sexta-feira, 27 de abril de 2012
Avatar

RQTN - Monolithes En Mouvement

2 comentários
Gênero: Ambient, Neoclassical, Post-Rock, Electronic
País: França
Ano: 2009

Comentário: Resenha enviada por Julia Corrêa:

RQTN é um projeto neoclássico/progressivo/eletrônico criado pela mente brilhante do gênio francês Mathieu Artu. Ainda não sei como me auto-declaro pianista compositora mesmo depois de escutar o trabalho desse homem. Mesmo com músicas simples, até os silêncios que intercalam uma música e outra conseguem conquistar e capturar a sua atenção ao longo dos aproximados 36 minutos de álbum. Elas fazem parte do trabalho, da música. É consideravelmente um álbum pequeno, mas com certeza não pode ser desmerecido por isso.

Preciso começar falando sobre a 5ª música do álbum, Remuer les Pieds dans l'Eau, les Yeux Clairs. Afinal, foi a primeira música que eu conheci do projeto. De fato, o nome é muito grande e, à primeira vista, não parece ter relação alguma com a música em si. Todos os nomes das músicas desse álbum são do mesmo jeito, e não passam de 5 minutos. Quando um estrangeiro mexicano lhe mostra algo dizendo que se trata de um projeto neoclássico com mixagens eletrônicas, você geralmente não dá ouvidos... Não sou religiosa, mas agradeço a Deus porque estava usando fones: ele me mandou um link do YouTube e, em 2 minutos de vídeo, já estava entrando em prantos com a perfeição da música. Com essa música, o cara se apresentou um Deus gênio pra mim.

Estamos falando de um álbum que você precisa escutá-lo de olhos fechados, ouvindo com carinho, minuciosamente e atenciosamente cada nota, cada corda de violino ou de cello vibrando, estudando com cautela o cenário e a emoção que a música quer passar. E não precisa ser um gênio estudante de música clássica para entender de sentimento. Ainda não consigo acreditar que RQTN, mesmo com toda a sua genialidade e espetacularidade, ainda apresente 15.629 ouvintes na LastFM hoje em dia e 55 ouvintes dessa música. E ela, ainda assim, não é a mais executada de todas as músicas.

Por fim, se aprecias um bom pianista contemporâneo ou simplesmente boa música, por favor, tenha certeza de que não será desperdício de tempo de forma alguma fazer um básico download do trabalho sensacional e fantástico apresentado pelo grande gênio, Mathieu Artu. Ajudem um bom projeto, sigam no twitter.

P.s.: nem eu nem Áquila consideramos RQTN um projeto Progressivo (não mesmo), mas, em respeito a Mathieu Artu, apresento como neoclássico/progressivo/eletrônico.


Twitter//MySpace//LastFm//Site

Tracklist:

01. Debout, Décharges Passives 3:40
02. Comme Suspendu A Regarder Passer, Sans Jamais Toucher 3:44
03. Le Point Culminant, Le Réveil, Les Mains Brumeuses 5:12
04. Effleurer Du Doigt, Déplacer Les Masses 2:00
05. Remuer Les Pieds Dans L'Eau, Les Yeux Clairs 5:42
06. Aurore, Lettres Manuscrites 5:04
07. Départs Et Décalages 1:24
08. Marcher A L'Envers Et Détourner Le Regard. Sur Le Rebord 5:21
09. Photographies, Emulsion. Interprétations 3:30


Links:

RapidShare//MegaShares



2 Responses so far.

  1. Que banda progressiva legal. o:

  2. Eu simplesmente amei! *-*

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.