sexta-feira, 13 de abril de 2012
Avatar

Spiritual - Pulse

0 comentários

Gênero: Folk Metal/World Music
País: Alemanha
Ano: 2005

Comentário: Já disse em outro post como eu gosto de bandas de Folk Metal, principalmente daquelas que fojem do padrão celta, eslavo, escandinavo, com gaitas de foles, violinos, viola de roda, etc. E resolvem misturar elementos de outras culturas. Pois bem, esse é o caso desse projeto que posto aqui hoje pra vocês.

Spiritual (também Spi-Ritual ou SpiRitual) é um projeto Alemão, do multi-instrumentista Stefan Hertrich, que também é conhecido como membro da banda de Gothic/Doom Metal Darkseed, ter encabeçado outros projetos de música étnica (Betray My Secrets e Shiva in Exile) e também por compor musicas para jogos de vídeos game.

Infelizmente o projetou rendeu apenas um trabalho, “Pulse”, lançado em 2005. Nesse álbum temos uma obra maravilhosa, que mescla elementos - que me parece ser - de música tradicional do oriente médio e Indiana, com suas percussões, flautas e tudo mais, assim como na forma de cantar, trabalho esse, que fica a cargo da cantora russa Yana Veva, que possui uma voz doce, suave e etérea. Isso tudo aliado a leves batidas eletrônicas, que criam melodias envolventes e relaxantes, bastante atmosféricas, quase ritualísticas, bem no estilo New Age. Então, em contraste a essa tranquilidade sonora, entra Hertrich, com seu vocal, ora gutural, ora rasgado, mas sempre agressivo, riffs de guitarra em baixa afinação, e solos melodiosos e cheios de feeling, que geralmente aprecem no final das canções, com a bateria e o baixo dando o apoio necessário. Essa parte “Metal”, das canções, não possui um estilo bem definido, mas é notavél uma pegada bem puxada para o Industrial, com influências de Gothic e Death Metal, mas que são inundados pelos elementos étnicos, criando, assim, algo único.

As canções normalmente seguem uma estrutura que pode pegar o ouvinte meio desprevenido, já que começam com a parte dos elementos étnicos, suaves e relaxantes, e de repente vem a parte pesada, de rompante, com sua brutalidade instrumental e os vocais nervosos. Sendo que às vezes, saem da brutalidade retornando ao clima calmo, como uma onda, que vai e vem, e ora se misturam numa amálgama, perfeito e coeso.

É um trabalho que une impetuosidade e mansidão, mas de maneira harmoniosa e elegante. Vale a pena ser ouvido!

[LastFM]

Tracklist:

1.This Battle Is Yours - (5:40)
2.Symphony Of Life - (7:39)
3.Nahash - (5:50)
4.Pulse - (8:34)
5.Khundas - (4:59)
6.You Belive - (5:16)
7.Save and Heal - (4:38)
8.Nowhereness - (2:36)

Download:
(99,2mb, 320 kbps)
Mediafire || 4Shared || Sharebeast

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.