vocalistas que executam o tradicional rap de forma também bem competente. Recomendadíssimo, essa semana vou postar algumas coisas bem latinas, espero que curtam, já que não é muito normal eu postar essas coisas, mas eu adoro essa musicalidade, e só nós, latinos, temos essa vibe (e vocês ai vendo superbowl, vou te contar...).

Site Não-Oficial (mas tem bastante coisa)

Tracklist:

1- "Intro" – 1:57
2- "Represent" – 3:57 
3- "Atrevido" – 4:02
4- "A Lo Cubano" – 4:03
5- "Barrio" – 3:54
6- "S.O.L.A.R." – 0:44
7- "1.9.9.9" – 4:10
8- "Atencion" – 4:49
9- "Mistica" – 4:25
10- "Canto Para Elewa Y Chango" – 4:36
11- "Madre" – 4:06a
12- "Orishas Llego" – 4:14
13- "537 C.U.B.A." – 4:23
14- "Connexion" – 4:16
15- "Triunfo" – 3:48

Rapidshare//Mediafire

One Response so far.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.