sábado, 14 de abril de 2012
Avatar

Borknagar - Urd

0 comentários
Gênero: Black / Progressive / Viking / Folk Metal
País: Noruega
Ano: 2012

Comentário: Trago nesse post o novo trabalho dessa banda que, juntamente com Otyg, são as mais influentes, importantes e as pioneiras nesse estilo folk/viking metal, e dizer que esse álbum é algo sublime seria uma redundância no que se diz respeito a carreira desse super grupo, pois desde o seu início, em 1995, vem evoluindo a cada trampo, e deixando o som cada vez mais complexo, e mais acessível, agradando dos fãs mais antigos que entendem a evolução natural de uma banda, aos fãs que estão sendo iniciados no metal nos dias de hoje. URD, a tosco modo, na mitologia nórdica, é uma deusa representada por uma anciã, que só olha para trás, e guarda os segredos do passado, e isso tem a ver com a volta da banda a falar da natureza, dos elementos, da mitologia, o que foi deixado um pouco de lado no disco anterior chamado "Universal".
 
Falar dos integrantes dessa banda é uma covardia, o instrumental é algo perfeito, que dispensa qualquer tipo de comentário. Os vocais nesse album são divididos entre ICS Vortex, que tambem toca contra-baixo, e foi o responsável pelas linhas limpas do Dimmu Borgir, e o lendário Vintersorg, que fundou o Otyg tambem em 1995, e a homônima  Vintersorg em 1998, também clássica do Viking, que é o responsável pela parte vocal mais extrema. O maior destaque intrumental desse cd é o teclado, que é o total responsável pela atmosfera única que esse disco proporciona com maestria. Esse trabalho foi concebido com o dever de colar na sua mente, sendo muito leviano destacar uma única musica,  mas tenho alguns destaques que talvez resuma o cd. A faixa "Roots" começa com uma cadência mais light, mas logo se torna visível a velocidade, e é uma das musicas mais atmosféricas, com linhas vocais perfeitas e solos de guitarra emocionantes. "Frostbite" tem uma passagem instrumental lindíssima, cadenciada, com acelerações no momento certo, puro feeling do baterista David Kinkade (o mesmo batera do Soulfly), fazendo o ouvinte instintivamente prever a levada naturalmente, e o dueto vocal vocal é impressionante. "In a Deeper World" é mais progressiva, mais natural, mesmo assim emocionalmente linda. Mas não tem como citar a veia prog sem exaltar "The Winter Eclipes", que é a mais longa do cd, e é uma aula de música, em todos os aspectos, instrumentais, vocais, essa musica consegue resumir todo trabalho em uma única faixa, evidenciando a genialidade e a total maturidade dos músicos. Esse trampo ainda conta com 2 bônus, "Age of Creation", e a cover do Metallica " My Friend of Mysery" do Black Album.

O Som da banda soa o mesmo que na época do Origin e do Quintessence, com uma atmosfera antiga, vintage, que nos faz sentir o cheiro do orvalho, o frescor da floresta. A ponta Brazuca do disco fica por conta da arte feita pelo brasileiro Marcelo Vasco, muito forte e bonita. Um disco da volta as origens, de se ouvir de pé, e aplaudir, perfeito, me arrisco a dizer que é o melhor disco do gênero em anos, e com certeza, é um dos melhores, se não o melhor do ano no heavy metal até aqui. O grande diferencial fica por parte da coerência musical. A responsabilidade e respeito com os fãs da banda podem ser o um dos segredos dessa perfeição artística, além de todas essas cabeças legendárias pensando juntas, o que faz dessa banda a suprema dentre todas, sem exageros. Recomendadíssimo pra fãs de Metal em geral ou não, tenho certeza que pode emocionar até os mais eruditos. Obrigatório.

Myspace / Last FM

Tracklist:
1. Epochalypse - 06:08      
2. Roots - 05:55    
3. The Beauty of Dead Cities - 04:15      
4. The Earthling - 06:51      
5. The Plains of Memories - 04:27    
6. Mount Regency - 06:08      
7. Frostrite - 04:50      
8. The Winter Eclipse - 08:45      
9. In a Deeper World - 05:42
10. The Age Of Creation (Bonus Track) - 6:19
11. My Friend of Misery (Metallica cover - Bonus Track) - 6:19

Download:

Depositfiles / Freakshare / Rapidshare / Badongo / Fileflyer

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.